DOENÇA DE ALZHEIMER

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Comemora-se em toda a parte o dia internacional da doença de alzheimer, essa enfermidade que aflige especialmente os idosos e cria um quadro doloroso para os familiares.

Aqui em Porto Alegre, conforme sábado noticiou a Zero Hora, houve uma sessão especial no salão do Hospital Mãe de Deus hoje, segunda feira, dia 27, com início às 14,00 e que somente agora teve seu encerramento, com debates e apresentações de médicos, terapeutas e psicólogos, com grande frequencia de interessados. Eu participei do painel na condição de advogado especializado nessas causas.

A reunião foi promovida pelo Hospital e pela Associação Brasileira de Alzheimer, Sub-Regional de Porto Alegre, que é magnificamente presidida pela Sra. Iara Primo Portugal, pensionista da PREVI e associada da AFABB-RS.

Há muitos anos que Dna. IARA, merece nome em maiúsculo mesmo, se dedica a ajudar os familiares dos doentes de Alzheimer, desde que seu esposo, aposentado do BB, contraiu a enfermidade. Eu acompanho a dna Iara desde os primórdios do movimento e sou testemunha de sua dedicação e zelo.

A doença de Alzheimer tem aumentado ultimamente em virtude da maior longevidade e também de maus costumes que afetam os idosos, como o sedentarismo, a acomodação, a depressão, má alimentação, a solidão, problemas cardio-vasculares resultantes do colesterol e da hipertensão, entre outros.

Conheço e tenho lidado com inúmeros casos envolvendo colegas aposentados e pensionistas do Banco do Brasil, ora para requerer isenção de imposto de renda, ora para fazer interdição judicial, nos casos mais extremos, ora para lidar com falcatruas que os doentes são vítimas, cada vez mais sofisticadas à medida que avança a internet.

Existem problemas jurídicos peculiares. A doença de alzheimer, por exemplo, não é reconhecida pela Receita Federal para fins de isenção do imposto de renda. E´necessário requerer como se o doente fosse portador de demência ou alienação mental, incapacitado para os atos da vida civil., o que muitas vezes as famílias não gostam. As procurações para os bancos precisam ser cuidadas, pois perdem a vigência e os mandatários continuam representando os enfermos  indevidamente e podem ser responsabilizados pelo excesso.

No encontro de hoje ficou evidente que o principal elemento que deve preponderar nos cuidados com o doente de alzheimer é o amor e o respeito à sua dignidade. Nesse sentido, foram dados tres depoimentos de casos concretos que emocionaram a todos os presentes.

Parabéns à sra. Iara Portugal e todas as suas colaboradoras pelo eficiente e benemérito trabalho que realizam ! Merecem nosso aplauso e nosso apoio !

0 comentários: