SERÁ QUE A VACA ( O SUPERAVIT ) FOI PARA O BREJO ?

terça-feira, 12 de outubro de 2010

 

Pode parecer que sim, depois da decepcionante reunião com a PREVIC, na sexta feira passada. Mas acho que ainda há esperanças, pois como diz a canção gaucha “não podemo se entregá pros homens”, de jeito nenhum. E´ preciso resistir e insistir numa fórmula simples, rápida e objetiva, que não represente quebra de nossos direitos nem de nossas convicções. Em suma, que não signifique uma rendição humilhante. E´ possível.  Sim, é possível, apesar da PREVIC, que nada mais é do que um instrumento do Governo.DSC00303

Isa Musa me escreveu um email, pois não conseguiu, por problemas técnicos de seu computador, fazer um comentário no meu blog. Afirma categoricamente que não sairá os 8%, fórmula velha e ultrapassada. Ninguém , representante do funcionalismo e dos aposentados, assina um acordo com 8%. Seria humilhação demais, diz ela.

Bom, se isso é verdade, então sou obrigado a modificar meu palpite para 10% ou 11%. E digo porquê.  O BB oferece 8%, nossos negociadores 15%. Vai dar 11%.  Aliás a VALIA, quaando eu era conselheiro fiscal da VALE iniciou com 11% e hoje está pedindo 25%.

Mas só isso não é suficiente. E´ preciso que venha com retroatividade desde 2008, como medida de justiça, com um piso mínimo de R$ 700,00 e com um abono anual de mais um benefício. E tudo isso é possível negociar sem que a PREVIC possa indeferir, pois tem caráter transitório e existem recursos suficientes e incontroversos.

Além disso, torna-se necessário que a FAABB mantenha a ação judicial contra a resolução 26.  O acordo não pode representar reconhecimento da resolução. Isso tem que estar ressalvado. Da mesma forma todos os demais ítens reivindicáveis, caso não seja possível nem permitido negociá-los agora, conforme dito pela Isa, ao relatar a reunião com a PREVIC,  como o aumento do percentual das pensionistas, os direitos dos pedevistas, a questão da parcela previ, da renda certa, da cesta alimentação, etc., tudo deve ser pautado para ser analisado por uma comissão de alto nível com prazo de tres a seis meses para apresentar sugestões factíveis.

O importante é que os nossos representantes devem estar acompanhados de advogados para o assessoramento necessário, na reunião do dia 18 deste mes, já que o BB quer levar a sua parte e a PREVIC insiste que tal apropriação é legal. Todo o cuidado é pouco.

Respondi tudo isso para a ISA MUSA, que possui na FAABB e UNAMIBB excelentes advogados.DSC00332

Assim, mesmo que o BB diga que não vai permitir a distribuição do superavit em bases justas,  mesmo que afirme que não iremos usufruir de nossos direitos NEM QUE A VACA TUSSA, ainda continuo nutrindo esperanças e torcendo por aqueles que nos representam , na expectativa de que irão nos proporcionar grandes alegrias neste fim de ano.

0 comentários: