RECIFE - CONGRESSO DA ABRAPP

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Acabo de chegar a Recife, depois de uma estafante viagem, que iniciou em Porto Alegre às 8,30 horas. Minha postagem de hoje será curta. Isa Musa respondeu as perguntas e dúvidas no blog Previplano1, acessem e tirem suas próprias conclusões.

De minha parte ficaram várias interrogações não satisfeitas e perduram algumas dúvidas. A principal dúvida, por exemplo, não foi respondida, tendo sido remetida ao Sasseron, sobre qual parcela innncide os 20% propostos pelo BB, se total, INSS mais PREVI, como tem que ser, ou se só sobre a parcela PREVI.

E´ inconcebível sequer se cogitar que pode ser só sobre o benefício PREVI, seria uma tremenda injustiça e um novo aleijão. Vamos aguardar o que diz Sasseron.. Jamais poderá admitir tal barbaridade !

Vou descansar um pouco e amanhã vou enfrentar o Congresso. Pode ser que lá me encontre com os diretores da Previ. Falarão comigo ?  E´ o que veremos.

Aguardem o desenrolar dos acontecimentos, estamos começando a vencer, mas não podemos entregar a rapadura, como, por exemplo, admitindo a possibilidade dos 20% serem calculados de forma aleijada.

Continuo firme no meu foco. Não  adianta tentar me desviar nem me distrair com fofocas nem intrigas, nem boicote funciona comigo.  Sempre tenho um plano 2.

DELENDA CARTHAGO - SUPERAVIT JÁ

11 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pelo blog.



Eh isso ai inss+previ. Senão f...

Anônimo disse...

Bom trabalho Doutor Medeiros,tomara que ai possa fazer um levantamento junto aos técnicos do patrocinador se nossos 20% serão em cima de todas as verbas da Fopag (PREVI+INSS).

E QUE DIA COMEÇA A SER PAGO? SE ANTES OU DEPOIS DO CARNAVAL?. PORQUE PARA O NATAL JÁ PERDEMOS AS ESPERANÇAS!!!.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
A proposta 360/360 é, no meu entendimento, num plano de benefícios que carrega no seu bojo inúmeras aberrações e injustiças, uma das mais coerentes dentre as que foram colocadas em discussão. O patrocinador, em princípio, não concordou com ela. Pelo que li nos comentários postados pela Federação esta semana mais curta, que vai de 16 a 19.11 seria, além do Congresso da Abrapp, utilizada para conversas de bastidores objetivando a busca de entendimento em alguns pontos nos quais ainda há discordâncias. Pelo que li também essas tratativas seriam conduzidas pelos eleitos. Em função disso e das conversas que certamente terá no evento da Abrapp, agradeceria se Você emitisse o seu ponto de vista sobre a possibilidade de a proposta 360/360 ainda vir a ser aceita pelo patrocinador. Ficaremos no aguardo de sua breve, importante e esclarecedora manifestação.

Anônimo disse...

Olá Nobre Medeiros.


Gostaria de solicitar a sua gentileza de quando falar com algum eleito da PREVI que solicite a eles esclarecimentos sobre a proposta das pensionistas de elevação de 60% para 80% quando do recebimento da pensão, em que pese os 20% já oferecidos pelo BANCO.

Pela CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 o correto seria 100% da aposentadoria.

Mas infelizmente não é assim que o mundo gira e sabemos que autoridades e governantes interpretam as leis a bel prazer e no extremo corporativismo.

Peça para eles, BB e NEGOCIADORES, tenham mais sensibilidade para essa proposta que tem a finalidade de corrigir essa cruz aleijada que nossas pensionistas carregam nas costas por décadas.

Isso é uma questão de humanidade e justiça.

Muito Grato.

Anônimo disse...

Fonte: http://www.previ.com.br/
Em 17/11/2010

Superávit do Plano 1: negociações em curso

As negociações para utilização do superávit do Plano 1 estão sendo realizadas entre o Banco do Brasil, as entidades representativas do funcionalismo da ativa e aposentados e a Diretoria da PREVI, esta representada por seus diretores eleitos, José Ricardo Sasseron, Paulo Assunção e Vitor Paulo Camargo Gonçalves.

A mais recente reunião aconteceu em 11 de novembro, em Brasília. Embora tenha havido evolução na negociação, ainda não há acordo entre as partes. Os principais pontos em discussão são:

Pagamento de valor correspondente a 20% dos benefícios por um período de até seis anos, sem caráter permanente e sem a garantia de patamar mínimo – o percentual seria pago mensalmente a aposentados e pensionistas e, para os associados da ativa, os valores seriam mensalmente contabilizados em conta apartada e pagos quando estes se aposentarem.
Continuidade da suspensão de contribuições por três anos.
Incorporação dos benefícios especiais de remuneração e proporcionalidade decorrentes do acordo de 2007 como benefícios permanentes do plano.
Fim do voto de minerva no Conselho Deliberativo.
Instituição de benefício de 360/360 do salário real de benefício para todos os associados, independentemente do tempo de contribuição à PREVI na ativa.
Utilização pelo BB de metade da reserva especial do Plano 1.
As discussões haviam sido suspensas em 2008, em função da crise econômica mundial e da edição da Resolução CGPC 26 que definiu novas regras para apuração e destinação de superávits dos fundos de pensão.

