O BALANÇO DA PREVI DIA 27 DE MARÇO

sexta-feira, 22 de março de 2013

Ontem recebi um convite da Previ, nominal, para assistir a primeira apresentação do balanço do exercício de 2012 no Rio de Janeiro, no dia 27 de março, quarta feira da semana que vem.

Para mim trata-se de uma data imprópria pois é na semana santa, quando todo mundo viaja, os aviões e os aeroportos estão lotados, especialmente na quarta feira.

Quase que se poderia afirmar que a data foi escolhida a dedo para dificultar o comparecimento dos mais distantes e talvez, porque não dizer, dos mais questionadores a respeito das contas.

Trata-se de uma estratégia da diretoria da Previ ?

Acho que o sistema de apresentação das contas do exercício e do relatório da administração deveria mudar para ser mais objetivo e ser mais transparente.

Hoje vou indagar da Previ se as despesas de locomoção serão por conta dela ou minha.

A questão mais importante a saber é sobre o que vão fazer com o superávit do exercício.  Se vão distribuir ou se vão reservar.

Vamos aguardar.

36 comentários:

Carlos Norberto Kasper disse...

Prezado Dr. Medeiros.

Penso que o resultado ao final de 2012, já é o 3º(terceiro) ano concecutivo de superávits. O BET atual é dos resultados de 2007/2008/2009. Assim, mesmo que o valor seja (somatório dos 3 anos), significativamente, menor que o da distribuição anterior teria que haver (obrigatoriamente) o ajuste do plano via distribuição deste valor. Pessoalmente, até gostaria que isto não fosse necessário, porque o BB, via REs. 26, mais uma vez, levaria 50%.
Carlos Norberto Kasper - Arroio do Meio(RS)

Medeiros disse...

Prezado Kasper,

Sobre essa questão existem opiniões divergentes. A minha é imediatista, assim como a do Nereu Lagos, presidente da AFABB PR. Acho que o melhor seria uma distribuição imediata do superávit, uma espécie de Betinho, ou uma espécie de bônus.

Existem os que acham que deva ir para a reserva para garantir a continuidade do BET.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
A pergunta sobre o que vão fazer com o superávit do exercício deveria ser feita ao patrocinador, que é quem determina tudo dentro do “PB-1”. Aliás, dizem que a Previ, a partir de setembro/2008, se transformou, com o advento da aberração jurídica denominada de resolução 26, na mais nova e rentável subsidiária do Banco do Brasil.

Ademir Martins disse...

caro MEDEIROS,

fazer o que na PREVI ??
- a gente não consegue questionar/perguntar/argumentar com "eles", principalmente o SASSERON (que depois de sair de suas raizes sindicais - conforme vi várias vezes na AABB Curitiba(PR), nas apresentações de balanços de anos anteriores, das quais participei, nada fala de diferente, nada apresenta de consistente, enfim, nada de nada), então caro amigo, infelizmente apenas "penarás"nos aeroportos para nada trazer-nos de concreto

Anônimo disse...

Bom dia Dr. Medeiros,

Gostaria de saber quanto a declaração do IR,é feita em cima do BET tbém? Pois no ano anterior foi.
Se puderes me esclarecer essa duvida, agradeço.

Anônimo disse...

Na Previ tudo é calculado antecipadamente, planejado e executado, alguem tem duvida sobre isto, basta lembrar que quem escolhe o presidente do BB é o governo, quem escolhe o Presidente da Previ é o BB, então por dedução quem manda na PREVI via BB é o governo, então temos que ter todo o zelo/atenção/cuidado preventivamente para depois não chorar sobre o leite derramado.

Medeiros disse...

Acabei de consultar a Previ e fui informado de que as despesas de avião não serão pagas por ela. Então não vou. Até porque nesta altura nem passagem mais tem no horário apropriado. Vou assistir pela internet.

Anônimo disse...

Quem é participante do PB-1 poderia exigir tambem um Porta retrato Digital que foi distribuido aos participantes convidados na reuniao convocada pela Previ???

Jair Mário Bork disse...

Caro Medeiros
Sábia decisão. Vais economizar, ou melhor, não gastar o suado dinheirinho, até porque acho uma besteira essas reuniões feitas em diversas capitais para apresentar os resultados. Certamente que as despesas dos cartolas da PREVI não serão pagas por eles, mas às custas do nosso patrimônio. E os resultados podem ser divulgados no próprio site da PREVI. Eles não pedem pra nós inibirmos o recebimento do relatório pela via impressa, por medida de economia? E depois gastam nestas viagens dos diretores aquilo que economizamos. Para mil, é apenas turismo às nossas custas.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
O Senhor fará muito bem em não comparecer a esse evento que todos classificamos como perfeitamente dispensável. Desde 2008, com a edição da famigerada resolução 26, que não há mais nada a comemorar no que concerne aos sucessivos superávits auferidos pelo “PB-1”. Imagino que os recursos despendidos com as passagens ida e volta seriam mais bem empregados caso fossem doados para a iniciativa do profº Ari no blog da Anaplab.

