REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA PREVI

sexta-feira, 27 de abril de 2012

E´  hoje !  E´ hoje a reunião do conselho deliberativo da Previ que vai debater sobre o reajuste de junho próximo, analisando a possibilidade de nosso fundo de pensão conceder um aumento real nos benefícios em vez de apenas uma atualização monetária, calculada em apenas 6%.

A reunião promete pegar fogo.  Não por conta desse assunto, que as preocupações financeiras dos participantes não comove aos conselheiros da Previ, bem remunerados que são.

A reunião promete esquentar quando voltar a ser analisado o pedido de inquérito administrativo do presidente Ricardo Flores, feito pelos conselheiros indicados pelo BB,.   a respeito do empréstimo que o mesmo tomou junto a um cliente do BB, para adquirir um imóvel, contrariando o regulamento funcional da instituição.

A auditoria interna da Previ alegou que esse assunto é da alçada exclusiva do BB e tirou o corpo fora, mas o BB insiste em complicar a vida do Flores, que por sua vez quer também complicar a vida do Bendine, presidente do BB.  Uma disputa insana, quer dizer insana não, porque por trás está a disputa pela Vale, que significa vários milhões.

A reunião do conselho deliberativo acontece no meio da propaganda eleitoral para a eleição de maio para a Previ e os conselheiros eleitos estão solidários com Flores e não com o presidente do BB, obrigando os conselheiros indicados pelo BB a utilizar o famoso voto de minerva para desempatar a seu favor, vejam só.  Para corresponder a esse apoio será que o Flores vai apoiar um aumento real para os participantes ?  Quem viver verá.  Mas o diretor Paulo Assunção já se manifestou em Goiania com muito má vontade sobre o assunto.

O que está patente é a maneira desassombrada com que os dirigentes governamentais encaram os pepinos que se atravessam a sua frente. Não dão bola e vão tocando o barco. Não fosse assim não teriam a coragem de apresentar uma chapa questionável e polêmica para representar a situação nas eleições que se avizinham.  Vários componentes despertam dúvidas e alimentam discussões sobre atos e atitudes tomadas anteriormente.

Vamos aguardar o que vai sobrar da reunião de hoje.

19 comentários:

Laerte da Silva disse...

Estimado e onipresente Medeiros,

Você não quer alugar, ou ceder sem custos essa sua bola de cristal? Eu só queria enxergar através dela quais surpresas desagradáveis esses nossos "eleitos" têm para nos oferecer. Pelo tanto que a Previ tem feito de mal para nós nos últimos anos, é de se esperar que o reajuste anual das aposentadorias não ultrapasse os 5%. Você falou em 6%. Pouca coisa a mais do que as mais otimistas das previsões. Mas queremos mais. A minha empregada doméstica recebeu 14% de reajuste, e eu ainda tive que pagar o INSS meu e o dela, se quisesse mantê-la conosco. Pois as pessoas de maior poder aquisitivo quiseram levá-la, pagando muito mais. Fora isso, estamos com sérios problemas de credenciamento de médicos e clínicas na cidade e região. Com tamanho descredenciamento, quando precisamos de melhores profissionais, temos que pagar as consultas e outros procedimentos, muitas vezes em outras cidades da região. E isso está ficando caro. A Cassi, não tentando/conseguindo manter os credenciamentos, está passando a bola para nós resolvermos, e aí, além das contribuições mensais, que são altas, pagamos tudo por fora também. Está certo isso? Portanto, não há como não pleitear algo melhor em termos de reajuste de benefícios. Precisamos de mais, e muito mais mesmo. Por ora, façamos uma corrente do bem, torcendo para que o Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, possa iluminar as cabeças desses nossos "defensores", de forma a que possam se sensibilizar, ao menos uma vez na vida, com os "assistidos"(palavrinha mais feia do mundo), que inventaram para nos humilhar um pouquinho mais. Forte abraço.

Laerte

Anônimo disse...

Dr.Medeiros, segundo a Folha de S.Paulo e também postado no blog da ex-diretora Cecilia Garcez, o homem(FLORES) já caiu. Vem também mudanças no Conselho(indicados BB). A confirmar.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Com todo respeito, para um Fundo de Pensão que está honrando no pagamento do BET, pelo menos até dezembro deste ano, há de se entender que vamos ter que nos contentar com apenas o acumulado do INPC, que hoje está em 3,57%.
A Bovespa oscila igualmente o Inter, sobe, desce, desce, sobe, desce .......!!!
Vão perder pro Flu na próxima!
Um abraço grande guerreiro!!

Anônimo disse...

Dr Medeiros,
O duro disso tudo que teria, teóricamente falando, tanta coisa em favor dos assistidos para se discutir, mas a realidade que vai virar um bate boca a respeito do que está acontecendo com o Flores, concorda?
Josué Jorge Jr
Castro PR

Anônimo disse...

Medeiros,

Não tenhamos ilusões, desse mato - ou de sua cartola - não sai coelho.
Pelo que se vê, não vamos obter nem 5%, em junho.

Anônimo disse...

Creio que o assunto da hora, vai ser as brigas internas entre BB e Previ, não darão importância para as nescessidades dos ""assistidos", para eles somos de pouca ou nenhuma importância.
Quanta ironia, visto que somos donos, mas estamos de mãos atadas e sufocados pelo governo!
Ainda tem gente que não sei porque nos odeia.
Será que é porque denunciamos as falcatruas?
Cuidem-se os da ativa, pois podem passar uma rasteira em vocês também; assim como estão fazendo conosco na questão da distribuição do superávit!

João Rossi Neto disse...

Medeiros,

Acompanho rigorosamente a evolução do INPC, mensalmente, e atesto que no período de 06/11 a 03/12, o acumulado atingiu a 3,62%. Restam os meses de abril e maio/12 para serem computados.Como a inflação está na descendente, tanto assim que o BACEN reduziu a taxa Selic para 9%, estima-se que o INPC cheio, em maio/12, deve totalizar entre 4,20 a 4,50%. Nem com mágica, reengenharia financeira, teorias e fórmlulas do Malba Than, milagres,etc., ele chegará aos 6% por ti vislumbrado. Teria a maior satisfação em estar errado para ter o reajuste de 6%, porque do Conselho Deliberativo da PREVI não deve sair nada. O trâmite para que isso aconteça é o seguinte: Depende da autorização do Conselho Deliberativo; em seguida, autorização do BB e dos órgãos reguladores e fiscalizadores, sobretudo da PREVIC. Depois de tudo, faz-se a mudança no Estatuto.

WILSON LUIZ disse...

Muitos colegas manifestam preocupação que o governo, além do superávit, se aproprie das reservas, matemática e de contingência, que garantem o pagamento de nossas aposentadorias. Isto não me preocupa, acho que governo algum terá a coragem de fazer isto.
Neste assunto, o interesse maior do governo é ir tirando a responsabilidade do pagamento de aposentadorias de seus ombros, prova disto é a criação, recente, do FUNPRESP(fundo que pagará as aposentadorias dos futuros servidores públicos do executivo, legislativo e judiciário). Só este fundo garantirá ao governo, no futuro, a economia de muitos bilhões de reais, valores que superarão o próprio patrimônio da PREVI.
Cometesse o governo a insanidade de se apropriar de reservas garantidoras de aposentadoria de um fundo de pensão, o sistema de previdência complementar desabaria como um castelo de cartas, pela perda de confiança. Nenhum governo seria maluco a este ponto, nem mesmo o dos "cumpañeros" do PT.

Anônimo disse...

Boa Noite,

Sr. Medeiros alguém ou o Sr. sabe dizer como foi a reunião de hoje, alguém tem alguma notícia.

Grato,

Renato

João Rossi Neto disse...

Caro Medeiros,

ROTA DE COLISÃO ENTRE PRESIDENTE DO BB E PRESIDENTE DA PREVI.

Na queda de braço travada entre o Presidente do BB, Sr. Aldemir Bendine e o Presidente da Previ, Sr. Ricardo Flores, parece que vai haver poda no jardim da nossa Caixa de Previdência e “Flores” serão sacrificadas.
Essa briga vem persistindo já bastante tempo, com troca de farpas, de dossiês, e, debalde as advertências da Presidente Dilma, não serenou. Aí chega uma hora em que a situação fica insustentável e a substituição dos recalcitrantes, briguentos, torna-se obrigatória.
O poder é fantástico, inebriante, efêmero e provoca inimizades, inveja e resulta, não raras vezes, até em guerras entre Países por hegemonia, espaços estratégicos, poços de petróleo, barreiras tarifárias, questões bélicas e outras riquezas, etc., onde os fracos sucumbem perante os mais fortes.
Após a denúncia de compra de uma casa, com parte do pagamento feito em dinheiro, feito pelo Sr. Flores, soou estranho à retificação na sua Declaração do Imposto de Renda, conforme noticiou a Folha de São Paulo, fato que veio à tona e ensejou a investigação do Conselho Deliberativo para apurar eventual irregularidade, oportunidade em que fui usado o Voto de Qualidade para forçar à aprovação da instauração de Processo Administrativo contra o Presidente da PREVI, obviamente, a mando do Presidente do BB.
Chamado o Sr. Flores ao Ministério da Fazenda para tratar da substituição, entendo que a sua simples dispensa do cargo, antes de apurar o caso objeto da denúncia, significa, mais uma vez, colocar lixo debaixo do tapete, prática recorrente que o Governo adotou em diversos episódios envolvendo malfeitos praticados por Ministros.
Eles pedem demissão, não devolvem os recursos públicos desviados (roubados), as investigações são encerradas e tudo fica por isso mesmo, ou seja, prevalece a impunidade. Essa mesma impunidade é responsável direta e serve de incentivo para que outros elementos, sem caráter, enveredem pelo caminho do CRIME e dilapidem o dinheiro do povo, saindo ilesos e ricos com o produto das suas falcatruas.
De tudo isso, uma pergunta fica no ar: Que autoridade hierárquica tem o Ministro da Fazenda, sobre o Presidente da PREVI, para discutir a sua substituição no cargo que exerce em uma entidade civil sem fins lucrativos que, em tese e institucionalmente nada tem a ver com o Governo? Se isso não for arbitrariedade, comportamento ditatorial e abuso de poder, exorbitância de função, tudo ao arrepio da democracia, do legítimo Estado de Direito, é o quê, então?
O dia em que culpados forem para detrás das grades, para a cadeia, mercê de alterações no Código Penal, tipificando os crimes de corrupção, como crimes hediondos, eliminando o fórum privilegiado, com penas duras e severas, compatíveis com os delitos, teremos um País mais sério e os delinquentes irão pensar duas vezes para fazerem as suas maracutaias, especialmente os políticos.
Em suma, fica para a sociedade brasileira a imagem de que duas empresas de elevado porte são dirigidas por pessoas inescrupulosas que, por ambição desmedida, vaidade pessoal, não medem as consequências, causam desgastes irreparáveis deixando laivos da má conduta administrativa, em instituições seculares que já tiveram figuras brilhantes e exponenciais que batalharam para construir o nome inatacável e o elevado conceito que antes desfrutavam.

João Rossi Neto.

Anônimo disse...

Se for esse aumento mesmo de 5% precisamos fazer um panelaço em frente a PREVI.Por que para nós essa mixaria?

Anônimo disse...

PROMESSAS FEITAS E NÃO CUMPRIDAS!
ACORDA PREVI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Medeiros disse...

Tens toda a razão. Acho que 6% é um otimismo exagerado demais. Deve ficar mesmo um pouco abaixo dos 5%, o que é uma vergonha !

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, sabes de algum resultado da reunião de otem? 27.04.12?

Anônimo disse...

Colega Rossi,vi vemos uma ditadura branca.Na revolução de 64,havia as figuras dos biônicos.Hoje, amargamos o famigerado voto de minerva na previ.O banco do brasil leva 50% do superativ,reajuste pelo irrisório inpc,promete e nao cumpre o realinhaamento,etc.O Ministro assim procede ,julgando que eles(governo,bb)já são donos da previ,infelismente.Deveriam então mudar o nome da previ para:Caixa de Previdência dos Lesados Funcionários do Banco do Brasil.Edmílson em Januária mg.

Anônimo disse...

E na Cassi Familia I o reajuste ficou em 8,69%, mas eles me desejam muita saúde. Obrigado.

Anônimo disse...

Alô Rossi,

De tudo isso que voce falou com a propridade de sempre vem uma certeza. Não basta ser do PT. Tem que ser do grupo mais forte no PT.
E Vemos uma brecha aí. Tomara que sangrem todos.
Grande abraço

Duarte

Anônimo disse...

Caríssmo Dr Medeiros, e então... Alguma informação da reunião da Previ sobre o aumento? Muito obrigado. Bom domingo.

Anônimo disse...

Srs,

Parece, se não me engano que o Sr. Bendine também quardava dinheiro em baixo do colchão, ao invés de colocar na poupança do Banco do Brasil.
Talvez eu tenha lido ou ouvido mal.