LIMA E O ORÁCULO DE PACHACÁMAC

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Neste último post sobre minha viagem ao Peru vou comentar sobre a experiencia mística que tive, a qual, naturalmente, se iniciou em Machu Picchu, mas terminou no sítio arquelógico de Pachacámac, nas proximidades de Lima.

A capital do Peru nesta época está sempre envolta em uma névoa.  O sol raramente aparece. Dizem que está superando Londres.  O sol só fica descoberto no verão. por causa de um encontro de correntes fria e quente. Isso ocorre de abril a dezembro.  Não chove. Só cai uma neblina. Não poderia viver numa cidade assim. Certamente seria um deprimido. O oceano Pacífico fica cor de chumbo.

O trânsito é caótico e ensandecido.  Um horror.  Ninguem respeita ninguém.  Achei pior do que no México.

Mas Lima tem vários atrativos.  Museus ótimos.  Restaurantes excelentes,(Rosa Nautica,, localizado num trapiche é um dos mais famosos, foto acima) especialmente os que servem frutos do mar e o decantado ceviche (cru, marinado no limão).

A Plaza de Armas, no centro, está rodeada de prédios coloniais com sacadas mouriscas. Ali se encontra a Catedral, onde, em um altar lateral grandioso, está enterrado o conquistador espanhol Francisco Pizarro, que dizimou os incas, com um exército muito inferior em número, e rapinou os tesouros dos templos, revestidos de ouro, como o do templo do sol em Cusco. Pizarro foi morto com 17 facadas e degolado ali mesmo na Plaza de Armas. Seu cadáver esteve desaparecido e depois foi encontrado numa cripta e levado para a Catedral.

Próxima está a igreja de São Francisco, magnífica construção, onde em seu interior estão as famosas catacumbas, com cerca de 75 mil esqueletos, expostos a nossos olhos, com seus crâneos, tíbias e outros ossos.  Ali a gente se dá conta de que daqui nada se leva e o que de fato somos nós, um monte de ossos.  Todo mundo sai impressionado.  Dizem que a maioria era de sacerdotes católicos.

Fui ao museu arqueológico Larco Herrera, que possui uma impressionante coleção de cerâmicas, algumas delas eróticas e libidinosas. Ali se vê, também, que desde antes de Cristo, desde a cultura pre-colombiana já se fazia tudo o que se faz hoje. Não tem novidade nenhuma. A servengonhice é pré histórica mesmo.

Finalmente fui ao sítio arqueológico de Pachacámac.  Uma região desértica, à beira do oceano, onde existiam diversas pirâmides de adobe e palácios.

O sítio atingiu seu apogeu no século X depois de Cristo. Os peregrinos vinham de toda a parte prestar homenagens ao temido oráculo e deus Pachacámac, que se acreditava ser o responsável por prever terremotos e guerras. Os incas conquistaram o sítio no século XV, quando se transformou em um dos templos mais importantes das Américas.  Em 1533 Hernan Pizarro, irmão de Francisco, ficou desapontado quando percebeu a existencia de pouco ouro no templo e teve um ataque de cólera, destruindo tudo o que encontrou. Um vândalo.
A importância para mim desse lugar é porque ali começaram as previsões de que o império dos  INCAS  estava próximo do fim, tendo em vista que, segundo essas previsões,  iriam chegar do mar invasores brancos, de roupagens diferentes, que  devastariam tudo. Possivelmente seriam deuses, segundo acreditavam. Também se previu que haveria desunião entre os povos sob domínio dos incas e até entre eles mesmos, a qual seria a principal responsável pelo desastre e pelas derrotas dos incas.

O oráculo estava certo. Os irmãos Ataualpa e Huascar brigaram.  Este queria tirar o lugar de Ataualpa e foi estimulado por Pizarro. Ataualpa foi preso e ofereceu um resgate de um quarto inteiro repleto de ouro e prata por sua vida. Após receber o tesouro, Pizarro mandou executar Ataualpa, o INCA,  e deu seu lugar para o irmão. A partir daí a derrocada do império aconteceu rapidamente.

