UM DOMINGO NA ESTÂNCIA IPÊAÇU COMENDO CHURRASCO

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Regressei do Uruguai e no interior de Uruguaiana fui comer churrasco de cordeiro na estância Ipêaçu, de minha irmã Maria Teresa e do meu cunhado Ottoni Bastos.
Eles estavam inaugurando a casa que lá construiram, um sonho de muitos anos. A casa, toda avarandada, ficou linda e muito confortável, decorada com capricho e bom gosto.
A estância fica às margens do rio Touro Passo, um dos principais do município, com um mato espesso e nativo. Quando tem estiagem, em suas barrancas é possível encontrar alguns fósseis muito interessantes, que dão a entender que ali pode ter sido mar antigamente.



Oportuno  é recordar que quando eu era funcionário do Banco do Brasil em Uruguaiana recebia a incumbência de levar numerário para a Agência de Itaqui, distante cerca de cem quilômetros.  Naquela época não existiam pontes e tínhamos que passar de balsa pelos rios Touro Passo e Ibicuí, e, conforme o estado da rodovia de terra, barro e areia, levávamos de tres a cinco horas de viagem. Íamos de ônibus, sempre em dois.  Motoristas do ônibus e passageiros sabiam que levávamos dinheiro nas malas acintadas, mas nunca houve nenhum assalto.Caso houvesse a recomendação do gerente era não revidar, pois nos davam dois revólveres 38 para portar. Outros tempos. Agora seria uma temeridade. Estou chegando em Porto Alegre e escuto pelo rádio a notícia de que o shopping Moinhos de Vento, ao lado de onde moro, foi assaltado às 15,00 horas por dois homens armados que levaram trinta mil reais das Casas Americanas, e fugiram…
O churrasco, assado pelo Mauricio, filho caçula do casal, estava delicioso.  O forte da propriedade é a plantação de arroz, que é feita mediante irrigação por gravidade de uma enorme barragem. Mas também existe criação de gado e de ovelhas.  No mato ainda existem capivaras em grande quantidade, e nos campos as perdizes e lebres desfrutavam da bela tarde de sol.
O Banco do Brasil fez em Uruguaiana um grande trabalho na área rural, financiando barragens e lavouras, quebrando o ciclo das secas periódicas que antes assolavam a região, e transformando a economia do município de pastoril em agrícola. Também procurou estimular o setor industrial, com o financiamento de um grande frigorífico e de uma lavanderia de lãs, que, infelizmente, não lograram sucesso.
Uruguaiana sempre se destacou por possuir os melhores rebanhos bovinos da raça europeia, Hereford, Angus e Devon, bem como ovinos,  e hoje é uma das principais lideranças em equinos da raça crioula. E foi em Uruguaiana que foi fundada a primeira destilaria de petróleo do Brasil, que deu posteriormente origem à Ipiranga, de Rio Grande.
Um dia como esse que passei na estância Ipêaçu me remete às minhas raízes e me faz um bem danado para a alma, revigora minha têmpera e me faz lutar pelos ideais que me animam.  Volto de espírito renovado.

0 comentários: