ESPERANÇAS DO BLOG INCOMODAM OS DIRIGENTES

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O dia hoje amanheceu radioso em Porto Alegre.  Depois de vários dias tempestuosos e cinzentos que nos castigaram é ótimo ver o sol brilhando no horizonte e aquecendo os nossos corações. Tudo fica mais bonito e parece que as esperanças de dias melhores se renovam. Vou sair agora para dar minha caminhada no Parcão do Moinhos de Vento, que fica próximo.

Ontem foi um dia difícil no blog.  Ele está bombando.  Desde que voltei das férias em Maragogi toquei em alguns assuntos tabus e o número de acesso ao blog aumentou consideravelmente, bem como o número de seguidores, neste momento 318, rumo aos 400.  O que parecia impossível está se tornando uma realidade, para desconforto de alguns dirigentes da Previ e do BB que não cumprem com eficiencia os seus deveres . Os comentários, então, tiveram uma elevação enorme, com a participação de colegas que nunca tinham antes postado no blog.

Como os assuntos eram polêmicos, natural que se instalasse uma divergência de opiniões e um debate de idéias, o que acho´sempre saudável.  Só que a partir de certa altura os comentários começaram a ficar agressivos e provocativos, fugindo à linha traçada para o blog, que é de focar em assuntos que nos interessam na Previ, Cassi e BB, e não em disputas internas, que só servem para nos desagregar. Como costumo enfatizarr, este não é um blog de debates. E´ um blog de informação, opinião (minha) e pressão.
Estou há tempos idealizando um chat de debates, mas por enquanto ainda não foi possível viabiliza-lo.

Aí tive que intervir, infelizmente, para moderar e colocar ordem na casa.  Tenham a certeza de que não gosto da censura nem do ofício de censor. Além de desagradável, para mim é uma perda de tempo precioso nesta altura do campeonato.  Mas fazer o quê ?  Alguns se aborreceram. Outros se retiraram. Enviei alguns emails dando explicações.

Contaram-me que o que está ocorrendo é por conta de ciumeiras ou de transtornos que o blog causa. Não conseguem saber como  posso tomar conhecimento do que está realmente acontecendo por trás dos bastidores, quem são minhas fontes. Por isso houveram infiltrações no blog.  Disseram-me que incomodei alguns dirigentes com postagens a respeito do empréstimo simples e da ADIN, além de outras sobre as eleições da ANABB e especialmente sobre a denúncia que fiz a respeito das altas aposentadorias, acima do teto mínimo, feitas pela PREVI, que foram mandadas corrigir retroativamente pela PREVIC.  E a reação foi a determinação de se infiltrar no blog, através de comentários anônimos, para criar confusão e desestabiliza-lo.

Se isso é realmente verdade - já aconteceu anteriormente - preciso tomar cuidado e voces, que me acompanham há quase um ano, devem me ajudar nesse sentido, separando o joio do trigo.

                                                                    -o-o-o-

Ontem tivemos , Lahorgue e eu, importante conversa com o superintendente do BB no Rio Grande do Sul, que ficou de estudar uma maior flexibilização nas linhas de crédito do BB para os aposentados e pensionistas, bem como ampliar as relações operacionais conosco.  Encarregou o gerente de administração da Super, Jesus Silveira Cezar, de fazer um estudo e breve nos informará com detalhes do que vai ser possível nos oferecer.  Estou esperançoso, como sempre.

O Superintendente Estadual é o José Carlos Reis da Silva, gaucho, de Guaíba, o ZECA.  Tive excelente impressão dele. Veio para cá de Florianópolis, onde foi o responsável pela incorporação e integração do BESC.  Tem uma larga folha de serviços ao BB e andou , como gerente, por todo o Brasil. |Prometeu fazer uma visita à AFABB RS e dar uma entrevista ao nosso informativo. Está com crédito comigo, por ter concordado com uma crítica que fiz e dado explicações. Vamos ver se corresponde.  O principal motivo do encontro foi o de apresentar ao superintendente o protesto judicial, para o qual  ele já está sendo citado e tecer considerações a respeito de nossa posição sobre o superávit.

Com relação à melhoria dos empréstimos para os aposentados e pensionistas com restrições cadastrais informo que estou trabalhando mais em cima, em contato com um dos vice-presidentes do BB.  Esse é o meu papel. Me poupem do de censor. Por favor. Conto com a compreensão de voces.

E aDIN, hem, finalmente vai ser ajuizada hoje ?  Só me resta desejar sucesso.

DELENDA CARTHAGO - VAMOS QUE VAMOS APESAR DOS INFILTRADOS


33 comentários:

Josue Jorge Jr disse...

Valeu Dr Medeiros,

Tem o nosso apoio.

Anônimo disse...

O Foco é a melhora na vida dos aposentados e pensionistas do Plano1 da Previ, com o ajuizamento da ADIN, agora voltamos ao pedido do ES 150/150, que alivia de imediato as preocupações angustiantes dos aposentados que foram enganados com a ilusão de um realinhamento nos beneficios, uma farsa montada só para conseguirem o "sim" no acordo fajuto, nada mais justo do que um realinhamento no ES, não há prejuizo para Previ e resolve a situação desesperadora de quem espera pelo ES. O Sasseron só tem a ganhar com essa atitude de aprovar o ES 150/150, então para que tanta enrolação.

Anônimo disse...

O Foco é a melhora na vida dos aposentados e pensionistas do Plano1 da Previ, com o ajuizamento da ADIN, agora voltamos ao pedido do ES 150/150, que alivia de imediato as preocupações angustiantes dos aposentados que foram enganados com a ilusão de um realinhamento nos beneficios, uma farsa montada só para conseguirem o "sim" no acordo fajuto, nada mais justo do que um realinhamento no ES, não há prejuizo para Previ e resolve a situação desesperadora de quem espera pelo ES. O Sasseron só tem a ganhar com essa atitude de aprovar o ES 150/150, então para que tanta enrolação.

Anônimo disse...

DR Medeiros,

Seu blog é muito importante nos informa e esclarece o que está acontecendo de verdade na Previ, BB e Cassi, claro que eles não gostam, não cobravamos nada, faziam o que queriam e pousavam de bonzinhos e competentes, a mascara caiu, sabemos quem são eles e o que fazem para agradar o patrocinador e governo nos esmagando sem o menor peso na consciencia.Sabem também que hoje um panelaço em frente à Previ teria uma imensidão de adeptos.Estamos vivos e atentos Srs. dirigentes da Previ, queremos ser ouvidos e atendidos, não nos ignorem.

Anônimo disse...

Medeiros, vc tah, tah, hem!!??

Anônimo disse...

Tem que censurar mesmo Medeiros, nesta altura do campeonato, nao podemos dar sopa para o AZAR, vamos ser otimistas, vamos criticar, mas sem atacar de forma provocativa, concordo plenamente com as suas colocacoes, devemos balancear as declaracoes no blog.
Vamos ver se ELES, Previ e BB, resolvem ter alguma consideracao pelo seus aposentados e pensionistas, penso que o BB nao vai facilitar para quem tem restricoes, isto é bater cabeça em pedra bruta, agora quanto ao ES da Previ, poderia sair ainda em agosto, chega se sempre termos que ficar na pressao, é obrigacao DELES melhorar estas condicoes, e como sempre contamos com a dedicacao de homens como a vossa zelosa pessoa colega Medeiros.
Que a Previ seja mais flexivel e solidaria com seus participantes, ainda ha tempo de mostrarem que nem tudo esta perdido.

Viana

Anônimo disse...

