PEDALADA PELADA OU PELADADA

quarta-feira, 13 de março de 2013

Antes de retornar às postagens sobre assuntos específicos nossos, e tem várias questões pendentes, vou concluir essas ponderações que tenho feito ultimamente sobre o comportamento dos aposentados e pensionistas do BB na atual conjuntura que atravessamos.

Já falei do comodismo, da falta de união, da imensa gama de reivindicações, da ausência de foco e de prioridades, da falta de tempo que nos impede de deixar alguns assuntos para depois.

Hoje vou comentar sobre maneiras de agir, formas de alcançarmos sucesso em nossas demandas, segundo meu entendimento.

Sabido que alguns insistem nas ações judiciais, outros em denúncias na mídia.

Tem ainda quem acredita em ação de políticos bem intencionados.

Por último, existem os que apostam na força das redes sociais e da internet.

De minha parte acho que o que está faltando para nós é uma atitude concreta que possa ter repercussão na mídia e, dessa forma, amedronte os dirigentes de tomar qualquer providência mais nefasta.


Lembro que houve uma época em que um colega fez greve de fome em Brasília.

Para agilizar a decisão sobre a distribuição do nosso superávit e protestar contra a falta de comunicação da Previ a respeito, resolvi fazer o peladaço no Rio.  Participaram cerca de trinta pessoas.  O resultado foi positivo, apesar de que alguns infiltrados ou invejosos tentem desvaloriza-lo.

Reproduzo o que foi escrito no Informativo da AFABB SC na época: "Peladaço - O protesto surtiu efeito e foi sucesso. Embora a Previ não reconheça, depois desse movimento, os questionamentos por telefone merecem uma atenção especial de seus funcionários, fato que não se observava até então. Somente com iniciativas como essas é que conseguiremos o atendimento de nossas reivindicações. Parabéns Medeiros."

Pois ai está claro o que venho pregando.  Sem sairmos do conforto de nossas casas e da internet não lograremos vitória.

Concluo falando da pedalada pelada em Porto Alegre contra a violência do trânsito, que reuniu cerca de cem pessoas e foi coroada de sucesso, chamando a atenção da mídia, saindo em diversos jornais, e recebendo o aplauso da população.  Não escandalizou ninguém, pois acho que já estamos adultos para esse tipo de movimento.

O que não podemos é continuar amorfos, acomodados, anestesiados.

Não temos a greve que é a principal arma do pessoal da ativa.  Mas temos outros instrumentos de pressão e de chamar a atenção.  Só temos que ter coragem de aciona-los.  Pode ser, então, que passemos a ser realmente respeitados pelos dirigentes do BB, Previ e Cassi.

30 comentários:

CT JOINVILLE disse...

concordo plenamente....tbem acho que estamos muito apáticos...um abraço dr.medeiros -
CASIMIRO - JOINVILLE(SC)

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Ainda sobre o post anterior. Olha, quando se chega a duvidar de uma declaração importante e que pode mexer com o futuro de milhares de associados e seus dependentes, feita pelo dirigente mor do nosso fundo de pensão na presença de inúmeros representantes de entidades do funcionalismo creio, então, que o caos está definitivamente instalado em nossa EFPC. Doravante não há mais nada em que possamos acreditar já que o presidente da entidade foi rotulado como um tremendo de um irresponsável, e foi levada ao extremo uma relação de desconfiança entre os associados e o quadro diretivo da entidade.

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros.

Ontem o senhor houve por bem não publicar meu comentário, escrito com
uma raiva enorme. Concordo com sua
censura ao entender que fui muito
mais rude do que o normal. Tudo em
função de aguardar há tanto tempo uma
notícia boa, vindo da PREVI e vendo
o tempo passar, tão célere, e cada
vez a gente mais apurado.

Mas, mais ameno, volto ao tema.
Suponho que precisamos de ter um
grupo de notáveis, do estilo do
senhor, Ari Zanella, Gilvan, Rossi,
para reivindicar junto a PREVI,
nossos anseios, expondo nossa si -
tuação de penúria, notadamente as
nossas queridas pensionistas.

Um encontro cara a cara, com quem
manda na PREVI, onde seria exigido
um tratamento mais humano e respeitoso para nossa gente.

Tenho a plena convicção que a PREVI
receberia nossos líderes, que são
pessoas sérias, bem intencionadas e
conhecem nossos pleitos.

Nada de peladaço e bundaço !!!!!!

Anônimo disse...

O seu post é ilustrado por duas fotos. Na segunda delas há uma cidadã de cabelos louros, de costas, pedalando de forma deslumbrante e providencialmente perto de uma placa que estabelece que é proibido parar/estacionar nas proximidades. Medeiros, tamo junto amigo nesse pedalaço ou peladaço?
E.T. – por razões óbvias estou no anonimato.

Anônimo disse...

Bravos Medeiros.

O teu blog é imperdível.

As fotos são sensacionais.

O texto ótimo.

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

O doutor tem sobradas razões. Na moleza e no computador não se consegue grande coisa. Temos que ir à luta e o quanto antes.

maria de lourde assiss disse...

imagino que a maior parte dos aposentados tenham mais de 70 anos,deve ser dificil por razoes financeiras e fisicas juntar um numero expressivo par auqalquer manifestacao,e peladacos ,entao nem se fala.

Anônimo disse...

Quanto á esse pedalaço, sugiro que seja com roupa, pois se for ao contrário acredito que ninguém comparecerá.
A não ser que contratem um grupo especializado no assunto; como o grupo Femen ( não sei se a escrita é assim).
Desejo boa sorte!

Anônimo disse...

Já imaginou a velharada pedalando pelada na porta do Planalto?
O quadro seria tão aterrador que teria inteferência até da ONU.
A bolsa cairia a zero, arri égua!

Anônimo disse...

Desta turminha de aposentados, duvi- d-o-do que alguem tenha ao menos uma bicicleta.
NAO TEM MESMO!!! Esta turma gosta e de carro. A maioria nao tem folego e mto menos destreza com a bike.
Dr. Medeiros, pega leve. Nao vai matar os velhinhos antes da hora.
Arruma uma forma mais light de protestar.

Anônimo disse...

Medeiros, você está com toda a razão. Parados aqui, frente ao computador, nada vamos conseguir. Temos que partir para ação mesmo.
Claro que o "peladaço" foi apenas uma forma de expressar que não podemos ficar imóveis no cantinho de nossa sala.
A idéia é ir prá rua, fazer qualquer barulho prá chamar a atençaõ da PREVI, do banco e da CASSI, e também da imprensa.
Eu topo, se tiver que ir ao Rio fazer uma manifestação na frente da PREVI, tô firme nessa.
Prá mim, o problema é se a manifestação for em um local muito distante. A grana aqui tá curta, aliás, muito curta.
Vamos pegar essa idéia e partir prá cima dos homens, gente...

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Sou a favor de muitos colegas - muitos mesmo - se colocarem frente à Previ com cartazes grandes e bem legiveis denunciando os desmandos na Previ, que virou nossa inimiga.Mas, sugiro que haja uma melhor logistica desta vez, já garantindo a presenças de muitos colegas do Rio e de alguns que moram perto de lá.

Anônimo disse...

hahahahahaha ...... adorei o comentário do anônimo das 15:40 h. (só que eu estou enxutaça ... rsrs).

Estou achando que a grande maioria dos acomodados está feliz e satisfeita ... não falaram que a média dos complementos da Previ era de 7,000 ?

De qualquer maneira, pode contar comigo, Dr. Medeiros, para o que estiver ao meu alcance ....

Anônimo disse...

Dr. Medeiros
Saude
Algumas vezes tuas postagens me fazem examiner meu interior.Ora com um chapeu na mao pedindo dinheiro, mas que seria ja meu. Ora me vejo com um cajado querendo bater em cabecas teimosas se fazendo de surdas. Mas vejo que o meio termo continua sendo o melhor caminho.Eh o livro da lei. Mas este exige que ao inves de pelado me vista com a toga para apelae para pessoas que tenham o poder de fazer justicae cumprir o que eh justo.Esta roupa nao me eh permitido vestir. Assim me torno aquele mero observador. Que fazer?
Abrs. Mario

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros,

Segue uma notícia que acho que pode interessar aos colegas, publicada hoje do site do STF.

Grande Abraço

Marcos

Notícias STF
Quarta-feira, 13 de março de 2013

STF declara inconstitucionais dispositivos da emenda dos precatórios

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucionais dispositivos do artigo 100 da Constituição Federal alterados pela Emenda Constitucional (EC) 62/2009, que institui o novo regime de pagamento dos precatórios. Os ministros entenderam que os pedidos encaminhados nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4357 e 4425 são procedentes em pontos que tratam da restrição à preferência de pagamento a credores com mais de 60 anos, quanto à fixação da taxa de correção monetária e quanto às regras de compensação de créditos.

Acolhendo uma questão de ordem apresentada pelo ministro Marco Aurélio na tarde desta quarta-feira (13), o STF dividiu o julgamento sobre a Emenda Constitucional 62 em duas partes, uma relativa ao artigo 100 da Constituição Federal, que institui regras gerais sobre precatórios, sendo outra parte do julgamento destinado ao artigo 97 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), o qual institui o regime especial de pagamento de precatórios. O julgamento deve ser retomado nesta quinta-feira (14), para a apreciação do artigo 97 do ADCT.

Artigo 100

Quanto ao artigo 100, os ministros julgaram inconstitucionais em parte os parágrafos 2º, 9º, 10 e 12, acompanhando o voto do ministro-relator, Ayres Britto (aposentado). Votando pela improcedência das ADIs em relação ao artigo 100, ficaram vencidos os ministros Teori Zavascki, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

No parágrafo 2º, foi considerada inconstitucional a expressão “na data de expedição do precatório”, que restringe o pagamento preferencial àqueles que já têm 60 anos completos quando da expedição do título judicial. Seguindo o entendimento manifestado pelo relator no início do julgamento, isso significaria que um credor já com 80 anos poderia ficar sem preferência, enquanto outro com 60 anos recém completos poderia ser contemplado rapidamente. Segundo o voto do ministro Ricardo Lewandowski na sessão de hoje, “excluir da preferência o sexagenário que completa a idade ao longo do processo ofende a isonomia e também a dignidade da pessoa humana e o princípio da proteção aos idosos, assegurado constitucionalmente”.

Os parágrafos 9º e 10 também foram declarados inconstitucionais, por maioria de votos, sob a alegação de ofensa ao princípio da isonomia. Os dispositivos instituem a regra da compensação, no momento do pagamento dos precatórios, dos débitos que o credor privado tem com o poder público. A regra foi considerada inconstitucional porque acrescenta uma prerrogativa ao Estado de encontro de contas entre créditos e débitos que não é assegurada ao entre privado.

Quanto ao parágrafo 12 foi considerada inconstitucional a expressão que estabelece o índice da caderneta de poupança como taxa de correção monetária dos precatórios, por ficar entendido que ele não é suficiente para recompor as perdas inflacionárias. O ministro Marco Aurélio, em seu voto, destacou a constitucionalidade de outro trecho do parágrafo, que institui a regra segundo a qual a taxa de remuneração adotada deve ser a mesma para todos os tipos de precatórios, independentemente da natureza – precatórios alimentares ou de origem tributária –, uma vez que o princípio isonômico não comportaria um tratamento diferenciado de taxas para cada caso.

FT/AD

Anônimo disse...

Adoro esse blog. Estou pronta para uma peladada a favor das pensionistas, ou quem sabe um calendário.

Alguma coisa fora do comum temos que fazer senão não conseguiremos nenhum avanço.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros por meio do Previ futuro (de acordo com a anapar 14/01/2013), os do PB1 correm o risco ( ou já está consumado) de não ter mais superávit para distribuir. leia.

Anônimo disse...

Gostaria de sugerir que cada capital enviasse um onibus (48 pessoas) para a porta da Previ.Se nao conseguirmos lotar um onibus, estamos mto fracos e desmotivados
Os cartazes com os principais topicos da manifestaçåo, seriam feitos em um so lugar.Seriam distribuidos na chegada a concentraçåo.
A manifestaçåao começaria as 10.00 hs da manha, que era pra dar tempo de todos chegarem e tomar um cafe da manha.
Feito o rebuliço, la pelas 15.00 hs os onibus ja começariam a viagem de volta.
Os representantes, tipo Dr.Medeiros, Prof. Ari, Cecilia, Isa MUsa, etc, certamente seriam recebidos para um "cala boca".
Em nåo havendo numero de aposentados suficientes para lotar um onibus, podemos lançar mao dos figurantes. Toda manifestaçåo tem.
Assim que os onibus entrassem em Brasilia, colocariamos faixas do lado de fora, chamando a atençåo para nossas reinvindicaçøes e se possivel desfilariamos em comboio ate a porta da Previ.

Anônimo disse...

Eu sou um dos indignados com o tratamento que recebo na Previ e no Judiciário. Gostaria de participar de protestos.

Anônimo disse...

Sou fanático pelo seu blog. Continue. Eles ficam loucos de inveja porque não podem ou não sabem fazer desse jeito.

A Previ está preocupada com manifestações hostis por ocasião da caravana da alegria que vai iniciar agora para divulgar o balanço.

Estão com receio de reações de desagrado.

Também pudera.

Parabéns Medeiros. E´ disso que precisamos.

Anônimo disse...

Esse blog é um colírio para os meus olhos cansados.

Que dernière...

WILSON LUIZ disse...

Caro anônimo 14 março, 10:40 hs.
Não consegui localizar nada, no site da ANAPAR, sobre a possibilidade de não haver mais superávits no PB1. Você faria o favor de transcrever, para nós, "os melhores momentos" da matéria?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Parabéns! O caminho é esse. Temos que fazer manifestações, pois greve já não podemos.Estou dentro.
jf/mg

Unknown disse...

Ao anonimo 14 de março de 2013 13:27

A sede da PREVI não é em Brasília, mas sim no Rio de Janeiro. E no Rio com certeza conseguiriamos um grande e bom número de figurantes adeptos de nossa causa. Tem muita gente de férias nas praias e todos loucos para entrar numa dessas...

Luiz Faraco - Florianópolis-SC

Anônimo disse...

Em um protesto na avenida Paulista, em São Paulo, bancários criaram um 'Portal do Inferno" em frente a uma agência do Banco do Brasil. Eles alegam que funcionários da empresa têm sofrido assédio moral.

WILSON LUIZ disse...

ABOBRINHAS & PEPINOS

TREM-BALA - Devido ao pouco interesse de empresas privadas, o governo vai bancar 80% do custo de implantação, sendo que os fundos de pensão deverão "comparecer" com 30%. O que me arrepia é a precisão com que os "cumpañeros" petistas calculam o custo das aventuras em que metem as empresas estatais. A Petrobras calculou, inicialmente, em 2 bilhões de dólares o custo da construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, não vai sair por menos de 20 bilhões. O custo do trem-bala é uma incógnita, falam até em R$ 50 bilhões, e há especialistas que acham pouco...

ADMINISTRANDO A ECONOMIA, ESTILO PT

Em todo o mundo, as bolsas de valores estão indo muito bem, nos Estados Unidos já voltaram aos índices anteriores à crise de 2008. Devido à errática política econômica brasileira(ingerência na Petrobras, previsões furadas do ministro da fazenda, cerceamento da autonomia do Banco Central para combater a inflação, etc... etc...), a BOVESPA só anda para trás. Seguisse ela a tendência da Bolsa de Nova York, como seria normal com a política econômica correta, o índice estaria em 73.500 pontos, e não 57.100, como está hoje.
O título desta postagem deveria ser pepinos, pepininhos e pepinões, do governo não sai mais abobrinhas, para descontrair um pouco.

Anônimo disse...

Ao colega das 13:27. A PREVI não é em Brasilia. É no Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

A sede da Previ não é no Ed.Mourisco que fica no RIO DE JANEIRO?

Medeiros disse...

Acho que essa alegação a respeito do Previ Futuro prejudicar o nosso plano de benefícios tem cara de provocação.

Anônimo disse...

Mederão,
Pede a colega enxutassa do dia 13 às 22:09 pra colocar uma foto pra gente dá uma aprecida. No maior respeito...