RECORDAÇÕES DO BB

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Tem gente que não gosta de reviver o passado.  Prefere só olhar para a frente e viver o momento presente.

Eu não.  Eu gosto de história, gosto de recordar os bons momentos que passei, gosto de nostalgia. Faz bem para a minha alma, revigora os meus sentimentos e me dá uma nova energia.

Cada um, cada um.

Talvez tenha sido porque vivi hora de terror num acidente de avião e em poucos segundos a minha vida passou correndo pela minha consciencia, ficando marcados apenas os momentos bons.

Por que deixar para lembrar deles apenas em situação de perigo extremo ?

Na assembléia que aprovou por aclamação a nossa chapa para gerir a AFABB RS no período de 2012 a 2014, estavam vários colegas que me proporcionaram velhas recordações do tempo que iniciei minha carreira no BB em Uruguaiana, onde tomei posse em 11 de abril de 1957, na cargo de auxiliar de escriturário, com 18 anos de idade.


                       ....................

Foi muito bom ver a figura do colega Glicério Midon, que foi quem me recepcionou no banco, pois era o responsável pelo setor do funcionalismo na época.  Me fez assinar o termo de posse, me entregou alguns documentos importantes para guardar por toda a vida, me fez prestar um juramento de bem servir o banco com a mão direita em cima da CIC, me disse que a partir daquele instante eu era responsável por guardar a chave do balanço e que tratasse de dar um jeito de encontra-la, pois estava em lugar incerto e não sabido.

Estava presente também na assembléia o Adi Castro Jorgens que passou no mesmo concurso mas tomou posse em Quaraí.  O Adi mais tarde foi gerente em Uruguaiana.

Quando é que eu ia imaginar que passados tantos anos,  55 anos, estaria na presença deles numa cerimonia envolvendo funcionários aposentados do BB.  Nunca na vida.

Também me emocionou a presença do Emery Buratto, com 91 anos, lúcido e forte, ele que era sub gerente da Agencia Centro de Porto Alegre quando eu me desloquei de Uruguaiana para a Capital. Mais tarde trabalhamos juntos no Badesul, no período de 1975 a 1980, ele , então, já aposentado do BB.

São fatos e circunstancias como esses que me fazem pensar nos enigmas do destino e nas voltas que a vida dá, fazendo com que amizades e relacionamentos não se percam na voragem do tempo, sustentados por raízes fortes dos princípios que vigoravam no saudoso Banco do Brasil.

9 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Não sou do seu tempo. Quando entrei no BB, o clima e a forma com que a Empresa tratava seus funcionarios já eram bem diferentes de outrora.

O senhor e seus colegas contemporâneos têm justos motivos para se alegrar cada vez que se encontram.

Hoje, lamentavelmente, os ex-colegas procuram é evitar se encontrar, graças as más recordações geradas por uma política predatória moldada pela própria Empresa.

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,

A senadora Ana Amélia (PP-RS) lamentou nesta terça-feira (21) o veto da presidenta Dilma Rousseff ao dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que garante recursos do Orçamento da União para garantir ganho real no reajuste dos aposentados, previsto no Regime Geral da Previdência Social em 2012. “Há pouco mais de um mês, aprovamos aqui a Lei de Diretrizes Orçamentárias, incluindo a valorização das aposentadorias e pensões que estão acima do salário mínimo. Votamos pela equidade, pela justiça econômica, pela justiça social, em relação aos trabalhadores da ativa”, disse a senadora. Segundo ela, a atual política de reajuste das aposentadorias e pensões é “absolutamente injusta”, principalmente pela defasagem em relação ao aumento do salário mínimo. “Não posso concordar com essa decisão contrária ao pensamento e à decisão do Senado Federal, pois sei que milhares de aposentados que começaram a receber o equivalente a cinco ou a seis salários mínimos continuarão, após três ou quatro anos, recebendo apenas um salário”, afirmou.

Fonte: www.claudiohumberto.com.br

Anônimo disse...

Caros Dr. Medeiros e D+,

Vale a pena darem uma olhada,
Matéria sobre Pizzollato, Daniel Dantas, PREVI, etc.:

Piada pronta e paranóia no mensalão
08:42, 11/08/2012
Paulo Moreira Leite


http://colunas.revistaepoca.globo.com/paulomoreiraleite/2012/08/11/piada-pronta-e-paranoia-no-mensalao/

HELENO PINTO NOBRE disse...


DESTES NA SEGUNDA FILA; BEM GORDINHO COMO SEMPRE O GILBERTO CARLOS STEFFEN; POIS TRABALHEI COM ELE EM 1977 QUANDO ENTREI NO BANCO EM TENENTE PORTELA. ELE SEMPRE ESTÁ GORDINHO. EHEHEHEH

HPN; MATRICULA 3984740-3; JAMAIS ANÔNIMO. ANÔNIMO NÃO DEVERIA NEM FALAR .! É ANÔNIMO ; DEVEM TER MEDO DA SOMBRA .!

Anônimo disse...

E´ Verdade, dr. Medeiros. Para uma assembléia one só tinha uma chapa para votar até que tinha bastante gente e gente da boa.

Parabéns à AFABB RS por esse atestado de cidadania.

Anônimo disse...

Também é uma quantidade de velhinhos, cadê a geração nova do BB. O gato comeu. Sumiu.

HELENO PINTO NOBRE disse...


A GERAÇÃO NOVA DO BB ; RESPONDO : ESTA ESPERANDO PARA SAIR LIGEIRINHO. QUEM PODE ESTA SE PREPARANDO PARA SAIR.

O BB JÁ ERA; FOI UM RIO QUE PASSOU EM NOSSAS VIDAS. COMO DIZIA UM CANTOR ANTIGO. ELES NÃO RESPEITAM MAIS NINGUÉM. LEMBRO DE UM FATO EM 1977 ; O MÉDICO QUE FEZ O MEU ATENDIMENTO AO ENTRAR NO BB ( (JÁ FALECIDO ). DR. RAHAL ; MÉDICO E FUNCIONÁRIO NA ÉPOCA ME DISSE TEXTUALMENTE; JÁ NAQUELA ÉPOCA. O BANCO JÁ NÃO É MAIS O BANCO DO BRASIL ;JÁ NAQUELA ÉPOCA. E LEMBRO QUE ANTES DE MORRER CHEGOU A PENHORAR O PRÉDIO DA AG. CENTRO DE PELOTAS PORQUE O BB DEVIA ALGUMA COISA PARA ELE. SEI QUE A FAMÍLIA RECEBEU ALGUM DO BB.

BEM FEITO AO MENOS ALGUÉM CONSEGUIU ARRANCAR ALGUMA COISA DELES. ELES PARA CONOSCO NÃO TEM MAIS NENHUMA PIEDADE E AINDA NOS METEM A MÃO ATRAVÉS DA PREVI ; TOMANDO O QUE NÃO É DELES COMO "PATROCINADOR".

SÃO APENAS VELHAS LEMBRANÇAS QUE JAMAIS ESQUECEREI ATÉ MORRER .!
AQUI INDIGNADO; SOFRI O DES-GOVERNO FHC EM QUE EM 10 ANOS DE TRABALHO GANHEI GRAÇAS A ESTE DEMÔNIO APENAS 10% DE AUMENTO.

E AINDA GANHEI O MALDITO FATOR PREVIDENCIÁRIO; COMO PRESENTE!
ESTOU ESPERANDO
ALGUMA MUDANÇA ATRAVÉS DO EMPRESTIMO SIMPLES PARA REGULARIZAR ALGUMAS PENDÊNCIAS.
MAS SÃO TÃO PUSILÂNIMES QUE NEM TENHO GRANDES ESPERANÇAS NÃO.

HPN; MATRICULA 3984740-3; JAMAIS ANÔNIMO. E BERRANDO .! ESTA É MINHA IDENTIFICAÇÃO .! MAL DE FAMÍLIA .! FAZER O QUE.? JÁ ESTOU VELHO DEMAIS PARA MUDAR ( 61 NO LOMBO ) .!

Anônimo disse...

Uma só chapa para a AFABB RS. Depois ficam atirando pedras nos dirigentes das Associações de Aposentados dizendo que “são sempre os mesmos”. Pois porque não aparecem pessoas interessadas em montar chapa? É que para dirigir uma AFABB você trabalha muito e de graça. Agora todo mundo quer ser Diretor da Cassi e da Previ e Conselheiro de Cassi e de Previ, pois lá o jetom passa dos 20 mil, não é? Fico danado da vida quando leio gente criticando dirigentes de associações. Pegar os bois pelos chifres ninguém quer não é?

Anônimo disse...

Ao colega Heleno Pinto Nobre : os usuários de Internet que não procuram navegar anônimos estão expostos a diversos riscos: como qualquer opinião é imediatamente indexada pelo Google (e outros mecanismos de consulta), contrariar interesses poderosos (ou de poderosos), pode acarretar retaliação e até a vida pode correr riscos...
O seu nome, por exemplo, é citado 148.000 vezes no Google, e se o Sr. mudar de opinião, ou estiver enganado, não conseguirá mais retirar do mecanismo as sua declarações.
Vale lembrar que o blogueiro sempre poderá identificar o comentarista pelo seu endereço IP (Internet Protocol).
Portanto, é melhor utilizar de cautela e, se for realmente necessário, utilizar VPN (redes virtuais privativas) ou o anonimizador TOR (TorBrowser).
PS: escrever em maiúsculas realmente significa gritar, e é muito cansativo ler um texto dessa forma.