Francamente, no fundo, no fundo, todos sabemos que o Sasseron com as palavras que disse ultimamente, nao vai aprovar 150 X 150 , e ja vai ser um sufoco para fazerem qualquer melhoria no ES.
Agora, somente espero que realmente nao fiquem enrolando ate fim de setembro.

Anônimo disse...

Medeiros,

Qualquer funcionário do Banco do Brasil em cargo de comissão, ficará infalivalmente do lado do banco e não dos aposentados. Tenho 58 anos e o senhor um pouco mais. O senhor sem demérito, tem que saber disto, Ninguém, mas ninguém mesmo, ainda que cause boa impressão irá apoiar-nos, mas ao Banco. Condordas ou discordas?
Então fiquemos alertas!!!!!!!!!!!
Um abraço
Celso Bernardes
Formiga/MG

jeanne disse...

Medeiros, concordo com a moderação.Ou é isso ou a bagunça total... Gostaria de te perguntar uma coisa: qual é o proximo passo para aumentar o ES? A Previ faz o estudo e apresenta ao conselho para a aprovação? Nós ficaremos sabendo dos trâmites e se será aumentado ou não? Ou as informações virão só por trás dos bastidores"? E obrigada pelo seu interesse.Abraços, Jeanne.

Pensionista disse...

Sr Celso, me desculpe o que vou dizer lhe: Sou pensionista e recebo 60% dos proventos do meu marido que deu uma vida pelo BB. Hoje voce está na ativa e do lado deles como disse, mas não se esqueça que um dia irá se aposentar ou deixar uma viuva e dependentes. Voces da ativa pensam somente em voces e, amanhã, voces estarão junto conosco! Pense nisso com carinho!
Abraços de uma pensionista.

Lauro Santana, aposentado disse...

Grande Doutor Medeiros. O que ocorre é que muitos frequentadores de blogs se escondem no anonimato para atacar as pessoas que de fato lutam por nós. Tenho lido a cascata de críticas e deboches contra a colega Isa Musa e quem acompanha a história de nossas lutas contra o poderio do Banco sabe bem que aquela senhora é uma grande guerreira, honesta e firme, só que não tem varinha de condão para resolver todos os problemas que enfrentamos.
Lauro Santana, seu admirador e admirador da colega Isa Noronha

Medeiros disse...

Prezado Professor Ari Zanella,

Em resposta à sua pergunta da semana passada sobre cesta alimentação, se a questão estaria pacificada em razão da decisão do TST determinando a inclusão do auxilio alimentação à complementação de aposentadoria de bancário, respondo, após consultar a nossa especialista na matéria, dra. Elizabeth, que não. Infelizmente o caso concreto teve a decisão baseada na circunstância de que o bancário já recebia na ativa a verba a título remuneratório, de maneira que a mudança para indenizatória não poderia ter acontecido, por contrariar contrato de trabalho.
Espero ter esclarecido sua dúvida.

Nosso Protesto Judicial, disse...

Os mandados judiciais dos processos cautelar (Protesto Judicial)já foram expedidos contra o réu Banco do Brasil, nos dias 02 e 08 de agosto de 2011 (estão com Oficial de Justiça).
Assim que forem efetivados os protestos os autos serão entregue à parte autora.
Gostaríamos de ler e guardar a petição inicial, quem sabe publicá-la neste blog ?
Paulo e Leda Goellner
Carazinho (RS)

Medeiros disse...

OK. Que bom que voces estão atentos e acompanhando. Assim que concluir, vou mandar uma cópia do protesto judicial para cada um dos autores e vou procurar divulgar no blog sob forma de anexo ou de outra forma.

Obrigado pelo apoio, PAULO E LEDA GOETTNER, DE CARAZINHO.

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta Dr. Medeiros. Estou plenamente satisfeito com ela.

Profº Ari Zanella (Joinville)

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Recebi o texto abaixo cujo título é “Ser Chique Sempre” e, por ter gostado e entender que o momento é propício, peço licença para transcrevê-lo:
“Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.
A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas. Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo carro Italiano.
O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.
Chique mesmo é ser discreto, quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.
Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.
Chique é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta, é evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.
É dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador, é lembrar-se do aniversário dos amigos, é não se exceder jamais! Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.
Chique é olhar nos olhos do seu interlocutor.
É "desligar o radar", "o telefone", quando estiver sentado à mesa do restaurante, prestar verdadeira atenção a sua companhia.
Chique é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.
Chique é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite! Chique do chique é não se iludir com "trocentas" plásticas do físico... quando se pretende corrigir o caráter: não há plástica que salve grosseria, incompetência, mentira, fraude, agressão, intolerância, ateísmo...falsidade.
Mas, para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de o quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo,
vamos todos terminar da mesma maneira, mortos sem levar nada material deste mundo.
Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não
aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem, que não seja correta.
Lembre-se: o diabo parece chique, mas o inferno não tem qualquer glamour!
Porque, no final das contas, chique mesmo é Crer em Deus! Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... mas, Amor e Fé nos tornam humanos!
E.T. – o texto é de autoria de GLÓRIA KALLIL”.

Anônimo disse...

Estamos novamente à implorar empréstimo do nosso próprio dinheiro, é algo extremamente desgastante e humilhante, tudo já foi explicado, precisamos dos 150/150,é o único jeito de solucionarmos nosso caos financeiro ocasionado por baixos benefícios, sem o realinhamento prometido e assinado no Termo de Compromisso de 24/11/2010, e sem aumento real há anos e anos, que o SR.Sasseron se embriague de humanidade e resolva nos contemplar atendendo nosso desesperado pedido de socorro, estamos endividados como muitos outros brasileiros, como muitos norte americanos e europeus, todos são socorridos com empréstimos de longo prazo e refinanciamento de dívidas com juros mais baixos e a perder de vista, nada mais justo que a Previ se empenhe em aprovar em ES tão solicitado e aguardado pelos aposentados e pensionistas, demonstrando que realmente zela pelo seus assistidos.

Anônimo disse...

Sr.Diretor de Seguridade Sasseron

ES 150/150 - em agosto/2011

Anônimo disse...

Sr.Diretor de Seguridade Sasseron

ES 150/150 - em agosto/2011

fernando disse...

AlÔ, contabilistasGuarda-livros) de plantao - pelo pouco que conheço, no balanço do BB, em outras receitas operacionais -PREVI - atualização de ativo atuarial. aparece R$ 1 bi e 900 mil. Será que meteram a mão de novo. nota explicativa 27-c e mais R$564 milhões - como atualização das destinações do superavit plano 1 - nota 27-e. Será mesmo?

Anônimo disse...

Medeiros, sabe informar de a ADIN foi mesmo protocolada hoje conforme anunciaram.

Anônimo disse...

Pensionista disse...
Sr Celso, me desculpe o que vou dizer lhe: Sou pensionista e recebo 60% dos proventos do meu marido que deu uma vida pelo BB. Hoje voce está na ativa e do lado deles como disse, mas não se esqueça que um dia irá se aposentar ou deixar uma viuva e dependentes. Voces da ativa pensam somente em voces e, amanhã, voces estarão junto conosco! Pense nisso com carinho!
Abraços de uma pensionista.

10 de agosto de 2011 13:56

Com todo respeito que a senhora merece, mas devia se identificar. Por quê se esconder no anonimato? Afinal estamos todos no mesmo barco. Não é mesmo? A propósito, não estou na ativa, sou aposentado.

Celso Bernardes
Formiga/MG

Diogo disse...

Nem todos gostam de você, Medeiros, arrogante e esbanjando dinheiro em suas viagens. Se não quiser adversários, não tenha blog.

Medeiros disse...

Na reunião de diretoria de hoje a AFABB RS decidiu encaminhar à Previ ofício solicitando mudança no empréstimo simples para 150 mil e 150 meses de prazo. Com isso pretende reforçar o pedido da FAABB feito por Isa Musa no dia 8 a Sasseron e atender pedidos de associados.

Anônimo disse...

Colega Fernando,
Não sou expert em Balanços, mas parece que o Banco vem contabilizando esses valores por conta do que irá receber da Previ no futuro, desde seu Balanço de dezembro/2008(publicação de fato relevante no início de 2009), e apesar da Previ jurar de pé junto que não fez tais repasses ao BB, ele usa desses valores para engordar seus lucros artificialmente, distribui dividendos e paga PLR com base nessas contabilizações. Seria muito bom se algum colega contabilista fizesse uma análise/levantamento desses valores já contalizados e nos informasse, não é mesmo?

Anônimo disse...

Meu Dom Quixote Medeiros, somente uma perguntinha basica, por acaso o Sasseron e os "seus", pretentedem reunir-se quando para difinirem mudanças no ES, desculpe a sinceridade, mas eu estou achando um tanto "parada", sobre o ES.
Nós estamos com este assunto todos os dias do mes na pauta do blog, voce esta agilizando esforços, mas parece que a Previ novamente nao tem pressa,ou estou equivocado?
Deixa me ver, acho que ja vi este mesmo filme no ano passado!!
E quanto o seu pedido de 150 x 150
ELES sempre costumam atender nossos pedidos colocando um SAL no nosso REFRESCO, entao eu aposto sendo otimista em 125 x 125.
Sera que a Previ para VARIAR um pouco nao poderia dar no Site destaque para este assunto.
Anuncia lucros estupendos para o Banco e para nós quase sempre é somente ABOBRINHAS.

Guilherme

Anônimo disse...

Colegas,

Vejam o último vídeo
"DESABAFANDO GERAL" produzido pela
colega Leopoldina Corrêa:

http://www.youtube.com/watch?v=uzUXBkfydco&feature=related

Medeiros disse...

Prezado Guilherme,

Acho que voce quis dizer meio parado na PREVI, não é ? Porque nós estamos nos mexendo, ainda hoje a AFABB RS escreveu para a PREVI pedindo 150/150.

O que acontece é o seguinte. Já estava decidido, segundo transpirou, 125/96. Nós é que viramos a mesa e não nos conformamos. No ano passado houve pressão. Alguns colegas que estiveram na linha de frente foram até ridicularizados por implorar melhorias no ES.
Neste ano a pressão tem que ser redobrada. Como sempre, sou otimista e lutarei até o último momento.

Anônimo disse...

Sim, claro, Medeiros, o assunto ES esta parado na Previ, conforme eu disse, pois voce esta agilizando a coisa, mas cobro maior agilidade da parte DELES/PREVI.
Todos os anos lutamos por melhorias nos nossos proventos e tambem por outras importantes questoes, mas chega nesta epoca e la vamos nós de novo ter que implorar e fazer pressao para um ES que seja mais BRANDO e nao nos aperte mais ainda ao inves de realmente nos aliviar um pouco, e ainda por cima temos que esperar reunioes/decisoes e etc.
ELES podiam este ano dar uma flexibilizada, ja que o Banco isolou completamente quem tem restricoes, entao a Previ podia agilizar o ES para mostrar que tambem nao esta tratando a TURMA com o mesma indiferença do Banco.
Estou falando isto nao por mim, mas por varias amigas minhas pensionistas que semanalmente comentam-me o assunto.

Guilherme

fernando disse...

ao colega anônimo das 01:08, de 11.08, agradeço e concordo contigo, e com esses valores, paga PLR, paga os acionistas, distribui pra todo mundo, enquanto nós ficamos a mercê de tudo. Enquanto o Banco não levar uma carraspana, vai metendo a mão.

Anônimo disse...

Medeiros,

Notícia hoje do Estado de Minas: "FUNDOS DE PENSÃO SALVAM BOVESPA" -Por determinação do Palácio do Planalto, os três fundos de pensão, todos vinculados às estatais, entraram pesado ontem no mercado, comprando ações e evitando uma nova queda da Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa, mesmo com o mundo derretendo por causa das suspeitas em relação à saúde da economia européia, sobretudo a da França, a segunda maior da europa. Os fundos intensificaram a atuação quando o pregão paulista computava queda de mais de 2% e um início de pânico tomava conta dos investidores." Fonte: EM de 11.08.2011. Fico impressionado com a velocidade com que os dirigentes da Previ atendem às ordens do Governo, nós que somos donos do fundo, ficamos implorando melhoria no empréstimo simples meses, e eles só nos enrolam. Dinheiro para aplicar em operaçoes de risco a Previ tem, quando se fala em beneficiar os seus assistidos, verdadeiros donos da Previ, argumentam a crise econômica existente. Temos que continuarmos unidos e fazer muita pressão para conseguirmos pelo menos melhoria no empréstimo simples.

Pensionista sem voz... disse...

Parabéns, novamente, PREVI !!!! Pra comprar ações, basta uma simples ordem do governo e o dinheiro aparece aos montes, como aconteceu ano passado na compra de mais de 2 bilhões de reais em ações na capitalização da Petrobrás. Gostaria muito de saber o prejuízo que tal compra nos causou. Como o prejuízo que poderá nos causar a "pequena ajuda" dada pela PREVI à Bolsa de Valores ontem.

Mas o que mais me irrita é que pra tais "investimentos" chove dinheiro e quando se fala em melhoria de nossos benefícios o dinheiro desaparece.

Afinal, pra que serve um Fundo de Pensão.... pra especular na bolsa e quebrar o galho do governo em diversas operações duvidosas ou pra pagar benefícios dignos a idosos que confiaram a tal fundo a garantia de uma velhice tranqüila?

Cada vez mais tenho a certeza de que, pro governo e pra PREVI, somos apenas um detalhe insignificante, algo que eles classificam como "despesas supérfluas" e que em momento algum deve servir pra brecar as reais intenções do nosso fundo, que é comprar cada vez mais ações pra socorrer o governo, socorrer até mesmo a Bolsa de Valores caso o governo assim deseje e transformar-se cada vez mais em um Fundo de Investimentos à disposição do governo e cada vez menos numa EFPC.

A PREVI socorre a Bolsa. Quando será que irá socorrer seus "assistidos" ?

Raimundo Henrique - Bahia disse...

Sr. Medeiros,

Tenho acessado seu blog ultimamente e nota-se que o ES 150/150 é a notícia mais relevante e preocupante para os colegas, sejam da ativa, aposentado e pensionista, pois a maioria acredito eu que vem utilizndo a anos o ES. Nessesm últimos anos percebi que apesar das elevações de teto e prazo, principalmente o teto que deixa de atender a metade crescendo para minoria por exemplo de 50% decrescendo e deixando 2% fora do pleito, creio eu, mas o fator prejudicial principal é a margem consignavel. Por exemplo:
a margem de ES é inferior a do Empréstimo imobiliario que não se engano é 25% da renda bruta e 70% da margem, ou seja existe 02 parametros e porque tambem no ES não acontece o mesmo se tiver errado me corrija. Tenhom 02 sugestões Sr. Medeiros porque não pode optar pela margem, ou seja quem não usou a margem do Empréstimo Imobiliario pode usar a margem deste para o ES, claro abrindo mão do Empréstimo Imobiliario, ou também dando outro parametro para o ES, não ficando só nos 30%. Outra verba que também compromete a margem é a verba da Cassi C820 contribuição pessoal, porque a Cassi não dá opções para poder obtar para pagamento via BOLETO ou DÉBITO EM CONTA assim abriria margem para o EMPRÉSTIMO SIMPLES, o qual com certeza seria um ótimo rémedio para o corpo funcional. É apenas uma sugestão...