PASO DE LOS LIBRES - ARGENTINA

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Hoje vou falar de coisas mais amenas. Afinal estou relaxando em um belo hotel âs margens do rio Uruguai. Mas amanha darei mais dados a respeito do superavit para aqueles que vao participar da reuniao do dia 20 em Sao Paulo.  Informes a respeito de numeros quentes, elaborados pela PREVI, que dizem quanto podemos utilizar do superavit sem sequer arranhar a resolucao maldita. Amanha.,,


Paso de los Libres fica do outro lado de Uruguaiana e para lá se vai atravessando o rio Uruguai pela ponte internacional, que tem cerca dde dois mil metros de comprimento.  A ponte está velha e já nao dá conta do tráfego que envolve enormes caminhoes e inclusive trem. A aduana é muito movimentada e âs vezes filas imensas se formam dos dois lados. Tem que ter paciencia.

Pouca gente sabe que foi próximo daqui, cerca de quarenta quilometros, que nasceu o grande general San Martin, o conquistador dos Andes, figura histórica que se iguala a Bolivar. Ele é venerado por vários paises e em quase todas as cidades existe uma estátua de San Martin voltada sempre em direcao dos Andes.

A casa onde San Martin nasceu, um casebre de pedras, está em Japeju, uma pequena localidade onde existiu uma das maiores estancias das missoes jesuiticas.  A estancia de Japeju era maior que qualquer um dos sete povos das Missoes, como Santo Angelo ou Sao Miguel, mais ao norte. A estancia de Japeju possuia um dos mais numerosos rebanhos de gado do continente, cuidado pelos indios guaranis, habeis cavaleiros, e pelos charruas, que imperavam nos pampas.

Meu pai, advogado tambem do Banco do Brasil e professor de história do Brasil, por muito tempo pesquisou e procurou o tesouro dos jesuitas, sem exito. Em japeju existe um tunel subterraneo imenso e uma pedra onde se supoe que estivesse gravado um mapa do tesouro. Acontece que alguns poontos geográficos mudaram com o tempo, como, por exemplo, ocorreu com o curso do rio Ibicui, o rio das arteias brancas.

A casa onde nasceu San Martin está guardada inteira dentro de um imenso galpao que é colocada â visitacao. Chama atencao o respeito dos argentinos com esse vulto histórico.  Defronte â localidade está a ilha de Japeju, que ja foi objeto de litigio entre Brasil e Argentina.

0 comentários: