AGORA O SUPERAVIT SAI ?

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Essa é a pergunta ansiosa que inúmeros colegas aposentados e pensionistas fazem com vistas à reunião marcada para segunda feira, dia 18, em Brasilia.  Alguns acretitam, outros não. Afinal o BB vai fazer uma proposta concreta sobre a distribuição do superavit ou vai continuar nos enrolando e contabilizando em seu balanço as apropriações indevidas ?  Ânimos encontram-se alterados e as correntes de opiniões se dividem, especialmente no que diz respeito à possibilidade de deixar o BB levar a sua parte no superavit e quanto à aceitação da legitimidade da resolução 26.
Uma das questões que está gerando intenso debate na internet é o posicionamento da AFA-PR ao ingressar com uma ação judicial agora pedindo bloqueio de recursos superavitários da Previ e distribuição isonômica imediata apenas dos valores incontroversos. Pedem, insistentemente, meu parecer a respeito da oportunidade e consistência jurídica da ação, preocupados com as consequencias que poderão advir do ajuizamento da medida.
Analisei o assunto e por dever ético chequei hoje à conclusão de que não devo emitir opinião a respeito da juridicidade da mesma,´pois, antes de ser um blogueiro, sou o consultor jurídico da AFABB RS, recém nomeado para um novo mandato de dois anos.
O que posso afirmar é que a AFA – PR, em meu entendimento, é uma associação séria e com um passado de atuação positivo na defesa dos interesses dos aposentados. Seu atual presidente, Nereu Lagos, é um homem digno e bem intencionado. Fui testemunha , quando no conselho fiscal da PREVI, de sua operosidade e constante vigilância.
Acho que, como bem esclareceram na correspondência da associação, cansaram de aguardar uma providência concreta por parte do BB ou da PREVI. Cansaram de reuniões e estudos infindáveis. Cansaram das explicações dos diretores da PREVI ou dos conselheiros eleitos. Ora é a crise, ora é o judiciário, ora é não sei o quê. Também haja paciência !  São tres anos ou mais de delongas e postergações, enquanto os colegas, cerca de dois mil, vão falecendo sem ver a cor do superavit.
A ação da AFA-PR é, antes de tudo, ao meu ver, uma forma de protesto contra essa leniência. Eu mesmo ia entrar com uma ação nesse sentido, exigindo da PREVI sua obrigação de distribuir o nosso superavit, e responsabilizando os diretores pela omissão. Dessa forma, com esse espírito, a ação da AFA – PR deve ser recebida como mais uma contribuição à causa em que estamos todos empenhados e não como uma atrapalhação.
Poe outro lado, também acho que se a AFA – PR não está conforme com a composição da mesa de negociação e quer participar, deveria ser convidada para fazer parte pois tem as credencias necessárias para tal.  Em suma, o que quiz dizer aqui é que a AFA – PR, pelo seu passado e presente, merece o nosso respeito e tem a minha sincera solidariedade.
Voltando para a reunião de segunda feira, dia 18, às 15,00 horas, em Brasília., que acaba de serconfirmada, estou esperançoso pois as informações que vazaram para mim da PREVI, ainda mantenho lá dentro bons e fiéis amigos, são boas e foram melhorando no decorrer em que os números levantados são favoráveis e a bolsa de valores está bombando em 72.000 pontos, com perspectiva de ir a 85.000, e as ações do BB se valorizaram 30% em um mes só com a previsão do abocanhamento da sua parte no superavit.
Mas todo o cuidado é pouco por parte de nossos negociadores. O BB vai pegar pesado e conta com uma excelente equipe jurídica e negocial.  Nada de se assustar com intimidações, que fazem parte do jogo. Tenham a certeza de que não há mais clima para intervenção de qualquer espécie.  Jamais se animariam. Existe artilharia pesada também do nosso lado, que ainda não mostramos. Está na reserva. Quem tem que ter receio é o BB e a Previ.  Resistam e não abram mão de nossos direitos. Volto a lembrar, assessorem-se de advogados. Indispensável nesta hora. E não permitam adiamentos nem outras manobras. A reação do lado de cá será incontrolável, desde a retirada dos depósitos em contas correntes até manifestações mais ousadas na imprensa ou fora dela. Ninguém aguenta mais !  E  propostas aviltantes ou ridículas devem ser rechaçadas com veemencia.
Por fim, vou entregar a causa ao santo Pio e esperar por um milagre.DSC00189

Que o Espírito Santo ilumine e inspire a todos os participantes da reunião do dia 18.
Aguardaremos ansiosos as boas notícias !
DELENDA CARTAGO !   SUPERAVIT JÁ !

1 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Medeiros.
Quero agradecer pelas palavras elogiosas que você escreveu sobre meu nome e pela divulgação do assunto em seu blog.
Principalmente partindo de você, homem de notório saber e de grande credibilidade entre nossa comunidade, é ainda mais valiosa a apreciação que você fez, a nosso respeito.
Esperamos que todos obtenhamos o sucesso almejado e que as nossas lideranças tenham o bom senso de praticar a justiça com relação à distribuição do superávit.
Parabéns pela sua página e continue sempre na linha de frente na defesa dos aposentados e pensionistas.
Muito obrigado.
Nereu João Lagos.