GREVE DE VOTOS É GREVE DE APOSENTADOS

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Outro dia, numa postagem, falei em greve de aposentados.  Hoje vou falar sobre uma das maneiras de fazer essa greve funcionar.

Greve de votos é aposentado ou pensionista não votar em candidato que não esteja alinhado com a classe, que não tenha contribuido com melhorias nos benefícios, que tenha vetado aumentos, que tenha permitido saques das patrocinadoras nos fundos de pensão, que não tenha nenhum vínculo nem afinidade conosco.

Nas eleições de domingo para prefeito ou vereador pense em qual candidato está do nosso lado, do lado dos aposentados e pensionistas do BB, e qual não está.  Não vote em quem fôr omisso conosco ou não tenha dado demonstração inequívoca de respeitar os nossos direitos e interesses.

Somos vinte milhões de aposentados no país, uma força eleitoral poderosa que não sabe utilizar devidamente o seu poder.  Político só respeita o poder do voto.  E´ o que conta para ele.  Se soubermos administrar essa questão estaremos no bom caminho para sustentar nossos pleitos.

No plano 1 da PREVI somos 69.000 assistidos (aposentados e pensionistas) contra 30.000 da ativa. Somos dois terços do total.  E não temos consciencia de nossa força. Somos um elefante e agimos como uma formiguinha.

Não ponha fora seu voto nas eleições.  Vote bem. Vote em quem possa defender nossos anseios e nossos legítimos interesses. Examine seu histórico e não se deixe iludir por falsas promessas.

Domingo, faça greve de votos nos desalinhados conosco.

15 comentários:

Anônimo disse...

Por entender que se trata de assunto do interesse de todos os assistidos, transcrevo abaixo mensagem virtualmente assinada pelo Sr. Leandro de Souza Dias, da gerência de atendimento, em resposta a questionamento de hoje, 04.10.12, por mim formulado. “a Previ já iniciou os estudos para revisão do Empréstimo Simples. Não temos previsão de quando terminará o referido estudo. Eventuais alterações serão oportunamente divulgadas. Pedimos acompanhar pelo site”. Juntando essa declaração com o que foi dito pelo diretor Marcel, podemos depreender que mais tardar em novembro o novo ES estará disponível para contratação. Acredite se quiser.

Josue Jorge Jr disse...

Aprovado, Dr Medeiros.

WILSON LUIZ disse...



9 - Como é feito o cálculo do Benefício Especial Temporário para o pessoal da ativa?

Para o pessoal da ativa, todo mês será calculado o complemento de aposentadoria a que ele teria direito, segundo regra específica a ser prevista no Regulamento. Deste valor, será calculado 20%. Esses 20% serão creditados em uma conta individual, personalizada. O participante da ativa poderá acompanhar o saldo dessa conta.

Tópico extraído da seção perguntas e respostas do site da PREVI, quando da implantação do BET 20. Dá a entender que, todo mes, é projetado o valor ao qual o funcionário da ativa teria direito, caso se aposentasse e, sobre este valor, é calculado 20%.De qualquer forma, não é calculado sobre o salário atual do funcionário ainda na ativa.

Anônimo disse...

Caro WILSON LUIZ,

O seu comentário (04/10) confirma o que outro Colega afirmou sobre a "desigualdade" cometida pela PREVI no reajuste do BET. Nós Aposentados e Pensionistas tivemos os míseros 4,6% de reajuste. Já os Bancários tiveram mais que 7%. Em consequência o será separado para Eles um BET proporcionalmente MAIOR. Ademais os Ativos tem um incremento no BET relativo à promoção, anuênio, etc. Concorda?

Anônimo disse...

Isto é um absurdo !

Nós aposentados contribuímos muito mais do que os que estão na ativa.
Muitos provavelmente deixarão de contribuir aos 18, 20 anos de Banco e levarão cada vez mais do bolo ! Resumindo, param de contribuir, vão se aposentar integral e receberão cada vez mais de um bolo que foi formado com nossos recursos em maior proporção.
Com a palavra nossos colegas juristas e nossas associações (AFABBs, ANABB etc)

Anônimo disse...

Quem sabe não está aí uma oportunidade para a Previ melhorar um pouco nosso benefício, ou seja, aplicar sobre o nosso BET o mesmo indíce concedido para o pessoal da ativa, retroagindo 2011, 2010 !!!!!! pagando os "atrasados"
Dr. Medeiros, não seria o caso de reinvidicarmos ...............

w disse...

Caro anônimo 4 outubro,19:41 hs.
Concordo, um pouco sim e um pouco não. Como o cálculo da aposentadoria projetada leva em conta os proventos dos últimos 36 meses, o reajuste de 7,5% será diluído neste período, daqui para a frente; além disto,as aposentadorias atuais tem o limitador do teto de 90%.
De qualquer forma, o sistema de distribuição do BET/20 foi aprovado no tal referendo sem qualquer valor jurídico, do qual eles sequer respeitaram um memorando de entendimentos, assinado, inclusive, por um Ministro de Estado.

WILSON LUIZ disse...

Caro Medeiros,
Tão importante quanto, é não votarmos, em hipótese alguma, em candidato FICHA SUJA, mesmo que achemos que ele vai defender nossos interesses.
Sorte tem você, que pode votar em nosso digno colega, o prefeito Fortunati.

ADMIR disse...

Dr. Medeiros,

Sem nunca ter contribuido com um centavo sequer, o BET é um FGTS às avessas, que será sacado integralmente quando o funcionário se aposentar.

Por que ao pesssoal aposentado não é dado também esse direito de sacar o referido benefício de uma só vez.

Essa prática é um grande incentivo a não adesão a qualquer programa de aposentadoria antecipada do BB.

Totalmente contrária, portanto, a política atual do governo, que visa se livrar de funcionarios antigos de suas estatais.

Com esse dinheirão (BET) sendo creditado todos os meses na conta, quem é o otário que vai querer se aposentar?

Nem atingindo a compulsória!!!

Tem mais, da forma em que estamos recebendo, eles continuarão sendo beneficiados ao se aposentar.

É MUITA INJUSTIÇA COM OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS!!!

Anônimo disse...

Bem mestre Medeiros, disseram em outro blog (Cecilia) que este ano nem realinhamento no ES teremos.

Das duas uma:

1) Será Verdade, ELES vao esperar o momento certo, ja pensando na proxima eleição da Previ.

2) Cortina de fumaça, para a maioria se desperar e ELES entao virem com mais uns dez mil e todos dizserem: UFA, que coisa boa!!!

Abraço Viana

Claudio Roberto Almeida disse...


Dr.

Peço desculpas pela dificuldade que tenho em fazer análise, preferindo sempre a síntese. Isto dificulta a interlocuçao.

Percebo que alguns colegas, apesar disso, já compreenderam que assim ou assado, projetado ou não, guardado (alguem disse que é mais um FGTS e outro disse que não vai se aposentar enquanto estiver juntando o BET), independente da fórmula de cálculo, O AUMENTO REAL CONCEDIDO AOS FUNCIONÁRIOS DA ATIVA VAI SER INCORPORADO EM SUA FUTURA APOSENTADORIA COM RECURSOS DO SUPERAVIT EM DETRIMENTO DOS ASSISTIDOS. QUALQUER FÓRMULA DE CÁLCULO SE INICIA PELO SALÁRIO ATUAL DO FUNCI DA ATIVA CORRIGIDO EM 7,5 % (em 2012), sem falar em 2010 e 2011).

SIMPLES ASSIM.

Quanto à paridade muitos Institutos de Previdência de Funcionários públicos a observam. Não é essa ainda a minha reivindicação.

Apenas acho que os recursos do Superávit têm que ser distribuidos de forma igual para associados.

Abraços.



WILSON LUIZ disse...

Embora muitos achem que é perder o foco, que o assunto mais importante do momento é o ES 180/180, há assuntos muito mais cruciais aos nossos interesses "rolando" pelo mundo. Reproduzo texto do site da ANAPAR sobre retirada de patrocinadores dos fundos de pensão.

Anapar (04/10/2012)
Retirada de patrocínio volta à pauta do CNPC

ANAPAR não abre mão de garantir direito adquirido de participantes
Foi convocada nova reunião do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) para a próxima segunda-feira, dia 08 de outubro, a partir das 14h00. A reunião acontecerá no Auditório do 9º andar do Ministério da Previdência Social. As reuniões são públicas. Entra em pauta novamente o debate sobre a retirada de patrocínio, a partir da minuta apresentada em abril deste ano pela Secretaria de Políticas da Previdência Complementar (SPPC), levada a consulta pública em junho.
Na reunião será levada à apreciação dos conselheiros a minuta original da SPPC, uma síntese das cerca de 2400 sugestões apresentadas na consulta pública, a proposta alternativa apresentada pela ANAPAR e propostas de mudança na minuta original encaminhadas por outros dois membros do Conselho: a SPPC e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar.
Na reunião anterior do Conselho os representantes dos participantes indicados pela ANAPAR pediram vistas do processo e encaminharam proposta alternativa de Resolução, acompanhada de justificativas e exposição de motivos, conforme exige o regimento interno do CNPC. Clique em proposta ou em exposição de motivos para ter acesso aos documentos. Praticamente todas as sugestões apresentadas por centenas de participantes ativos e aposentados na consulta pública já estavam contempladas na alternativa apresentada pela ANAPAR. Isto não significa, no entanto, que as propostas serão aceitas pelos demais conselheiros, uma vez que está mantida a proposta original da SPPC, e mesmo as propostas de mudança encaminhadas por outros membros do Conselho mantém a grande maioria dos itens combatidos pela ANAPAR e pelos participantes.
Os representantes da ANAPAR não abrem mão de alguns pontos fundamentais: a defesa do direito adquirido dos participantes e a garantia da continuidade dos benefícios dos participantes assistidos e elegíveis; a continuidade do plano de benefícios; avaliação atuarial na retirada sem permitir alterações de premissas do plano; cumprimento de todas as obrigações da patrocinadora até a data de aprovação da retirada pela PREVIC; se for extinto plano por insolvabilidade, a patrocinadora deve contratar benefício vitalício para assistidos e elegíveis em outra entidade de previdência; se houver superávit, todo o excedente deve ser destinado aos participantes; pagamento à vista, pelo patrocinador, da dívida contratada, déficits e contribuições devidas; aporte pela patrocinadora para custear a administração do plano.
Os debates da segunda-feira prometem ser acalorados. Participantes devem acompanhar, inclusive para cobrar que as suas sugestões sejam levadas em conta para proteger os direitos e interesses de todos.

Medeiros disse...

REUNIÃO DO CNPC SEGUNDA FEIRA EM BRASILIA (DIA 8) - Vai apreciar a retirada de patrocínio e é pública, no Ministério da Previdencia Social, às 14,00. O pessoal de Brasília não pode deixar de comparecer para mostrar mobilização e fazer pressão.

Compareça. Participe. Para essa reunião não faça greve. Vá. E´do nosso interesse.

Anônimo disse...

Mudanças no ES devem sair na segunda dia 08.....justamente para "distrair" e tirar atençao da reuniao sobre Retirada de Patrocinio.

Claudio Roberto Almeida disse...



Dr.

Leia-se:

Retirada do patrocínio (ou patrocinador)igual retirada de R$ 12,5 bilhões do patrimônio do PB1 através da retirada de 50% da reserva de contingência.

Alguém tem dúvida de que o Governo conta com esse valor para equilibrar as contas do BB? O BB foi obrigado a baixar juros e oferecer crédito para reativar a economia. Adquiriu o Banco Votorantim (49%) e o Banco Nossa Caixa, ambos deficitários.

Idem, idem na Petrobras (Petrus), que mantém o preço da gasolina congelado há oito anos o que tem levado o setor sucroalcooleiro pro brejo. O fundo de pensão da Petrobras também tem reserva de contingência.

Idem, idem na CEF, que pratica os juros mais baixos entre os bancos e financia o setor imobiliário gerador de empregos. Também tem reserva de contingência no Funcef.

E outros e outros.

A retirada está orquestrada assim como aconteceu com a Res. 26.

Luta inglória, murro em ponta de faca.

A meu ver.

Abraços