Anônimo disse...

Que Sasseron? Ja saiu da Previ a quase um ano! Puxa que turma mal informada! Cruz credo Sasseron hoje é um aposentado e abram o olho! Vai fundar uma Assoc. De Aposentados na cidade dele!

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, será que nesta reunião será anunciada a distribuição correspondente aos três anos superavitários, em cumprimento com as normas vigentes?Poderiam, inclusive, fazer o pagamento integral, de uma só vez.

Anônimo disse...

Calma gente. Nessa reunião do Rio dia 27, a Previ vai jogar nossa parte do superávit lá de cima do Mourisco. Pega quem lá estiver e conseguir. Eta turma boba. É evidente que não vão anunciar benefício nenhum para nós. A grana é pouca e o BB quer a metade. A outra metade, se servir para garantir o BET até 2015 tá bom demais

Anônimo disse...

Dr, Medeiros
Saude
A que ponto chegou os atuais balanços que necessitam ser explicados. Exegese, Hermeneutica.?
Ferramentas para limpar toda a sacanagem,. Pois sim ....
Abrs. Mario

Anônimo disse...

Meu amado irmão Medeiros.Não vá ao Rio.Você já conhece o Cristo Redentor .Irmão fazer o quê no Mourisco?Comer petisco?Cristo está vendo essas coisas,Irmão Medeiros.Nós economizamos;eles gastam.Dê esse dinheiro da viagem as mais necessitados aí nos pampas.Você será abençoado.Um abraço do Sa cristão Edmílson de Januária mg.

Anônimo disse...

Pelo que entendi, me parece que o colega usou o Sasseron apenas como exemplo, citando inclusive" anos anteriores". Puxa, que turma apressada para entender e criticar.

Anônimo disse...

Mederão cabra macho,

Vc vai perder o brinde da Previ? Com a megalomania da presidenta, de repente, vão sortear nesse evento um carro importado 0 Km. Tá certo que o sorteio já tem ganhador determinado, mas SÃO TANTAS EMOÇÕES...

Medeiros disse...

Esqueci de comentar o horário da apresentação. E´ às 15,00 horas.

Por que não às 14,00 horas, que permitiria maior tempo para debates ?

Luis-BH disse...

Grande Medeiros,

Sábia decisão em não ir. Afinal, certamente o trem-bala da alegria passará em Porto Alegre.

Quanto ao superávit, concordo inteiramente com você. Mesmo dividindo com o banco, dá pra receber abono de um benefício, já que a folha da Previ gira em torno de R$ 500 milhões.

O BET, tenho a impressão, não deve acabar em 2014. Muitas águas vão rolar... Existem dados da Previ e notícias nos jornais que confirmam a venda gradual de ativos de renda variável. Só espero que não seja para trocarem por investimentos seculares...

Abraço

MARIANO BRANQUINHO disse...

Dr. Medeiros, nao vá, isso tudo é arrumaçÃO, PORQUE NÃO PAGAM O QUE É NOSSO, SEM PRECISAR DE TANTAS DESPESAS. DIVULGUEM NA INTERNET, SAI MENOS ONEROSO, E SOBRA UM POUQUINHO PRA NÓS. DR. MEDEIROS CONTE CONOSCO, ESTAMOS SEMPRE LHE APOIANDO. ABS. MARIANO BRANQUINHO - J.PESSOA PB

MARIANO BRANQUINHO disse...

Dr. Medeiros, nao vá, isso tudo é arrumaçÃO, PORQUE NÃO PAGAM O QUE É NOSSO, SEM PRECISAR DE TANTAS DESPESAS. DIVULGUEM NA INTERNET, SAI MENOS ONEROSO, E SOBRA UM POUQUINHO PRA NÓS. DR. MEDEIROS CONTE CONOSCO, ESTAMOS SEMPRE LHE APOIANDO. ABS. MARIANO BRANQUINHO - J.PESSOA PB

WILSON LUIZ disse...

Caro Medeiros,
Você escreveu que assistirá à apresentação do balanço pela internet. Haverá transmissão ao vivo? Se souber, informe data, hora e site, quero dar boas risadas.