No final de setembro deste ano, os debates foram retomados e espera-se que brevemente seja possível chegar a uma solução consensual entre as partes, com benefícios imediatos para os participantes, e sem afetar a segurança e a perenidade do Plano 1.

A PREVI permanecerá acompanhando a evolução das negociações entre o Banco do Brasil e as entidades representativas e manterá os participantes informados sobre as decisões que venham a ser tomadas.

Anônimo disse...

Caro Medeiros

Sou um seguidor novato de seu site.
Entretanto, me causou espécie a sua
defesa de o aumento de 20% incidir também sobre o INSS. O INSS também
teve superávit? Dizem os jornais que somente este ano o deficit do INSS beira os 46 bilhões de reais.
Seria muito bom que isso se desse,
mas quando a Previ concede aumentos
eles nunca se reportam ao INSS, que
inclusive, majoram seus benefícios
am meses diferentes dos da Previ e
por percentuais também desiguais.
Gostaria de uma explicação desta sua tese. Obrigado desde logo
Raul Avellar

Roberto Varella disse...

DENUNCIA DO MORGAN STANLEY
Dr. Medeiros,
Tenho feito exaustivas pesquisas sobre o observação atribuida ao banco Morgan Stanley a contabilização efetuada pelo BB com o superavit da PREVI e não encontrei nada. Fiz um pente fino no site Infomoney, desde a capitalização, foram mais de 100 noticias e nada da tal observação, alias há até uma recomendação favorável da agencia de rating Fitch. Não duvido da existencia da reclamação, só não consigo localizar. O Sr. sabe se tal fato procede?

Anônimo disse...

Amigo Medeiros,

desejamos-lhe sucesso em sua participação aí neste Congresso.
Com certeza o colega voltará mais enriquecido em seus conhecimentos.

Amigo, a alguns dias enviei e-mail a alguns senadores, comentando o nosso caso e denunciando o abuso da Resolução 26. Não obtive a mínima resposta. Ninguem deu retorno. Por isso e por outras razões acredito que não devereremos ter auxílio de órgões externos, a não ser a Justiça.

Luis Eustáquio de Castro - Araxá-MG

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
O que todos nós, principalmente os aposentados e as pensionistas, vimos solicitando já há quase três anos era que o patrocinador reabrisse as negociações sobre a distribuição da reserva especial. Os pleitos se tornavam ainda mais insistentes e calorosos logo após o mês de junho, quando da divulgação dos ridículos percentuais que corrigiram os nossos benefícios nesses últimos anos. De triste lembrança as correções havidas em 2010, 2009 e 2008 e a pujança dos superávits da nossa Caixa em 2009 (44,2 bilhões) e 2008 (26,3 bilhões). Pelo que se pode inferir em função do desempenho da Bovespa é que teremos também em 2010 números bastante interessantes. Este breve retrospecto foi apenas para refrescar a memória daqueles que, como eu, pediram por longo tempo a reabertura imediata de negociações com o patrocinador. Sempre tive presente que qualquer valor só seria liberado para os aposentados, as pensionistas e os colegas da ativa se fossem observadas as instruções dessa malfadada resolução 26 do CGPC. Estou plenamente consciente de que o patrocinador jamais irá abrir mão dessa prerrogativa, seja ela legal ou não, sem que haja uma decisão judicial definitiva a respeito. Não tenho formação superior em direito mas, pelo que se depreende da leitura de diversos comentários em posts e matérias isoladas, essa resolução é uma aberração. Concordo plenamente que se remeta a matéria para decisão definitiva da justiça. Mas, antes de qualquer iniciativa da espécie, quero sim receber o meu quinhão desse superávit, se possível ainda em 2010. Como os recursos, ao que parece, serão utilizados durante seis anos, imagino que poderá haver tempo para que a justiça se manifeste antes da próxima distribuição da reserva especial. Um pequeno e sutil detalhe: por mais otimistas que possamos ser S.D.S. se ainda estaremos vivos daqui a seis anos.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros,
Todos sabem que esses Congressos da ABRAPP são patronais e pouco se importam com participantes e assistidos. Pelo menos, aproveite o café da manhã, almoço, jantares com essa turma ai do BB e da Previ para fazer que eles vejam que os 360/360 como benefício especial para todo mundo é a proposta mais justa. A outra proposta, de 20% sobre benefícios ou pensões, é excelente, mas é preciso que tenha um piso de R$ 500,00 pois são mais de 20.000 colegas que recebem menos do que 2.500,00 e então, 20% de uma merreca é merreca ínfima.. Sendo que dentre as pensionistas, são 5.700 que recebem abaixo desse valor de R$ 2.500,00 de pensão. Valha-se de sua projeção e prestigio, converse com o Secretário da PREVIC que certamente ai estará, converse com o Diretor Nery e a turma da Previ e do BB.

Anônimo disse...

Colega Jorge Teixeira, e justamente baseado na certeza de que muitos morrerao dentro dos seis anos, que o banco parcelou o superavit(nossos 50%).Alem de nos roubar a metade,ainda ficara com muito de nossa parte tambem.
Estamos lidando com ladroes da pior especie.E ainda tem colega acreditando receber algum em 2010.
No ultimo acerto(?) de superavit, so recebemos em Janeiro, aquela VERGONHA!!!!!!!