AÇORIANOS BRILHARAM EM PORTO ALEGRE

domingo, 11 de novembro de 2012

Uma ilha de felicidade e de emoção positiva emergiu em Porto Alegre neste final de semana fazendo bem a nossa alma.  Um grupo de açorianos, em comemoração aos 260 anos da chegada dos seus antepassados ao Rio Grande do Sul, quando fundaram Porto Alegre, vieram nos visitar e trouxeram uma orquestra sinfônica de sessenta pessoas junto. A conhecida Sinfônica Unânime Praieira do Almoxarife, de Horta, da ilha do Faial, que já excursionou pela Europa e EEUU.


O espetáculo aconteceu no auditório da Assembléia Legislativa na sexta feira à noite e encantou a todos os presentes, que aplaudiram de pé o desempenho extraordinário dos músicos amadores, de todas as idades, especialmente quando tocaram músicas do repertório brasileiro e regional, como Pássaros da Amazônia, Tico tico no Fubá e o Canto Alegretense.  Sensacional.  Uma noite mágica e inesquecível, que mexeu com os nossos mais profundos sentimentos. Imperdível.

Antes do espetáculo houve um pequeno ato no hall da Assembléia, quando a jovem e brilhante historiadora  portuguesa Joana de Freitas fez uma exposição audio visual a respeito do presidente Manoel d'Arriaga, 1911/1915, bisavô da Ana, minha esposa, discorrendo sobre suas qualidades de homem público, destacando especialmente sua honestidade e seu caráter democrático.  Dele é a frase de que "estou aqui, como presidente, para servir a pátria, e não para dela me servir".  Emocionou a todos com suas palavras eloquentes e encerrou falando de sua satisfação de encontrar aqui no Brasil o braço da família Arriaga, que se localizou primeiramente em Uruguaiana, quando Dona Maria Valentina, após ficar viuva do filho do Presidente, retornou de Portugal para o Brasil com quatro filhos, um deles, Manoel, pai da Ana.


Também falou brevemente o navegador açoriano Genuino Madruga, que por duas vezes deu a volta ao mundo em um veleiro, solitário, com uma façanha notável ao contornar o difícil Cabo Horn no extremo meridional de nosso continente, enfrentando tempestades e mares bravios, com ondas superiores a dez metros, lançando o seu belo livro O Mundo que eu Vi.  Genuino casou com uma gaucha, a dinâmica Beatriz Madruga, uma das responsáveis pela vinda da caravana açoriana.

Conduziu a cerimonia o prefeito interino de Horta, na ilha do Faial, João Castro, simpático e eloquente, conhecedor de História, empolgado por consolidar nossos laços de amizade e de relembrar as nossas tradições, determinado a não deixar morrer os nossos sentimentos mais caros de amor à pátria comum e de reconhecimento aos atos heróicos de nossos antepassados e daqueles que demarcam o presente com seus feitos de coragem. Um político maiúsculo dos Açores.


No sábado ao meio dia a família Arriaga, tendo à frente a matriarca dona Daisy, com quase 90 anos, viuva de Manuel d'Arriaga (neto do presidente) recepcionou as principais autoridades açorianas no salão de festas do edifício onde moramos, quando tivemos oportunidade de confraternizar, num ambiente alegre e descontraído, tendo à frente três dos principais responsáveis gauchos pela vinda da caravana dos Açores: Vavá d'Arriaga, irmã da Ana, Gilberto Carvalho, poeta uruguaianense, e José Pereira, do Alegrete e colega vice presidente da AFABB RS.


Foi um encontro maravilhoso e um bálsamo em nossas almas nesses momentos tristes que passamos. Fernando Pessoa já dizia que tudo vale a pena se a alma não é pequena.  Valeu a pena mesmo e a alma foi muito grande.

Parabéns açorianos !  Vocês brilharam mais do que as estrelas nos céus de Porto Alegre !  Retornem com a certeza da missão cumprida.  Obrigado pelos belos momentos que nos proporcionaram.


22 comentários:

Anônimo disse...

Belíssimo encontro de confraternização, relembrando o nascimento da cidade de Porto Alegre pelos pioneiros açorianos, e resgatando a origem da família d'Arriaga...

Parabéns,dr.Medeiros!

Abs.

Janone

Anônimo disse...

Açorianos brilharam em Porto Alegre e os colorados mais uma vez decepcionaram em Campinas.

Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O espetáculo foi maravilhoso e imperdível. Parabéns aos açorianos.

Anônimo disse...

O exemplo de Manoel Arriaga de honestidade e caráter deveria ser imitado pelos demais políticos. Infelizmente não é o que se vê. Parabéns aos organizadores do evento.

Carlos

Anônimo disse...

Perdoe-me Doutor!


Felicidades!

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

Que bom que o final de semana trouxe momentos de encantamento musical e literário para o senhor se recompor da perda da irmã !

Força !

Aníbal - MG

Anônimo disse...

O seu sogro, dr. Medeiros, foi um médico muito apreciado em Uruguaiana e um grande governador do Rotary, legítimo neto do presidente Manuel Arriaga. Justa homenagem.

Raul.

Medeiros disse...

Entre as notícias ruins uma ótima. Estou com 395 seguidores no blog, quase atingindo a marca dos 400.

Obrigado.

Anônimo disse...

Que história bonita Medeiros!!!Parabéns pela comemoração!!!Abraços

Anônimo disse...

Sr Marcel, libere então o INSS para podermos fazer o Emprestimo Consignado que o juro é baixo assim passaremos um Natal melhorzinho!

Anônimo disse...

Colega anônimo das 12:14

Quem tem que pedir a liberação do INSS da folha da previ é voce caro colega,não depende do MARCEL não.

É ir no INSS e pedir para receber fora do convênio da previ.

É bem rápido e voce ainda libera a grana antes do Natal,agora seja rápido porque o tempo não espera e quando assustar já esta ouvindo os sinos.

Anônimo disse...

Preciso de um advogado com conhecimento das ações da Previ com escritório em São Paulo.Se alguém souber por favor me indique.

Anônimo disse...

Ilustre Doutor Merdeiros, saudações respeitosas e agradeço pela postagem desse importante evento cultural em POA.

SOBRE A EXCLUSÃO/DESVINCULAÇÃO DO BENEFÍCIO DO INSS DO CONTRACHEQUE

No que respeita à PREVI, é simples e rápido. Quanto ao INSS eu não sei, porque ainda não fui na Agência da Previdência.

Faça assim, colega: escreva para a PREVI, via faleconosco ou use o 0800 e peça a exclusão. Não é preciso justificar. Basta pedir.

A PREVI, rapidamente, lhe enviará um ofício QUE VOCÊ ENTREGARÁ na Ag. da Previdência próxima de você.

Será a Previdência que efetivará a exclusão e não a PREVI.

IMPORTANTE: a margem do ES ficará bem comprometida. Se você contratar o Consignado, somente poderá reunificar os Benefícios, num mesmo contracheque, se desejar, APÓS liquidar esse Consignado.

De fato, seria muito bom se a PREVI conseguisse intermediar o Consignado, pelo convênio com a Previdência.

Grato, Doutor Medeiros e PAZ E BEM!

Fernando Lamas (Aposentado)
Valinhos(SP)

"Eu(O Senhor), porém, lhes digo: amem os seus inimigos e rezem por quem lhes persegue."
Mateus, 5,44.

Anônimo disse...

Para liberar o INSS da Previ, devo ir à qualquer unidade do INSS, alguém pode me ajudar de como devo proceder?

Porque com esse ES/170, só resta pegar o consignado do INSS.

Rogério Carvalho disse...

Dr. Medeiros, bonita a história da família Arriada, gostei muito de saber, pois sou neto de portugeses, avô materno da cidade de Aveiro e avô paterno de Lisboa, e por isso tenho sempre interêsse de saber e conhecer tudo sobre Portugal. Abraços, Paz e saúde, extensivo aos familiares. Rogério Luiz Carvalho. Pelotas .RS.

Anônimo disse...

Senhores, consultando o site da Cassi verifiquei que será lançado no contra-cheque de novembro o valor das co-participações não cobradas. O meu valor é R$ 464,00. Poderiam ter parcelado. Celio Vilela

Pedro Borges disse...

Acabei de ler,nos últimos dias, o livro "Os Portugueses", de Ana Sílvia Scott. Naquelas páginas a gente pode sentir a bravura do povo desse pequeno país europeu que, a partir dos séculos 14 e 15, fez aventuras incríveis, por mares nunca d´antes navegados, pela África, Índia, Ásia e América. Desbravaram regiões novas e fizeram contatos com muitos povos, deixando a desejar apenas o tráfico escravo de negros que foi interrompido apenas a partir do século 19. É um povo multi étnico, pois misturou-se com índios, negros, sem distinção, motivo maior da nossa mistura de raças. Sem dúvida alguma é um país de gente forte.

carlosdomini disse...

De parabéns o Marcos da aapprevi que estuda a possibilidade de uma ação cautelar contra o escabroso e injusto critério contra os mais velhos na concessão do ES. Também já li aqui algo semelhante e também através de da.isa Musa. É preciso que unamos e apoiemos tais iniciativas, pois hoje em dia as coisas somente andam assim, senão as associações pensam em coisas mais importantes como bingos, festas, apagar boos etc. é um desabafo. Não conheço pessoalmente Marcos porém estou aproveitando tudo para elogiá-lo. Desculpe ou desculpa (como diz) porém é preciso gritar com as injustiças que a cada dia nos assola.Já começo a sentir saudades do colega dos 3 esses.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Informo aos interessados que já estão disponíveis no site da Previ os demonstrativos relativos à evolução do ativo líquido e da rentabilidade dos investimentos, tendo como mês de referência set/2012. Destaque novamente para os investimentos imobiliários, que até ago/12 haviam rendido 25,75%, e agora atingiram o percentual de 26,57%. A renda variável, que este ano vem se comportando como “patinho feio”, que até ago/12 estava no modesto patamar de 3,86%, agora em setembro melhorou um pouco e passou para 7,96%. Ainda sobre a rentabilidade dos investimentos em renda variável vale registrar que, nos últimos dias úteis de agosto e de setembro, o ibovespa fechou, respectivamente, com 57.061 e 59.175 pontos.

Luiz Mauro disse...

Caro Medeiros, os meus avós eram da Ilha de São Miguel, portanto, Açorianos. Minha avó também é da família Medeiros, ela nasceu em Povoação. Meu avó era da família Tavares e nasceu em Vila Franca do Campo.
Que belo encontro. Parabéns a todos!