EMPRÉSTIMO SIMPLES: AUMENTO DO TETO E DO PRAZO

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Conforme esperado, em reunião de diretoria de ontem, a PREVI aumentou o teto do empréstimo simples de R$ 75.000,00 para  R$ 100.000,00, bem como o prazo de pagamento de 72 para 96 meses.

Essa era uma reivindicação feita por diversos associados que promoveram campanha junto à diretoria da PREVI, em especial perante a Diretoria de Seguridade.

Em princípio o diretor Sasseron manifestou uma certa contrariedade em virtude do grau de endividamento dos participantes aumentar bastante com as alterações. Mas foi derrotado pelos argumentos daqueles que, não contemplados com o superavit nem com o renda certa, estavam necessitados da ampliação do empréstimo.

No final da nota sobre a aprovação a PREVI chama a atenção para o uso consciente do empréstimo, enfatizando que, embora o aumento do prazo do empréstimo simples produza como efeito o pagamento do montante, a medida apresenta como consequencia a redução do valor da prestação  e a melhoria da capacidade de pagamento. Porém, antes de tomar o empréstimo simples, o participante, diz a PREVI, deve avaliar se o endividamento é realmente necessário.

Entre as alterações efetuadas consta o retorno do critério antigo de carência de seis prestações pagas a partir da contratação e a mudança quanto às taxas de quitação por morte, que agora será de 0,9% sobre o saldo devedor para participantes com até 69 anos e de 2% para quem tem 70 anos em diante. Eu estou nesta última categoria.

Leia mais detalhes no site da PREVI, que vai anunciar em breve a data em que as novas normas entrarão em vigor.

0 comentários: