INCRÍVEL, JÁ ESTAMOS EM MARÇO DE 2012

segunda-feira, 5 de março de 2012

As chuvas de março encerrando o verão, conforme a música de Tom Jobim, cantada por Chico Buarque.e Elis Regina.


Pois as ditas cujas chegaram cedo e parece que vão dar trégua nesta semana.  O sábado e o domingo na praia foi espetacular, não tinha uma núvem no céu azul, ventos moderados, mar limpo e quente, uma raridade. Curti ao máximo, não sei quando vai se repetir. Fui na escolha da Garota Verão em Capão da Canoa. Uma lindeza, uma delícia !

O ano começa, na realidade, hoje, dia 5 de março, quando as atividades engrenam e as coisas começam a acontecer de verdade.

Mas, para nós, da terceira idade, como chegou rápido março neste ano. Zapt zupt. Temos que cuidar do tempo e desfrutá-lo ao máximo para que não nos surpreenda e nos pregue uma peça.




Março é o mes de aniversário da AFABB RS.  Ano passado na festinha de comemoração lá estavam felizes o Mario Juarez e o Adolfo Kramer, conforme se verifica da foto acima, onde eles estão posando comigo.  Este ano eles não estarão presentes, pois deixaram o nosso convívio para sempre, infelizmente.

A vida é assim, passageira,  madrasta e traiçoeira  para a chamada melhor idade.

O que temos que fazer é não realizar o jogo errado nesta altura de nossa existência,não arriscar fisicamente, não fazer o jogo dos outros, não fazer gol contra.

Estamos economizando ainda para quê ?  Estamos nos sacrificando por quem ?  Estamos deixando de aproveitar a vida a troco de quê ?  Stress por quê ?

Perguntas que não querem calar, perguntas que merecem reflexão, que merecem atitude.

Afinal a vida terrena é uma só, a não ser que sejamos budistas e acreditemos em reencarnação.

De minha parte, as decisões para o ano que se inicia são as melhores possíveis. Elegi as prioridades a partir do momento que fiquei fora das eleições da Previ, já comecei a limpar as gavetas e colocar no lixo alguns arquivos implacáveis que seriam utilizados a nosso favor na campanha.

Estou estreiando profissionalmente como consultor no mercado acionário, vou realizar exercícios físicos diários, voltar a jogar tênis regularmente, acabo de escrever um livro, que estou melhorando para publicar, e em maio vou para Portugal, Açores e Bordeaux, na França, com passagens aéreas da TAM adquiridas por pontos. além, naturalmente, de continuar a advogar para não enferrujar.  Está bom para ocupar bem e prazeirosamente o tempo que passa voando.

A bolsa chegou nos 67.000. E agora ?


16 comentários:

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

Gostaria primeiro de parabenizar o coestaduano que fez um comentário na postagem anterior. Muito bom, dando opinião a respeito do seu posicionamento como líder nosso.

O que me parece na presente eleição para a Previ é que não está presente nos competidores o ânimo de ganhar a eleição da atual situação, porque senão a coalisão e a união brotariam ao natural, acima das desavenças e divergencias.

Todos sabemos que hoje só se ganha eleição com coalisão, cedendo um pouco aqui e acolá.

Isso não aconteceu face à intransigência de algumas lideranças insensíveis que infelizmente estão no topo de algumas entidades, que não souberam escolher candidatos com condições de fazer alguma diferença no pleito.

Por causa disso não existem chances de mudanças. O senhor fez bem em não se meter nessa briga inglória e de cartas marcadas.

Parabéns.

Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

As moças são um colírio para nossos olhos.

Ai se eu te pego...

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,

Temos que aproveitar bem o nosso tempo. Brigar só nos envelhece.
Olha só o que estamos perdendo...

Manoel Sales disse...

Caro Sr. Medeiros, primeiramente quero desejar-lhe votos de muitas Felicidades.Que a viagem seja prazerosa em todos os aspectos. Vou me atraver a fazer-lhes três pedidos, quais sejam: Entre às maravilhas da gastronomia Portuguesa tais como peixes, pães, vinhos, azeites, sopas, petiscos de carne de porco, presuntos e muitos outros,peço-lhe a gentileza de trazer dali uma garrafa de azeite extra virgem prensado a frio. De Açores você pode trazer uma garrafa de vinho Verdelho de Pico. E de Bordeaux um naco de foie gras. Brincadeiras à parte,que a viagem seja repleta de muitas boas novidades.

Anônimo disse...

Ao anonimo do "Ai se eu te pego!"

Ia fazer o QUÊ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Anônimo disse...

DR. MEDEIROS,
Cuidado para que a Ana não fique enciumada, lembre-se de sua esposa na mocidade, com certeza ainda deve ser bonita e deve ter te dado filhos e netos amáveis.
Um abraço à família.

Anônimo disse...

Alô Dr.Medeiros,

Sempre antenado em seus comentários...e suas decisões...

É isso aí mesmo: temos que aproveitar mais a vida, o dia a dia, a cada momento..
Não nos estressar muito, cuidar de nossa saúde..

Um grande abraço

Janone

Previdencia fechada - IR de 15 por cento disse...

Dr. Medeiros,
A fundação CESP obteve recentemente, liminar em Mandado de Segurança Coletivo que determina que é de 15% a alíquota do Imposto de Renda que incide sobre os planos de previdência privada fechados, conforme prevê a Lei 11.053/2004. A decisão da 13ª Vara Cível Federal de São Paulo explica que a lei de 2004 revoga a Lei 9.250/1995, utilizada pela Receita Federal para aplicar o índice de 27,5%. A liminar ainda determina que o fisco devolva a diferença cobrada nos últimos cinco anos.
Conforme consta do site da ASPAS - Assoc dos aposentados e pensionistas do SERPROS, tambem estao analisando a possibilidade de pleitear a redução tambem.
Como nao tenho visto comentario algum em blogs de nossas associações, pergunto se nao seria o caso tambem de avaliarmos a adoção dessas medidas judiciais?
Luiz

Anônimo disse...

Sobre o Imposto de Renda:

Sent: Qua 22/02/12 19:45
Justiça reduz Imposto de Renda de previdência para 15%

Por Rogério Barbosa

Duas recentes e inéditas liminares (clique aqui e aqui para ler) em Mandado de Segurança Coletivo determinam que é de 15% a alíquota do Imposto de Renda que incide sobre os planos de previdência privada fechados, conforme prevê a Lei 11.053/2004. A decisão da 13ª Vara Cível Federal de São Paulo explica que a lei de 2004 revoga a Lei 9.250/1995, utilizada pela Receita Federal para aplicar o índice de 27,5%. A liminar ainda determina que o fisco devolva a diferença cobrada nos últimos cinco anos.

A decisão estabelece ainda que fazem jus às diferenças dos últimos cinco anos e à aplicação de 15% aos próximos pagamentos os associados que não aderiram ao sistema de alíquotas regressivas, também implementadas pela Lei 11.053/2004, em que que se aplicam indíces de 10% a 35%, a depender do prazo de acumulação dos recursos aplicados. Nessa modalidade, quanto maior o prazo, menor a alíquota do Imposto de Renda.

Planos de previdência privada são aqueles contratados por indivíduos que contribuem mensalmente, constituindo uma reserva que lhes garante benefício posterior. Os planos podem se apresentar na modalidade fechada, em que pessoas relacionadas a determinada instituição podem aderir; ou aberta, em que qualquer pessoa pode se associar.

Embora exista essa distinção entre as modalidades de previdência privada, a lei nunca disciplinou cobrança diferenciada de imposto entre elas. Durante nove anos, a Lei 9.250/1995 determinava a cobrança de 27,5%, e esse percentual vinha sendo cobrado pela Receita tanto da previdência fechada quanto da aberta, até o momento em que passou a vigorar a Lei 11.053/2004, que reduziu o índice para 15%.

No entanto, a Receita passou a usar o novo fator apenas nas aplicações em previdência privada aberta, mantendo a cobrança de 27,5% às fechadas. O advogado Thiago Taborda Simões, do escritório Simões Caseiro Advogados, representando associados da Fundação CESP, entrou com o pedido perante a Justiça Federal de São Paulo, contra a Receita Federal.

Thiago Simões explica que os impostos cobrados a mais poderão ser compensados nas próximas mensalidades. Neste caso, a ação segue apenas com o MS. Caso o contribuinte opte por receber os atrasados, deverá propor uma ação para exigir a cobrança, que será paga mediante precatório, explica.

As liminares reforçam ainda que a pretensão de que a alíquota do tributo incida à razão de 15% sobre resgates efetuados de seu plano de previdência, na hipótese de ausência de opção pela tributação progressiva instituída pela Lei 11.053/2004, há de ser garantida somente no momento do resgate, sem prejuízo da incidência tributária devida nos termos daquela lei por ocasião do ajuste anual do Imposto de Renda. “Vale dizer: no momento do resgate do plano de previdência privada incidem 15% a título de Imposto de Renda sobre o montante sacado, sem prejuízo de que o contribuinte leve a referida importância para o total oferecido à tributação por ocasião do ajuste anual, podendo, a depender da flutuação de eventuais outros rendimentos e deduções que tiver obtido naquele ano fiscal, apurar imposto ainda a pagar ou, por outro lado, restituição de tributo”, diz uma das decisões.

Assim, as liminares foram deferidas assegurando que a incidência do Imposto de Renda sobre os resgates efetuados pelo associados nos cinco anos que antecederam a ação, bem como sobre aqueles a serem futuramente realizados, se dê à alíquota de 15%, na hipótese de não opção pela tributação da Lei 11.053.

Clique aqui e aqui para ler as liminares.

Anônimo disse...

Caríssimo Medeiros,

Apesar de desativado em parte, postagens só duas vezes por semana, seu blog continua bombando aqui em Brasília.

Ontem no BB só se falava nele e de que voce foi abordado pela cúpula governamental a respeito da briga Dida x Flores.

Falam que voce criticou a falta de comunicação e transparencia do Flores, é verdade ?

Dizem que ele vai sair da Previ.

Quem irá para o lugar dele ? Será a troca de seis por meia dúzia ou os aposentados sairão perdendo ?

Dizem que voce está por dentro. E´verdade ?



Colega da Direção Geral.

Anônimo disse...

E deixaram o doutor Medeiros de fora das eleições da Previ, por que ? Vaidades, invejas, interesses inconfessados. O homem além de consultor de bolsa virou consultor político. Não é por menos, ante ontem ele previu que a bolsa cairia após atingir 67000, e caiu. A bola de cristal continua firme.

Um grande admirador seu - RS

Anônimo disse...

Gostei, Dr. Medeiros,
Deixe as coisas da Previ, para nós, que estamos na casa dos 50 anos, em em sua maioria, continuaremos a trabalhar, por fora. Novos tempos. Desde os 20 faço atividade física diária, o que me faz já estar com quase 33 anos de Banco e trabalhando nele, sem problemas. A Previ não será a minha única fonte de renda, estou me preparando para trabalhar em outras atividades por muitos anos. E votarei sempre com o Governo, que muito faz pelo País. Quanto ao futuro da Previ, é lógico que quebrará um dia, e talvez não demore. Faz parte do processo e não devemos nos preocupar demais com isso. O superavit foi bem usado pelo Banco que revertou os ganhos em PLRs maiores. Estamos conscientes e de acordo. Basta ver as votações. Parabéns pela nova vida, e espero que tenha bons momentos de descanso e lazer. Deixe a Previ para nós, os que apoiam o uso dos recursos da Previ pelo pessoal da ativa(já ganhei quase 70 mil entre isenções e Bet) e Banco. Parabéns!

WILSON LUIZ disse...

Ô anônimo 7 de março, 18:23 hs.
Cuidado. A PREVI tem R$ 150 bilhões de patrimônio, e paga R$ 6 bilhões/ano de benefícios, dá para aguentar 25 anos. Se ela quebrar após este período, conforme sua praga, vai cair em sua cabeça, bem na época em que você mais vai precisar. Conheço a história de muitos que iriam fazer dinheiro após sair ou se aposentar do Banco, os que se deram bem, como nosso bravo Dr. Medeiros, são poucos, muito poucos, pouquíssimos...

Anônimo disse...

Ao Anônimo 18:23,
E voce acha R$70 mil muito dinheiro???? Me poupe. No máximo é o rendimento de um ano ou pouco mais de um jovem trabalhador, mas estamos caminhando para velhice com exercícios e tudo mais.
Muito prosa, voce, estou na casa dos 50anos, e como voce ainda trabalho, e recebo uma mixaria da Previ, não corresponde em nada aos valores das contribuições efetuadas por anos.
Boa sorte, mas não se iluda.

Anônimo disse...

O Medeiros? Ma que coisa né? Um menininho desmontou todo o esquema do
Colorado... Neymar, que maravilha mas a defesa do Inter bobeu grande com ele.