Anônimo disse...

Alguém aqui na Previ comentou que o Doutor nao vem porque a Previ nao vai bancar as despesas e a turma festejou! Um chato a menos a querer aparecer, estamos torcendo para que também nao venham a tal de Isa Musa, o Rui Brito e o Adriao, tres dos mais cri cri

sss disse...

Ao anônimo da 15:26. Porque não? Agora é moda abrir associação, né?

Anônimo disse...


Caro Medeiros e colegas,
Para reflexão: (minha opinião..);
(Trem-Bala que NADA..);

1)- Acho que, PRIORITARIAMENTE, deveríamos USAR, de imediato, nossas Defesas Constitucionais para que a pretensa Emenda aa -Minuta/Resuloção de Retirada de Patrocínio dos Fundos de Pensões-aconteça de forma equalizadora.
Sem nos prejudicar tal e qual a Res.26. Que seja palatável para ambas as partes. Não seremos mais um "AERUS/VARIG";
ISSO/ISTO SIM, É O MAIS IMPORTANTE. NÃO DEVEMOS DESVIAR O FOCO PARA "COISAS" MENOS IMPORTANTES.

REPITO: A Res./Minuta/Emenda, Regulamentadora de Retirada de Patrocínio dos Fundos de Pensões TEEM UMA ABRANGÊNCIA AVASSALADORA. Se editada nos moldes da res 26. não precisa explicar: Cai o Reis de Ouro, cai o Reis de Copas...cai TUDO!!!.


2)- Pela extirpação da Res. 26 por ser INCONSTITUCIONAL, por NÃO ter aval do Congresso Nacional. Por ser ILEGAL, como confirmado pelo Ministro Decano do STF, nas entrelinhas do seu Despacho/Sentença;

3)- PELO FIM DE ABONOS TEMPORÁRIOS.
Que os atuários, pagos pela Previ, ASSUMAM plenamente sua profissão;

NÃO TRANSFIRAM/ANENIZEM SUAS DÚVIDAS. Arrisquem-se, tal um médico em uma cirurgia arriscada/de grande porte, ora bolas;

A ATUÁRIA é uma ciência e como tal teem seus diagnósticos factíveis e aceitáveis.

3)-Como dividir os SUPERÁVITS com a Res.26, ainda sob júdce?

4)- Por que NÂO revisionar o plano, como manda a LEI. Se há Superávit é sinal que alguma coisa está errada, ora bolas-2;

5)-INVESTIMENTOS PREVI: Temos, e não há outro jeito, em CONFIAR nos administradores da PREVI.É ponto PACIFICO, ponto. NÃO TEMOS QUE NOS INTROMETER, até porque não temos acesso/noção das diversas transações diárias da PREVI.
-NO caso do Projeto "Trem Bala" por ser grandioso, envolvendo bilhões, temos que ficar de "Olho",Claro. COMO TODOS OS OUTROS, a exemplo do Projeto Rio São Francisco, que pelo silêncio, acho até que a PREVI FOI POUPADA.

RESUMINDO: O projeto Trem-bala é um "bode na sala" colocado por nós mesmos, velhinhos aloprados, não trambiqueiros no geral.

O PERIGO/O DIABO mora na Minuta- depois Resolução número TAL-,sobre a Retirada de Patrocínio dos Fundos de Pensões das Estatais, publicada ONTEM, NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO.Vai saber............. ;

/lui.

EM TEMPO: Master Medeiros...sou seu fã. Outro dia, como voce costuma dizer, falarei diretamente no seu e-mail pessoal. /lui.



Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

A Previ vem divulgando no site uma série de matérias sobre educação financeira que, imagino, sejam no sentido de “reeducar” os associados no que concerne aos seus orçamentos. Como eu, muitos entendem também que já estamos bastante cascudos para que esse tipo de informação nos seja direcionado. Penso que, aproveitando esse gancho, poderíamos enviar mensagens através do fale conosco para questionar a diretoria do fundo sobre se no bojo desse processo de reeducação financeira estariam cogitando também de abolir os encontros, sem nenhum sentido, promovidos todos os anos em diversas cidades para apresentação do resultado do "PB-1". Vale lembrar que esses eventos são conhecidos entre os associados como caravana da alegria. Imagino que, se possível, a utilização de um sistema de teleconferência e sem nenhum tipo de mordomia seria muito menos dispendioso para os cofres do fundo. Diárias de hotel e passagens aéreas seriam economizadas. Não consigo enxergar o real interesse e o custo benefício dessas apresentações in loco. Aliás, com o advento da malfadada resolução 26, não há motivo algum para se comemorar qualquer tipo de superávit já que todos sabemos que o patrocinador irá abocanhar 50% desses recursos na maior truculência possível. A propósito, vale registrar que nem a utilização dos outros 50% que pertencem aos associados a Previ pode estabelecer, sem a interferência nefasta do patrocinador, o que vai fazer com os recursos. O interessado poderá solicitar manifestação com brevidade e, também, que a resposta seja bastante objetiva atendo-se apenas ao que está sendo questionado. Que não sejam expedidos aqueles textos tipo "carimbo" que comumente são utilizados.

Anônimo disse...

Os argentinos estão todos bobos com a escolha do novo papa Francisco. Mas se esquecem que o chefe dele, Deus, é brasileiro.

Anônimo disse...

VAMOS REAJIR, LUTAR
JUNTOS, ESTAREMOS MUDANDO ESSA PREVI

Anônimo disse...

Esse anonimo de23 de março de 2013 17:55 sem querer demonstrou ser da Previ

ricardo albuquerque disse...

Medeiros.
Não deixe de ir. É isso que eles querem. Sua associação deve ter muitas milhas ou outros modos,Não sairá muito caro. Sua presença é que é imprescindível, abraços Ricardo 86073001

Anônimo disse...

Grande Medeiros, meu temor ainda maior e que TUDO no final deste ano continue na mesma, sem melhorias reais para ninguem, e do jeito que a coisa vai, vamos continuar vendo "a banda passar". Pior, ainda estamos correndo o risco de perder o extra do BET.
Bem, nem vou dizer mais nada, para um bom entendedor, como dizia meu saudoso pai, "meia palavra" ja basta.

Abraço Viana

Ademir Martins disse...

sinceramente, nem parecemos colegas de uma mesma empresa, fiz 1 comentário reportando-me a "apresentações do balanço" da PREVI (aliás, nem sei pra que, já que não nos deixam argumentar e muito menos vai mudar alguma coisa, apenas para "alguns" dirigentes viajarem e com certeza receberem suas diárias e ajudas de custo, para uma páscoa melhor"), citei o SASSERON (pois atualmente nem sei quem comparecerá para apresentar (ou melhor dizendo = para nada novo nos informar), mas já tem "colega" criticando; de antemão agradeço ao que - muito acertadamente - "captou" meu comentário - mas fica aqui minha indignação com comentário deste tipo e, como sempre, mostrando a CARA, não me escondendo no ANONIMATO.
Agradeço

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Prepare suas baterias para o caso de a tal da resolução sobre retirada de patrocinio vier a nos prejudicar. Se bem que, entre ficar com o nosso dinheiro em mãos e deixá-lo correndo riscos nas maos dos petralhas, acho que a primeira hipotese não é de todo mal.

Medeiros disse...

Colegas,

No Forum Jurídico de Brasilia, de 10 a 12 de abril, me tocou a coordenação do painel sobre a retirada de patrocínio.

Peço aos colegas que contribuam comigo com material e sugestões a respeito do tema, por favor.

Obrigado

Unknown disse...

Ao anonimo 24 de março de 2013 10:50

Cuidado porque podem ser palavras "plantadas" por outrem. Não quero prejulgar, mas se a afirmação tiver partido realmente de funcionário da PREVI, sobre o que tenho minhas dúvidas, evidencia o grau de distanciamento entre a Entidade, seus funcionários e nós, participantes/assistidos. Esquecem que somos os verdadeiros proprietários, apesar da contínua ingerencia do patrocinador/governo. E, se nosso patrimonio for extinto, perderão seus empregos.

Luiz Faraco - Florianópolis-SC

Anônimo disse...

Nada de novo no front.
Todos os assuntos que envolvem a
PREVI tornam-se notícias assustado-
ras, tudo dominado, tudo com a marca
registrada - TRADE MARK - dos donos
do galinheiro - o P.T. -

Dia 27 o PT vai divulgar o resultado
do ano de 2012 e claro, já planejan-
do abocanhar uma lasca para o BB.

Para os donos legítimos não há de
sobrar niente, ou se sobrar, será
ínfimo em relação ao patrimônio
gigantesco da PREVI .

No final de 2012 houve diversos
comentários acalorados sob a in -
terferência da Convenção de Basilé-
ia nas contas do BB - uma gritaria
geral e a gente pensando que o PT.
iria esar muito apurado - Engano -
Já estamos em março e o assunto
já é esquecimento.Pobre de nós.