OS NÚMEROS SÃO A NOSSO FAVOR

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Nunca antes em nossa história tivemos números tão favoráveis para uma negociação. Vamos partir para a reunião do dia 18, segunda feira, cada vez mais próxima, com bastante munição a nosso favor.  Por sua vez, parece-me, o BB está acuado. Quer 50% do superavit e precisa fazer uma boa proposta. Se não fizer não leva ou o impasse continua.

A diretoria da PREVI deve estar constrangida por ter concedido este ano um reajuste tão pífio e impiedoso para nossas aposentadorias e pensões. Concedeu o mínimo, o disposto no regulamento, calculado pelo INPC. Esse índice foi escolhido, em lugar do IGPDI, quando a situação da PREVI era inversa, isto é, quando a expectativa era de deficit em vez de superavit.

Verifiquem como andam hoje os dois índices. O IGPDI em 12 meses está em cerca de 10%, o dobro do nosso reajuste.  Está mais do que na hora de retornar o índice original, o IGPDI.

Por outro lado, os bancários acabam de receber 7,5% de reajuste, fora o PLR, bem mais do que nós.

Ainda acresce argumentar que a bolsa de valores hoje atingiu a marca recorde de 72.000 pontos e existe previsão de que pode subir até 85.000. Isso se reflete positivamente no superavit da PREVI, pois a renda variável representa 70% de nossos investimentos.  A continuar dessa forma o final do exercício vai apresentar um superavit excepcional.

O Banco do Brasil, por sua vez, festejou a conquista do primeiro lugar no ranking dos 250 estabelecimentos bancários da América Latina e não quer perder a posição.

A VALIA está concedendo 25% por conta do superavit, mais outras vantagens, e o Sergio Rosa é o presidente do Conselho Deliberativo e o Sasseron também é membro do conselho.

Tudo isso é muito bom para nós pois a proposta da PREVI/BB tem que ser compatível com esses números.  Não pode ser aviltante. Tem que ser alta. Sob pena de não levar os 50% do superavit e ficar com o balanço vulnerável perante a SEC.

Portanto, vamos acreditar e desejar que nossos negociadores aproveitem esses números para obter um excelente acordo. Há bons augúrios no ar.

SURPREENDAM-ME.

0 comentários: