A VIDA CONTINUA

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Amanhã estou viajando de automóvel com Ana e um dos meus filhos, o Jose Bernardo Junior, para Uruguaiana, a fim de assistir a missa de sétimo dia da minha irmã mais nova, a Maria Teresa.

Agradeço comovido todas as mensagens que recebi dos colegas e amigos, que bastante me confortaram nesta hora difícil.

Hoje li numa revista uma frase de Otto Lara Resende: A morte é  no Brasil a única coisa absolutamente insubornável.

Lembrei-me da notícia que saiu no Correio Brasiliense a respeito dos fundos de pensão aplicarem os recursos em bancos pequenos e mal das pernas, porque os gestores recebem comissões polpudas por fora.  A reportagem menciona que vários fundos de pensão estatais estariam envolvidos nesse escândalo, que diz respeito a sete instituições financeiras em risco de intervenção por parte do Banco Central.  Portanto, se trata de suborno.

E´preciso investigar mais profundamente esse assunto.  Já tivemos casos envolvendo o Banco Santos e o Panamericano.

Voltei do Congresso da Abrapp preocupado com a questão dos custos administrativos. Torna-se necessária maior transparência nessa área. Voltarei ao assunto.

Creio que amanhã, finalmente, já com atraso, saberemos como será o reajuste e a pequena remodelação do ES, que será enfrentado pela reunião da diretoria da Previ.  Não sei se é por causa de meu atual estado de espírito, mas estou descrente de que virão as melhorias necessárias.

O ofício da AFABB RS sobre o ES, encaminhado ao diretor Marcel Barros, foi respondido pelo chefe de gabinete do Presidente da Previ. Agradeceu as sugestões e avisou que no momento cabível viriam as medidas que fossem julgadas oportunas.  Não gostei.  Nem da resposta nem de quem me respondeu. Na próxima vez vou pedir para a minha secretária subscrever o ofício.

Mas não vai ficar assim. Como estou de viagem para o Rio de Janeiro para a reunião da FAABB no dia 28 deste mes, vou pedir audiencia para o Presidente da Previ Dan Conrado e vou ver se ele vai me receber ou se vai me mandar para o chefe de gabinete. Vou tirar a febre desse novo presidente, que para mim já está conseguindo ser pior que o Flores, de péssima memória.

Vamos ver o que vai acontecer.

Ou será que vou ter que realizar um novo peladaço na frente da Previ ?

Me respeitem ! E, sobretudo, respeitem a entidade que presido, que possui quase três mil participantes assistidos da Previ !  E, mais uma coisa, respeitem os já quase 400 seguidores do blog, que continuam em franca expansão diariamente ! Graças a Deus !


30 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Dr Medeiros. Acho que temos que entrar com Reintegração de Posse.Estão invadindo e retirando o que é nosso.Os que são nossos "empregados", pagos com nosso dinheiro, estão achando que são donos.Pode ser uma questão de formação, porém.Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza.
Sei como se sentes.

HELENO PINTO NOBRE disse...


BOA VIAGEM A VOCÊ E SEUS FAMILIARES E QUE POSSAS RENDER AS DEVIDAS HOMENAGENS A TUA IRMÃ FALECIDA E QUE POSSAS RETORNAR EM PAZ PARA CUMPRIRES O QUE TE TENS PROPOSTO.

MUITA SAÚDE PARA TODOS .

HPN; MATRICULA ; 3984740-3; JAMAIS ANÔNIMO.

Anônimo disse...

Grande Medeiros, acordei e ja ao acessar teu blog, leio estas tuas maravilhosas palavras, que balsamo para meu coração.
È dona Previ, estão chegando os corajosos,destemidos e sabios homens que com certeza ainda vão resgatar aquela Previ que realmente nos respeitava e dava valor.
Tudo a seu tempo...

Daniel Pereira

luiz fernando disse...

Dr, Medeiros, meus sentimentos e conforto aos seus familiares pela perda. Sobre a nossa PREVI, está no site - "PREVI compra edíficio, no valor por CERCA DE R$ 817 MILHÕES ". Como assim, e a transparencia . Por cerca de R$..., pode ser 100, 150 a mais. Não pode. Estão brincando com o nosso dinheiro. E mais, é muito dinheiro envolvido. O conselho fiscal teria que ser totalmente imparcial, e não, simplesmente dizer amém.

Anônimo disse...

Dr. José Medeiros
Professor Ari Zanella
Dr. João Rossi Neto

Um time com um trio atacante desta
envergadura não pode perder de
ninguém .

Ainda bem que eles são do nosso lado.
Pode tremer na base da cueca PREVI.
Lá vem chumbo de grosso calibre.

Anônimo disse...

É isso aí Doutor!

Está na hora do BANCO e da PREVI levar mais a sério as entidades representativas dos Funcionários Aposentados. Hoje temos aí a Internet; apesar de ainda serem poucos os que se interessam pelos assunos relacionados ao nosso Fundo de Pensão, pode-se hum futuro não tão distante melhorar este intercãmbio com uma participação maior nos assuntos que permeiam as normas e regulamentos da PREVI, contribuindo por uma maior LEGITIMIDADF, inclusive nas ELEIÇÕES.

Peleando como sempre!

Abraços!

Anônimo disse...

Dr Medeiros
Como sempre o seu blog traz sempre um bem estar a nossa alma.Até pela forma como você enfrenta seus problemas pessoais.Meus sentimentos por sua irmã.

WILSON LUIZ disse...

Espero, sinceramente, que esta demora da PREVI em definir os parâmetros do ES/2012 traga, ao menos, uma solução definitiva para o problema.
Ano após ano, eles nos humilham, e causam, até, problemas de saúde aos colegas mais necessitados.
Acredito que vários assistidos, aguardando o bote salva-vidas do empréstimo simples, vão adiando uma tomada de decisão mais radical, para equacionamento definitivo de seus problemas financeiros.
Minha sugestão para resolver isto de forma definitiva é a seguinte:
-120 meses de prazo x o valor do empréstimo que a margem consignável comportar.
180 meses de prazo é inviável, 120 seria razoável, acredito que é isto que muitos fundos de pensão aplicam em seus empréstimos.
Alguns acham que o valor máximo ser o teto da margem consignável colocaria em risco o equilíbrio do PB1, pois os aposentados mais antigos poderiam levantar altos valores. Não é bem assim, conversei com 5 amigos dinossauros cujos benefícios vão de 15 a 20 mil reais, apenas um contrata empréstimo simples. Além do mais, mesmo que o FQM tenha que quitar um empréstimo elevado, logo em seguida a PREVI começa a lucrar, pois o alto benefício do "de cujus" será reduzido em 40 ou até 100%, em pouco tempo a PREVI será ressarcida.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Havendo certo vácuo de lideranças autênticas, bem intencionadas, articuladas e dispostas a enfrentar de frente o bom combate, sempre em defesa do corpo social da Previ, imagino que tenha chegado a hora, aliás, acho até que já passou bastante da hora, de o colega João Rossi alçar voos mais altos. Hoje só temos o Sr., o Prof. Ari e a ex-diretora Cecília interagindo de forma sadia e educada conosco. Agregam valor às discussões, o que os torna nossos legítimos e fiéis representantes ligados a entidades do funcionalismo. Digo isso já que, como eu, muitos gostariam que as ótimas participações do Sr. Rossi, ao invés de isoladas, pudessem ser feitas em nome de alguma associação representativa dos interesses dos aposentados e das pensionistas do “PB-1”. Penso que dessa forma os bons pleitos formulados estariam recheados de maior representatividade.

Anônimo disse...

Medeiros,
Sobre a corrupção nos fundos, principalmente os pequenos, inclusive de empresas privadas, sou testemunho das propostas de propinas.
Quando gerenciei uma agência do BB e tínhamos negócios com vários fundos de Pensão, meus gerentes de negócios chegaram a ser "expulsos" de reuniões por não ofereceram contrapartidas(vantagens aos administradores) em caso de fechamento de negócios.
A corrupção corre solta mesmo.

Anônimo disse...

Aproveita e questiona um empreendimen
to imobiliario que esta postado no
site da ANABB sobre uma shopping que
a Previ comprou, me parece na planta.
Já li varios comentarios economicos
dissertando sobre compra de imoveis
na planta e praticamente todos alerta
vam para o risco do negocio.

camilo jundiai disse...

Sr. Medeiros,

Dificil aceitar a perda de pessoas queridas, porem seja feita a vontade de nosso Deus.

Anônimo disse...

Bovespa hoje.

subiu 2,15 %

pontuação - 59.458,59

Bela recuperação.

Anônimo disse...

Que decepção no anuncio do ES, grande colega Medeiros, nem quero comentar mais nada.
Vou tomar um sal de frutas para ver se desce.
Va com a proteção do Senhor nosso DEUS nesta sua viagem.

Guilherme

Anônimo disse...

ES TEM NOVAS REGRAS VEJA EM
http://www.previ.com.br/portal/page?_pageid=57%2C2262166&_dad=portal&_schema=PORTAL

Anônimo disse...

Ilustre Doutor Medeiros, boa noite.

O pouco que eu conseguir renovar, vai DIRETO para um amigo, irmão de fé que me ajudou, em maio.

Não se trata de provocação, contra outros credores, mas é a
R - E - A - L - I - D -A - D - E que restou, após a revisão do ES/2012.

Coragem, amigos. E fé, sem dúvida.

Doutor Medeiros, o mais importante: amanhã, estarei unido ao senhor, no espírito da celebração eucarística, em memória da Da. Maria Tereza, sua irmã, falecida no último dia 2.

Grato e PAZ E BEM!

Fernando Lamas (Aposentado BB)
Valinhos(SP)

"Minha garganta está pegada ao pó; dá-me vida, pela tua palavra(Senhor)."
Salmo 119(118),25.

Anônimo disse...

Bela notícia nos dá o Marcel. Parabéns a quem votou neste cara.

Medeiros disse...

Conforme anunciara na postagem de ontem à noite, a diretoria da Previ decidiu e divulgou hoje no seu site os novos parâmetros do ES.

E conforme eu advertira a notícia divulgada não foi boa. Um aumento pífio para 120 mil e uma escala de prazos que penaliza os mais idosos.

Pequena melhoria nos prazos e prestações do pessoal abaixo dos 60 anos.

Leiam no site da Previ, amanhã ecomento.

Anônimo disse...

TÃO DE PALHAÇADA MESMO ESSA PREVI!!!

Minha situação atual:

Tenho 55 anos

Só posso pegar mais 7 mil. Isso se os débitos "extras" da Cassi não impactar(reduzir ainda mais a margem).

Olhem só também:

Quem tem 51 anos(ou 55 como eu) terá o mesmo prazo de quem tem 62 anos(108 meses).

Falavam que acima de 80 anos, ou seja, empréstimo que ao final do prazo a pessoa já tivesse acima dos 80 anos era RISCO, então eu pergunto:

No meu caso: 55(idade) + 9(prazo) = 64. Ainda faltariam mais 16 anos para se chegar aos 80 anos. Por que isso???

Outra coisa:

ESPERTO ELES...

120 meses só para os da ATIVA, cuja grande maioria tem idade até 50 anos.
LEMBRANDO=> São os que ELEGERAM ELES....

***ME ENGANA QUE EU GOSTO***






Anônimo disse...

Banco do Brasil adota política de desistência de ações judiciais

Link:

http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=107613

Se vão fazer isso para clientes, bem que poderiam fazer também para seus ex-funcionários(trabalhista).

Anônimo disse...

Não estou acreditando! tanto suspense, tanto sofrimento para oferecer o mesmo do ano passado?Eh, mas é na hora da dor e da indignação que se cria FORÇAS.Ninguem fez nada para reverter esse resultado? Estamos sós? Quem são esses diretores que estão no poder, eleitos por nós para defender os nossos interesses?

Anônimo disse...


senhores A PREVI nao esta nem ai para a ISONOMIA.

Anônimo disse...

Porque não pedimos de uma vez o pagamento do bet em vez de prestacoes ? O dinheiro ja existe.

Anônimo disse...

Achei muito boa a formula. Tenho 50 anos, Vou tirar o máximo, pagar em 10 anos e finalmente poderei realizar alguns sonhos, como reformar meu apê. Quem reclama são os velhos que de pé na cova querem tirar a grana e morrer sem pagar tudo , deixar viuva rica e as custas da Previ. Gostei muito da formula, a Previ privilegia os mais jovens, finalmente. Valeu Marcel ainda bem que votei na sua chapa!

Anônimo disse...

Buenas Medeiros.

Realmente a montanha pariu um camundongo.
E veja só.
A injustiça mais uma penaliza quem mais necessita.
E esta lá, bem explícito, pois diz que o prazo total não pode exceder a 170 meses, na soma da idade mais tempo em meses.
Mas para isto consideraram apenas a faixa final da idade.
Por exemplo a faixa que vai de 63 a 74 anos, a soma de 74 + 96 = 170...mas quem tem 63 + 96 = 159, portanto prejudicado injustamente no prazo, a não ser que o regulamento preveja esta diferença.
Outra injustiça.
É na contratação e renovação, ou seja, em muitos casos, como o meu, a renovação se efetivará em seis meses,os tomadores que estão no limite final de uma faixa e inicial de outra, já perderão na primeira renovação, o prazo pactuado, aumentando a prestação, impedindo desta forma possibilidade de renovar, pois dependerá da margem
Que judiaria.
Agora já estão prevendo até nossa morte.
Um grande abraço e um bom retorno as suas lides.
Rovere

lourival disse...

Jã soube que teve aposentado suicidando.

Anônimo disse...

Ilustre colega Dr. Medeiros, é vergonhoso o que a PREVI fez com os mais velhos, a história do 170 é fajuta, pois veja: tenho 64 anos, para o 170 sobraria 106 meses de prazo, mas não, no cálculo e tabela da PREVI, ficarei com 96 meses de prazo. Portanto Dr. Medeiros a PREVI me envelheceu 10 anos. Não poderei renovar, pois limite eu tenho, se não aumenta o prazo, não tenho Margem Consignável. Saudações, e agradeço a PREVI pelo farto Natal de 2012 que está nos proporcionando.

Josue Jorge Jr disse...

Dr Medeiros, o senhor tem alguma notícia da conversa que teve com o Dr Marcel a respeito da retirada da verba C820 Cassi Contr Pessoal, que prejudica a composição da margem consignável? Será que vai acontecer?

Anônimo disse...

Desprezado anônimo das 07:19.

Mais certo que vc. seja um infiltrado
do PT/BB/PREVI.
Gratuitamente nenhum ser humano há
de ser tão deselegante e presunçoso.
Não sendo infiltrado - hipótese
bem remota, vc dever ser um tremendo
puxa-saco, dos mais reles e desprovido de um mínimo senso de vergonha na cara.
Pessoas de sua laia usam uma máxi-
ma que os caracterizam ..........

QUEM NÃO PUXA SACO PUXA CARROÇA.

Anônimo disse...

Dr Medeiros, primeiramente meus sentimentos pela perda de sua irmã, que Deus a tenha.
Sòmente hoje retornei a leitura de seu Blog(o que faço diáriamente),pois estou voltando da
aeuropa e Oriete,entre outros paises fui a Israel(visita a terra santa), juntamente com a esposa e uma das filhas. Felizmente tudo correu muito bem. As suas instrutivas e sempre presentes nitícias continuarei consultando, sendo a última sobre o ES.
Mais umas vez meus parabens pela presidencia da AFABB.
Grande abraço
Rui Vasco Gonçalves