VIAGEM ÀS ORIGENS

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Acabei de regressar de uma viagem ao Rio Grande do Norte, onde fui visitar o sertão, no vale do Seridó, e, mais especificamente, a cidade de Caicó, onde morou e trabalhou o meu bisavô, Senador José Bernardo de Medeiros Júnior, e onde nasceu meu avô, o desembargador José Bernardo de Medeiros Filho.

Passei por forte emoção. Tirei foto na rua que leva o nome de meu bisavô, pessoa importante na história política do Rio Grande do Norte, onde batalhou na época da Proclamação da República, sendo respeitado chefe político e inclusive Vice-Governador da Província. Nasceu pobre e morreu mais pobre ainda apesar dos cargos que teve e da influência que exerceu na região, sendo elogiado pelo historiador Câmara Cascudo como exemplo de honradez e de dignidade.

Passei pelo rio São Bernardo e ao longe avistei a imponente serra de São Bernardo, com montanhas de cerca de oitocentos metros, de onde deve ter vindo a inspiração de meu nome Bernardo.

Claro que em Caicó a minha esposa Ana comprou as roupas de cama e mesa com os famosos bordados, e também comemos a menos famosa carne de sol, com manteiga líquida e queijo sertanejo, acompanhada da cachaça lá fabricada que figura no ranking como a quarta melhor do Brasil.

E amanhã, dia 13 de novembro, sexta feira, estou indo para a minha cidade natal, Uruguaiana, para assistir a minha neta PAOLA brilhar no baile do Rotary como rainha.

Não sei se essas matérias interessam, mas são parte de minha vida. E são nesses lugares que adquiro a energia e a razão para pelear por idéiais do funcionalismo do Banco do Brasil na Cassi e na Previ.

0 comentários: