TERMAS DE SALTO GRANDE

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

No Departamento de Salto, Uruguai, existem tres estacoes termais muito importantes e famosas. As termas de Arapey, a cerca de 50 quilometros de Barra do Quarai, fronteira do Brasil, contigua a Bella Union. As termas de Salto Grande, a 10 quilometros da cidade de Salto, junto â represa de Salto Grande e da ponte que internacional que liga Salto a Concordia na Argentina.  E as termas de Dayman, 14 quilometros depois de Salto, mais popular.

Estou no Hotel Horacio Quiroga, onde ficam as termas de Salto Grande.  Um belo hotel, cinco estrelas, rodeado por um magnifico parque florestal de cerca de duzentos e trinta hectares, costeando o rio Uruguai, ou melhor o lago formado pela represa.

O hotel tem tres piscinas, uma interna, e as externas estao junto ao rio Uruguai, âs margens do rio, com vistas para a represa e com um por do sol maravilhoso, detras de salsos choroes ou de paraisos ou cinamonos.




As aguas sao super quentes, nascem com 48º e vao para a piscina com 45º. As vezes, quando o sol está muito forte, fica até insuportável.  Mas o calor das aguas fazem um bem danado para quem sofre de reumatismo ou de dores da coluna. Além disso, uma das qualidades da agua é ser potável, sendo ótima para quem sofre de pedras no rim e de gastrites estomacais.  Em toda parte se ve gente tomando baldes de agua, alguns misturam com limao galego ou laranja, que aqui é a terra das laranjas, um dos principais locais de produçao de laranjas do mundo, em Salto e no lado argentino em Concordia.

Uma das coisas que me agradam neste hotel, ao contrário por exemplo das termas de Arapey, é que nas piscinas nao ficam tocando musica o tempo todo.  Aqui reina o silencio e aí o que se escuta é o canto dos pássaros e o doce murmurio das águas do rio, as vezes um dourado pula no rio, peixe mais lindo nao há..  O rio Uruguai significa em linguagem indígena o rio dos pássaros.  Entao é possível descansar os ouvidos do barulho da civilizacao e curtir o verde infinito das paisagens, os eucaliptos centenários, os pinheiros, os cedros que parecem arvores de natal, as velas empinadas para o ceu. E o crepusculo vermelho que dura quase uma hora, quando o sol se poe no horizonte.

Como está chegando esse hora preciosa, que convida para uma oracao, para uma meditacao, para lembrancas, e , principalmente, para agradecimentos ao Criador pelos momentos de felicidade que nos proporciona, vou parando por aqui, prometendo fotos para a próxima semana, para voces incluirem este local entre os mil lugares que devem visitar antes de morrer. Tem passeio de catamara. gratuito, visita â barragem de Salto Grande, um parque aquàtico com aguas termais espetacular, de graca também, visitas â cidade de Salto, que é linda, está â beira do rio.

Há muitos anos fui convidado para prefeito de Uruguaiana, na época em que era nomeado, por ser cidade fronteirica, entao considerada de seguranca nacional, isso em 1971 e depois em 1978.  Se tivesse aceito, minha esposa Ana nao deixou, teria feito uma obra baseado na cidade de Salto. Teria feito em Uruguaiana uma rodovia costaneira, na beira do rio Uruguai, ligando a ponte ao arroio Cacareu, e com isso desenvolveria a regiao ribeirinha e nao daria âs costas para o rio, como acontece até hoje. Estive visitando hoje a costaneira de Salto e me encantei. Mas sao coisas do passado.

1 comentários:

Lourival de Souza Cunha disse...

Feira de Santana (BA), 18 de setembro de 2010

Colega Medeiros,

Já estive em vários destinos interessantes do Uruguai, mas ainda não conheço a região das "termas", aonde pretendo ir, logo que for contemplaldo com o que me cabe da distribuição do superávit da Previ, se isto vier a correr.

Conheci seu blog há poucos dias e o acesso com frequência, pois me interessei pelos assuntos abordados em relação ao BB, do passado e do presente, e a seus funcionários, sendo eu aposentado há vários anos.

Atenciosamente

Lourival de Souza Cunha