A LUTA CONTINUA

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Já estou de volta a Porto Alegre.  Cheguei ontem às 16,00 horas de Uruguaiana, 640 quilômetros de estrada, direto para a Conferência de Saúde realizada pela Cassi na Super do BB.


A missa de sétimo dia da minha irmã Maria Teresa, na Catedral de Santana, foi emocionante e uma demonstração inequívoca do carinho de seus amigos e parentes, que rezaram por sua alma junto a um altar que ela cuidava e embelezava todos os dias 18 de cada mes.

Retornei com meu sistema nervoso abalado, minha labirintite crônica se manifesta nessas horas, principalmente após visita a seu túmulo no cemitério, onde a realidade da morte se apresentou de maneira concreta e cruel.  Afinal, há pouco tempo, no feriado de sete de setembro, eu estivera em Uruguaiana e ela estava radiante e cheia de vida. Em apenas dois meses ocorrera a tragédia do câncer e do enfarto. Difícil compreender e aceitar.

Mas, como já disse, a vida continua e a luta também.  Vou consertando as feridas e tocando para a frente, procurando tirar do episódio triste as suas lições e o que f|ôr possível.

Acho que as manifestações e os comentários a respeito do ES 2012 foram muito eloquentes no sentido de mostrar o descontentamento com diversas facetas do pacote, que veio tímido e discriminatório, sem grandeza e com diversas imperfeições, pecando quanto à isonomia.

Essa preocupação da diretoria da PREVI com o endividamento dos assistidos não tem sentido enquanto vigorar o limite da margem consignável, que só deixa comprometer uma parcela adequada dos rendimentos.

Não se pode, porém, deixar de reconhecer alguns avanços e a tentativa de melhoramentos para as faixas de idade menor.

Só criticar o resultado do parto não resolve, temos que apresentar sugestões de melhoria e de aperfeiçoamento, como diversos colegas estão fazendo, como é o caso do João Rossi Neto, publicado no blog, cada vez melhor, do Professor Ari Zanela. A bandeira que ele levanta é digna e justa, merece ser conduzida e reforçada.

Na realidade, pelas notícias e informações prévias, ja se sabia que a revisão seria nos moldes da que veio, mas era necessário fazer pressão por maiores melhorias.  Nosso papel não é somente de criticar, mas de propor, de buscar soluções, de apresentar sugestões, de mostrar o nosso lado, e sobretudo de pressionar.  E também temos a obrigação de aplaudir aquilo que se faz em nosso benefício.

Portanto, a luta continua.  Não estão sepultadas as nossas esperanças e os nossos sonhos. Vou voltar ao assunto breve. Vamos em frente !  Vamos que vamos !

39 comentários:

Carlos-Rio Pardo(RS) disse...

Dr.Medeiros - Gostaria de deixar aqui o meu muito obrigado pela luta em conseguir melhorias para o nosso ES. Li seu texto de hoje e concordo plenamente. Temos que seguir sugerindo novas melhorias mas também não podemos de olhar os beneficios alcançados para quem tem idade menor. Um abraço

Anônimo disse...

Dr, bom dia!

Eu concordo com em parte com o senhor.

A única ressalva e quanto a não retirada da verba cassi do cálculo da margem consignável.
Veja bem: esta verba, assim como acontece a verba da capec continuaria transitando pela fopag, sem contudo afetar a famigerada margem consignável.
Dr, FOI PURA MÁ VONTADE COM OS ASSISTIDOS DE MENOR CALIBRE.

Anônimo disse...

Doutor a idade vai chegando vamos perdendo o dinamismo os nervos vão "enferrujando" a ponto de calcificar, assim como os músculos.

O chimarrão contém muita cafeína, o que contribui para desarranjos
e desestabilização do sistema nervoso - endocrinológico.

Dois medicamentos auxiliam na labirintite um é GINGKO BILOBA (sistema Nervoso)de preferencia o manipulado em farmácia de produto natural outro é CLORETO DE MAGNESIO 33 g.(descalcificante)

Eu uso e recomendo.

Consulte o médico. Se lhe for útil use.

Anônimo disse...

Doutor a idade vai chegando vamos perdendo o dinamismo os nervos vão "enferrujando" a ponto de calcificar, assim como os músculos.

O chimarrão contém muita cafeína, o que contribui para desarranjos
e desestabilização do sistema nervoso - endocrinológico.

Dois medicamentos auxiliam na labirintite um é GINGKO BILOBA (sistema Nervoso)de preferencia o manipulado em farmácia de produto natural outro é CLORETO DE MAGNESIO 33 g.(descalcificante)

Eu uso e recomendo.

Consulte o médico. Se lhe for útil use.

Blog do Ed disse...

Dr. Medeiros
Também merece ser lido por todos os Participantes e Assistidos da PREVI o texto do colega Aristophanes, postado no blog do Marcos.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Os mais idosos estão sendo prejudicados na renovação de seus empréstimos. Esquecem que estes associados, na sua grande maioria, pagaram o FQM durante muitos anos e não podem ser responsabilizados por eventuais prejuízos que tenham sido causados pelo falecimento precoce de alguns. Não sei se a situação ofende o estatudo do idoso, mas que é uma grande injustiça, lá isto é

Anônimo disse...

Colegas,

Por favor, leiam o texto do Dr. Aristophanes no blog do Sr. Marcos.
É maravilhoso!

Me perdoa caro Doutor Medeiros, mas não consegui ver avanços na decisão dos dirigentes da Previ, no ES, puniu os idosos.
Já que seriam determinações perenes, deveriam ser melhor estudadas.
Penso que o que deve regular o limite é a Margem Consignável e o prazo de 180 meses.
Fixado isto, não haveria mais mote de campanha para as próximas eleições.
Me parece que os, sempre candidatos, dirigentes querem ter promessas a respeito do ES.
SALVO MELHOR JUÍZO, bah! desculpa o grito, pois estou com raiva.
Abraços

Isa Musa de Noronha disse...

Prezado Dr Medeiros,
Há poucos dias estive no Senado a convite da Comissão de Direitos Humanos para falar sobre o Estatuto do Idoso. Evidentemente lá fui orgulhosa, pois nosso Banco do Brasil, nossa Cassi e Previ sempre foram exemplos de tratamento isonômico. Nunca nem o BB ou a Cassi ou a Previ trataram idosos de forma discriminada como se vê por ai nas demais organizações. Pois isso acabou! A nova gestão da PREVI inaugura a era da discriminação, prejudicando deliberadamente os mais idosos quando dificulta a esses o acesso ao Empréstimo Simples. Faço coro com tantos que estão indignados e escrevi à PREVI (também tem sido divulgado em vídeos pela sempre atenta colega Leopoldina Correa) Se achar que ajuda, pode divulgar meu texto nesse seu blog:
Depois de longa espera a comunidade BB foi surpreendida com as novas regras criadas pela Diretoria da PREVI para a concessão do Empréstimo Simples. Estranhamente a PREVI opta por tornar mais difícil o acesso ao empréstimo para o pessoal mais idoso.

A nova fórmula penaliza os mais velhos, pois, para esses, o método implica em redução significativa do número de parcelas que, somado à sua idade, não ultrapasse a metodologia batizada de “170”. A PREVI justifica tal fórmula mágica dizendo que com a nova metodologia de prazo, 41.154 participantes com até 62 anos terão seus prazos de pagamento aumentados. Espertamente não diz quantos dos mais idosos ficarão sem acesso ao Empréstimo.

Para nós, aposentados e pensionistas as novas regras soam discriminatórias, perversas mesmo. A FAABB se empenhou em abrir discussão com a Diretoria quanto a sugestão de abolir o teto, implantar número de parcelas em até 180 e condicionar o montante que cada um possa contratar à Margem Consignável.

É patente que há muito a revisão do Empréstimo Simples já poderia ter deixado de ser mote de campanha para engabelar eleitores. Bastaria boa vontade política, pois todos sabem que as operações de Empréstimo Simples hoje em dia são as mais rentáveis para a PREVI. Isso, aliado ao fato de que se trata de um investimento de risco zero.

Bastaria a PREVI extinguir o teto, de sorte que o valor do Empréstimo Simples ao alcance de cada um fosse na exata medida de sua capacidade de pagamento (margem consignável, que já limita o máximo que cada um pode assumir). Paralelamente, a PREVI poderia segmentar em três ou mais faixas de cobrança de taxas para a composição do Fundo de Quitação Por Morte.

Ademais, o limite legal (15%) permitido para as operações com participantes está longe de ser alcançado. Não haveria impedimentos legais para que esse modo de revisão fosse feito.

Na verdade, nós nos sentimos vítimas de um engodo. Torna-se evidente agora o quanto a má fé política na nossa Caixa de Previdência é maléfica e como compromete as relações entre participantes e assistidos.

Notem que para ganhar uma eleição a Chapa capitaneada pelo Marcel elencou compromissos e, já ouvindo os sinos de Natal, nada ainda de concreto assistimos.

Nós, os eleitores, os que votaram ou não na chapa eleita, estamos desalentados.

Lamentavelmente Marcel repete as práticas do seu antecessor, Sasseron...

Aquele que muito anunciava e nada realizou até a sua saída melancólica da PREVI.

Tão claro como a água é o fato de que os compromissos assumidos pela Chapa de Marcel dependem tão somente da boa vontade política dos eleitos.

Na campanha, a Chapa falou em resgate de contribuições patronais, em novo benefício baseado na PLR, na redução das despesas administrativas, na redução da taxa de risco, ampliação do Empréstimo Simples, no fim do Voto de Minerva, no uso do FGTS para amortizar prestações CARIM, no fim da Resolução 26, etc.

Ao apagar das luzes de 2012 nada ainda foi cumprido.

A não ser que já estejam pensando nas eleições PREVI 2014.

Anônimo disse...

Um abraço de conforto, dr.Medeiros,

Cumpristes seu papel de irmão querido, fazendo a viagem a Uruguaiana, a fim de atender aos cerimoniais de luto pela perda de sua irmã.

Tenhas forças, saúde e disposição, para que continues no caminho que traçastes(já com grande histórico) sempre na busca do bem comum...

Janone

Anônimo disse...

Que tal a AFBB-RS entrar na jusiça em defesa dos idosos, no tocante ao ES

Anônimo disse...

Medeiros você fala em aplaudir, me desculpe, mas aplaudir o que, faz tempo que não aplaudo nada que vem da diretoria da Previ, só choro......snif....snif.....snif...

Mozart disse...

Colo cópia de mensagem enviada:

Cara Isa,

Conhecendo de perto teu passado de lutas, vigilância, zelo e atenção quanto as nossas causas estou convicto de que, ante a grotesca agressão da PREVI aos mais velhos aposentados e pensionistas, a FAABB juntamente com as AAFBBBs/AFABBs, promoverá ações junto a justiça, para exigir respeito ao Estatuto dos Idosos, bem como ao princípio constitucional de igualdade.
Abraços.
Mozart Braga

Medeiros disse...

Reconheço, colega, teu direito à indignação e também comungo dos teus sentimentos pois sou idoso, tenho 74 anos. Mas existe uma faixa mais nova que foi contemplada e tenho que reconhecer que eles tiveram avanços, mesmo com a quebra da isonomia e com a violencia sobre o estatuto do idoso. Esses colegas mais novos também são sócios nossos e temos obrigações com eles. Mas vamos tomar e já estamos tomando todas as medidas para ver se consertamos o estrago.

Cláudio Roberto Almeida disse...



Dr.

Marcel ligou para o Prof. Ari. É um hábil interlocutor, sofista e diplomata.

No telefonema desviou a conversa do ES para a RMI.

O frustrante ES não é assunto ultrapassado.

Não dá tempo de uma revisão, sem sofismas, orientada pela vontade política, até 22.11.2012?

Eu acho que dá. É só querer. Acho até que querem ao verem a bobagem que fizeram.

Abraços

Anônimo disse...

Doutor!


Mostre quem são os verdadeiros xerifes dos fundos de pensões!

Os tais que querem aparecer nem sequer combinam com um chapéu e botas, que dirá uma estrela de prata no peito.

Sabe: como nos filmes de velho oeste.

Parabéns e obrigado!

Anônimo disse...

Por que será que quando querem ser justos com uma parcela de assistidos da Previ precisam ser injustos com outra? Não gostei. Sobrou discriminação, faltou coerência, justiça e por que não dizer, COMPAIXÃO. Vejo necessidade de uma OUVIDORIA (no verdadeiro sentido da palavra) NA PREVI quem sabe melhora o padrão de atendimento. Há um sentimento de frustração no ar. Não foi justo! Não foi justo!

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
O obscuro diretor Marcel deve estar dando gargalhadas junto aos seus pares, pois, de maneira magistral, ofendendo o estatuto do idoso, conseguiu piorar o que já era ruim. Consideram-nos, pela nossa inércia, verdadeiros imbecis.Por isso temos que lutar para que venhamos a ter vez e voz e não ser representados por três diretores que não expressam nem nunca expressaram a vontade dos assistidos/aposentados e pensionistas da PREVI.

Anônimo disse...

Também acho que ainda é tempo corrigir a enorme injustiça cometida aos maiores de 50, igualdade para as diversas faixas etárias,que as palavras de D. Iza cheguem aos ouvidos do Marcel, o estatuto do idoso existe para ser seguido!

Anônimo disse...

Como já havia dito em outro comentário, infelizmente a lógica do ES é para os da ativa do PB1.
Maior prazo para os mais novos.
A capacidade de união dos aposentados é muito complicada pois a maioria nem participa da eleição, o que dirá internet e blogs.
Sem $ e uma mala direta, telefones etc para começar o trabalho de conscientização tudo fica mais difícil.
Continue a boa luta Dr.
Abraço anônimo.

Anônimo disse...

Medeiros e demais colegas.

Acho que a carta do Dr.Aristophanes vai colocar os dirigentes da Previ com a pulga atrás da orelha. Aguardemos.

Anônimo disse...

A propósito dos idosos, hoje(ontem) a matéria do Globo Repórter foi sobre eles. Como envelhecer, longevidade, respeito a eles, etc.

Julita disse...

Dr Medeiros, vamos pedir para que o Procurador Gurgel analise o que a PREVI tem feito com os aposentados e nós Pensionistas!
O nome dele é Roberto Monteiro Gurgel Santos

Anônimo disse...

Medeiros,
Acho que a solução para união dos aposentados, passa necessáriamente pela adesão maciça dos colegas aos blogs (Medeiros, Ari, Marcos, etc).
Já está provado que os blogs são acessados pela diretoria da Previ e do BB.
Com a adesão maciça poderamos mostrar nossa força, aumentar a nossa união e poderemos até criar um partido político para brigar por nossos direitos o PAB (Partido dos Aposentados do Brasil).
Também as Associações de Funcionários devem se movimentar para isso, saindo da esfera puramente social e atuando com mais força na esfera política e econômica.

João Pedro. disse...

Não alimentemos ilusões pois a PREVI vai se fazer de surda, muda e cega a tudo e a todos.
A única saÍda é a justiça e lá a vitória é certa, já que feriram, grosseiramente, o Estatuto dos Idosos. Uma cautelar deve resolver rapidamente essa ofensa, não é Dr. Medeiros?
Portanto está na hora das AAFB Bs, AFABBS, ANABB e FAABB dizerem a que vieram e nos defenderem. Cada um de nós deve enviar apelo para a Associação a que pertence.
É HORA DE AÇÃO E NÃO DE ESPERAR OS ACONTECIMENTOS, DO CONTRÁRIO ISSO MORE LOGO. EU JÁ FIZ A MINHA PARTE JUNTO AAFBB-Rio E FAABB.

Mozart disse...

Para teu conhecimento, Caro Medeiros:

Isa,

Agradeço tua atenção, tinha certeza de que estavas atenta ao assunto
.]Abraços.
Mozart
----- Original Message -----
From: FAABB Federação
To: Mozart Braa
Sent: Saturday, November 10, 2012 11:14 AM
Subject: Re: F ES/PREVI


Prezado Mozart,
Estamos vem com advogados sobre quais seriam as medidas cabíveis, pois a Previ viola o Estatuto do Idoso ao criar regras discriminatórias.
Isa Musa

Enviado via iPad

Em 10/11/2012, às 11:11, "Mozart Braa" escreveu:





Cara Isa,

Conhecendo de perto teu passado de lutas, vigilância, zelo e atenção quanto as nossas causas estou convicto de que, ante a grotesca agressão da PREVI aos mais velhos aposentados e pensionistas, a FAABB juntamente com as AAFBBBs/AFABBs, promoverá ações junto a justiça, para exigir respeito ao Estatuto dos Idosos, bem como ao princípio constitucional de igualdade.
Abraços.
Mozart Braga

Anônimo disse...

Mestre Medeiros, vamos fslar francamente, é uma vergonha temos que pressionar os gestores da Previ para tentar consertar o fiasco do ES, se começaram uma gestao deste jeito, imagine esperar outras importantes melhorias que haviam anunciado nas promessas de campanha.
Como ELES vao nos escutar se são fantoches de TERCEIROS por assim dizer?

Viana

Anônimo disse...

Anonimo por ser assunto medico.
GINCO BILOBA E BOM PARA LABIRINTITE E MEMORIA, SIM A CASSI ,NO ENTANTO JA SE PRONUNCIOU ALERTANDO PARA NAO MISTURAR COM ASPIRINA OU ERVA DE SAO JOAO. TANAKAN E TEBONIM SAO REMEDIOS JA INDUSTRIALIZADOS
ANONIMO PORQUE NAO SOU MEDICO

Anônimo disse...

O ES/170, além de penalizar os mais idosos, não aliviou os mais necessitados, porque 10mil de aumento no teto do ES, não resolve a situação de ninguém, nunca vi coisa ruim tão grande, vixe!

Anônimo disse...

Vi em outros blogs a sugestão da COOPERFORTE, nos dar uma mãozinha e melhorar o prazo dos emprestimos,vamos pedir para fazerem essa alteração.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Sou colega seu, inclusive do Jurídico, ainda na ativa e com 33 anos de Banco. Dentro de 2 anos, se Deus assim permitir, serei mais um aposentado.
E preocupa-me a administração da Previ. Não só relativamente ao ES(assunto do momento), mas a gestão "sindicalizada", a meu ver. Por todos os aspectos, prefiro gestões técnicas.
E, sejamos francos...os administradores,nós, e mesmo o Banco, estão todos "suspensos" pela necessidade de superavit em 2012. Acontecerá? dependendo da Bolsa, dos problemas na Europa, China e EUA...só nos restar torcer. Meu palpite é que dará, raspando.
Quanto ao ES, achei injusta a nova fórmula. Mesmo sendo um dos "beneficiados", vejo discriminação contra os colegas mais idosos, em especial os que em menos de 80 anos.
Mas, escrevi mesmo foi para parabenizar o Dr. Medeiros. Tem uma marca inconfundível entre os blogueiros que falam sobre a Previ, assunto que passou a me interessar nos últimos 2 anos: o otimismo. Mesmo com o luto familiar, o sr. se manteve firme, convicto de seu papel, ou mesmo além disso, porque está ligado apenas ao Rio Grande.
Uma pessoa como o sr. é especial e insubstituível, embora o Zanella tenha também um grande valor(mas tem que tomar cuidado com a politicagem "sindical").
Aao tempo que lhe apresento meus sentimentos pelo passamento de sua irmã, lhe desejo sucesso, saúde, força e Fé.

Anônimo disse...

Caro colega anônimo das 10:16, Parabéns pela brilhante percepção,eu estava esperando uma iniciativa assim, por que foi difícil para eu começar a participar como anônima nos blogs, aposentei-me há muito tempo e lidar com a internet é ainda um "bicho papão para mim" sempre acho que vou apertar o clic indevido ou que vou adicionar algo que não deveria , vces podem rir mas estou sendo sincera, será que o "outros", como eu não aderiram ainda pelo mesmo motivo? gostaria que alguem informasse claramente como é ser participante de um blog e, no caso dos nossos blogs qual será o nosso compromisso, exposição, como agir etc., só assim eu deixarei de ser autônoma, é tudo que eu quero, continuarei a expor as mesmas idéias, pois minhas postagens sempre foram dígnas de identificação, como já disse só me falta informações para aderir e me tornar membro.

carlosdomini disse...

dR.MEDEIROS,
Desde quando nossa Previ(dele) nos ouve mais. Hoje é o mercado que a comanda e faz o que quer: mnipula, mentem e o pior nada em nosso benefício principalmente nós que assistimos empréstimo para compra de ação do BNB, perdão de dívida imobiliária, de ES , PHI e tantos benefícios, hoje é um Partido comandando(principalmente por nossa culpa -nordestinos) e espernearmos por ver a cada mês nossos benefícios irem sumindo neste mundo louco do baiano desiludido

Anônimo disse...

Caríssima Isa, Parabenizo-a pela inteligência,pela postura, pelo caráter, sendo mulher somas a sensibilidade e a visão feminina neste campo de batalha. Estando na luta pelo Estatuto do Idoso em prol de nossas causas venho perguntar-lhe:
Não seria afronta ao Est.do Idoso o PAS nos aceitar nos adiantamentos para trat. dentário e aquisição de óculos e nos excluir do PAS-DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO?
Não seria também afronta a propaganda enganosa que o BB fez
através da Diretoria de Relações com Funcionário e Entidades Patrocinadas em maio deste ano?
Sei que o referido programa serviu uma minoria endividada porque só atendeu dívidas pequenas, o engano foi dizer que havia negociação com o gerente e o sistema não permitia já era programado para valores baixos, deixando-nos sem direito ao programa e o BB posando de "bonzinho na mídia" .

Anônimo disse...

desculpe-me pelo erro ,digitei autônoma e não anónima

Medeiros disse...

Caro Colega,

Estou tentando mudar a postura da Previ conosco e é nesse sentido, até aceitando um incentivo do João Rossi Neto para que empunhasse essa bandeira, que estou tentando imprimir em minha gestão na AFABB RS uma atuação mais agressiva, buscando o respeito que merecemos e o diálogo que aspiramos. Vamos ver o que consigo. Vou tentar. Não tá morto quem peleia. Acho que voce tem razão, no momento a Previ não nos ouve, só ao BB. Mas já nos ouviu anteriormente e nos respeitou.

Anônimo disse...

Acho que os dois colegas anônimos das 10:05 de ontem e das 10:56 de hoje, acertaram na mosca.Clga. seu grito de raiva não fugiu da dura realidade, infelizmente é uma atitude política essa palhaçada de realinhamento do ES todo ano o certo é regular o limite pela margem e o prazo 180 meses, eles sabem que é o certo mas querem nos desviar de tantas outras causas e nos fazer perder mais tempo, para nós o tempo é tudo vamos ouvir o colega das 10:56 e filiarmos ao PARTIDO DOS APOSENTADOS DO BRASIL, politizados seremos números e votos, caminharemos lado a lado com nossas associações e aí quem sabe teremos voz e vez.

PENSIONISTA disse...

ISSO AI, DR MEDEIROS. VAMOS EM FRENTE.
OBRIGADA POR TUDO.

Anônimo disse...

"MAS JÀ NOS OUVIU ANTERIORMENTE E NOS RESPEITOU", gostei de ouvir isso caro Medeiros, conheci e reconheço esse respeito, tanto pela PREVI como pelo BB e CASSI, disso não me invejo dos mais jovens naquele tempo tínhamos valor, gosto muito do seu otimismo da esperança que cultivas, isso é ótimo, sem esperança não iremos a lugar algum, vá em frente Medeiros , que Deus o ilumine no "RESGATE" E QUE VENHA COM A REDE BEM FARTA DESTA PESCARIA!

Anônimo disse...

Gente, cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça.

Essa conversa de BET PERMANENTE deve ser mais uma "esperteza" em gestação, para alimentar o lucro do BB. que caiu muito no último trimestre.
Reparem que o Diretor não falou em INCORPORAÇÃO NA VERBA P-300, o que significa que não haveria implicação no 13º salário nem na margem consignável, mas - na ordem de ideia -TORNARIA PERMANENTE, TAMBÉM, A PARCELA DO BANCO, APOIANDO-SE, POR ANALOGIA, NA INFAME RESOLUÇÃO 26.
Olho vivo, não existe almoço de graça, alguém paga a conta e eles devem estar organizando o cardápio.