Portanto, esse episódio nos deixa uma lição importante. A UNIÂO faz a força, irmãos e colegas não podem alimentar conspirações nem desentendimentos. A desunião é o pior dos males. |Divide, enfraquece, provoca a ruina.

 Previsões acontecem, quando os sinais são visíveis. Não é necessário ler nas estrelas, nem nos astros, nem em bola de cristal, muito menos nas vísceras dos animais sacrificados, no caso dos incas uma lhama preta.

Como gosto dessa área, fui procurar indícios sobre as características do lugar do oráculo de Pachacámac, sua posição geográfica, etc. E fiquei deveras impressionado. As condições ali eram , de fato, propícias para previsões e advinhações.

O que nos aguarda ? O que nos reserva o futuro ?  O que será do amanhã ?

Ainda há pouco, um profeta do apocalípse previu catástrofes para o dia 21 de maio, que não se concretizaram. Mudou sua previsão para outubro deste ano. Existe para 21 de dezembro de 2012 a previsão do fim do mundo pelo calendário maia, que tive oportunidade de ver no México.  Vários acontecimentos provocam medo atualmente. Foi revelada na internet uma previsão pessimista de Chico Xavier a respeito de uma terceira guerra mundial. Os tempos são bicudos. Falta de água, poluição, degelo dos polos. Os Andes já não possuem a quantidade de neve de outrora.

Mas, para mim, fim do mundo mesmo foi a iniciativa dos diretores do BBde criarem os super benefícios na PREVI.  Um escárnio. Um mal sinal.

Por causa disso e de outras coisas que andam por aí não podemos facilitar.

DELENDA CARTHAGO - NÃO FACILITE - FAÇA O PROTESTO JUDICIAL - AINDA HÁ TEMPO - ATÉ O DIA 15 DESTE MES -

8 comentários:

Anônimo disse...

MISTER MEDEIROS,

WONDERFUL. VERY GOOD. VERY GOOD DESCRIPTION. CONGRATULATIONS. MACHU PICCHU IS BEATIFULL.

MICHAEL SMITH

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Meditar em Machu Picchu é a glória.
Você é o meu GURU. Continue. A vida não é feita só de coisas materiais. O espiritual é necessário. PARABENS e obrigado.

\Olivia

Anônimo disse...

Señor Medeiros Neto,

Congratulationes . Escribo em mi nombre y de mi pueblo peruano. Muchas gratias por las informaciones y por los comentarios muchos "bonitos".

Carmen, do Peru, de AguaS Calientes.

Anônimo disse...

Prezado doutor |Medeiros,

Por favor, não termine aqui. Faça ao menos mais um comentário sobre sua viagem. Estou adorando e já decidi ir ao Peru. Por favor, por favor.

Joana, Uberaba

Anônimo disse...

cARO DOUTOR mEDEIROS,

Realmente é preocupante a situação do mundo, o que dá lugar as previsões pessimistas. Temos que repensar a humanidade, senão vai faltar água, energia, as bactérias vão liquidar conosco. O pior de tudo é a falta de vergonha que anda por aí, principálmente na Previ e no Banco do Brasil. Pau neles !

Anônimo disse...

Muito interessante os comentários sobre os esqueletos. Daqui não vamos levar nada mesmo. Então temos que apropveitar o tempo que nos resta da melhor maneira possível.

Vamos aproveitar a deixa para fazer um pedido. Quem sabe a Previ tira os esqueletos do armário ? Seria uma boa, não doutor ?

Anônimo disse...

Os escandalos se sucedem. Onde vamos parar ?

Catrina Moraes - MG

Anônimo disse...

Temos o Oráculo de Pachacamac e o oráculo de Porto Alegre. Como vai a bola de cristal , dr. Medeiros ? Vem mais escandalos aí ? Estamos com medo do que está acontecendo em nosso fundo de pensão, investimentos sem retorno com nosso dinheiro. Diga o que será de nosso amanhã, doutor Medeiros. Faça funcionar o quanto antes sua bola de cristal. Eu acredito nela.

Boaventura, Manaus (AM).