VIAGEM A URUGUAIANA

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ontem, dia 13 de setembro, viajei para Uruguaiana, minha terra natal, que dista 640 quilômetros de Porto Alegre, pela BR 101.  No caminho fiz um atalho e passei em Livramento para umas compras no free-shop, eletrônicos, perfumes e bebidas valem a pena. Cheguei tarde em Uruguaiana e não deu para postar nada no blog.

Hoje, dia 14, estou aqui comemorando os 40 anos do Marcelo, meu benjamim, o filho menor dos quatro, o único que reside fora de Porto Alegre. Ele é agrônomo e ficou na campanha no exercício de sua profissão.



Uruguaiana está em fase de progresso. Recentemente a revista VEJA publicou reportagem incluindo ela entre as cidades que mais se desenvolveram ultimamente e tiveram crescimento do PIB.

Foi em virtude de sua localização chave para o transporte rodoviário com a Argentina, o Chile e o Uruguai, que cerca de duzentas empresas do ramo se instalaram na cidade, que virou um grande entreposto aduaneiro.

Filas de caminhões se alinham de cada lado da Ponte Internacional que liga Uruguaiana a Paso de Los Libres, ponte que eu assisti a construção e a inauguração em 1946. Tinha oito anos,.  Vieram o Dutra e o Peron.  A Evita veio também e foi a mais ovacionada. Tratada quase como uma deusa ou uma santa.

Fato pitoresco foi que durante a construção da ponte os argentinos se encarregaram do seu lado e os brasileiros do nosso.  Aí veio uma comissão internacional fiscalizar as obras e se deu conta que nunca haveria o encontro no meio, pois os engenheiros brasileiros haviam errado os cálculos. Um vexame.. Tiveram que desmanchar a parte já construida do lado brasileiro e começar tudo de novo.

Outro fato foi que durante os festejos do lançamento da pedra fundamental o consul brasileiro, Ulrich, um dos batalhadores pela obra, ao iniciar o seu discurso, emocionado falou: Este é o dia mais feliz da minha vida. Ecaiu fulminado por um ataque cardíaco e morreu.

Foi em Uruguaiana que ingressei no Banco do Brasil em 11 de abril de 1957. E é para a agência do banco que estou indo neste momento visitar.

0 comentários: