CONGRESSO DA ABRAPP INICIA COM GRANDE PARTICIPAÇÃO

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O Congresso da Abrapp iniciou com afluência de grande número de participantes..

A ABRAPP está focada e preocupada com resultados concretos a favor do sistema previdência complementar, que está estagnado há cerca de dez anos, girando em torno de apenas 350 fundos de pensão, inclusive com os instituídos.

As empresas atualmente não estão estimuladas a abrir novos fundos fechados, especialmente com benefício definido.

O sistema quer crescer, como acontece com a previdência privada aberta. Para isso necessita de resultados.

Um dos palestrantes chamou atenção de que mais importante do que resultados é a agregação de VALORES.  Enfatizou que o participante quer saber  de valores antes de resultados.  Quer saber o que ele ganha em fazer parte de um fundo de pensão, em contribuir para esse fundo.

O Presidente da Abrapp também falou, em certa altura, que o sistema tem que ampliar o diálogo com os participantes.  Gostei dessa afirmativa.

O que causou forte impacto foi a declaração de outro palestrante a respeito dos resultados negativos que os fundos terão neste ano de 2013 de retorno.  Para ele será o pior ano do sistema e a causa é a meta atuarial que sofreu com os juros baixos.

O que tem melhorado o humor é que a bolsa alcançou o patamar de 54.000, conforme minha previsão quando ela estava a 44.000, há pouco tempo atrás. Não ganhou dinheiro quem não quis. 

Estão chamando para a palestra da tarde.

O diretor Marcel da Previ não veio ao Congresso. Está no exterior a serviço. Infelizmente.

14 comentários:

Anônimo disse...

O poupador/investidor, ao contrário do que muitos podem imaginar, não é bobo. Quando ele toma conhecimento de que no Brasil, ao contrário do resto do mundo, uma pessoa jurídica pode ser patrocinador e, ao mesmo tempo e da noite para o dia, se tornar beneficiário de um fundo de pensão, ele jamais vai verter contribuições para um sistema de previdência complementar que possui em seu bojo entidades dessa espécie. Aliás, diga-se de passagem, da pior espécie. Isso acontece ao amparo de órgãos travestidos de reguladores e fiscalizadores de um sistema capenga, hoje “desfrutando” de pouca credibilidade e confiança perante a opinião pública.

Anônimo disse...

Tá vendo Bruxo? É como você disse, rumo aos 60.000 ptos.

Anônimo disse...

Prezado dr. Medeiros,

E´verdade que o mestre Ruy Brito vai fazer uma palestra na AFABB RS no dia 25 deste mes de setembro ?

Medeiros disse...

Sim, é verdade.

Vai ser às 14,30 horas em nosso auditório. Vai falar sobre Previ. Quem quiser pode assistir. Vai valer a pena. O RUy é mestre em Previ.

Anônimo disse...

Então o diretor Marcel anda viajando pelo exterior justamente no congresso de previdência, anda desfrutando do cargo, quem diria. E nós é que pagamos.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Quando o senhor falou que ia se encontrar com o Marcel no Congresso, não deu outra, ele fugiu pro exterior. E com o nosso dinheirinho. Por onde ele anda e o que anda fazendo ?

Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O sistema de previdencia complementar está em crise de credibilidade. Ninguem acredita mais nos dirigentes e nos investimentos que eles fazem. E isso que causa a estagnação.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Seria ótimo se pudéssemos assistir via “Youtube”, a palestra do Mestre Ruy Brito, na AFABB-RS, tendo em vista dificuldades de locomoção de muitos de nós, moradores de outros estados, até Porto Alegre. É possível postar no Rede-SOS, após salvar no PC, via camera, ou ainda, através de câmera de vídeo dotada de um dispositivo que “joga” direto para o “You Tube”.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, entendo que o comentário inicial deste post (09.09.13 às 15:05hs), s.m.j., pôs o dedo diretamente em cima da ferida. Gostaria de saber a sua opinião sobre quais poderiam ser as causas dessa estagnação do sistema de previdência complementar aqui no Brasil.

edsomn disse...

Quando a pessoa mais esperada não aparece em um congresso ou coisa parecida a credibilidade que já baixa imagina?

Edson Gomes

Jair Bork disse...

Hoje, as bolsas mundiais, sem exceção, estão operando em alta, e alta expressiva, algumas acima de 3%. O dia promete. Tomara que a Bovespa não invente de navegar na contramão. Quem viver, verá.

Paulo Beno, disse...

Dr. Medeiros e Diretoria AFABB/RS,

Li a resposta em 00:10 hrs, e agendei:


Vou ao auditório da AFABB-RS na tarde de quarta-feira, dia 25 de setembro.

Assistir ao Mestre Ruy Brito é imperdível!
Parabéns pela iniciativa.

Paulo Beno - Carazinho (RS)

Anônimo disse...

Enquanto isso, ainda vivem mentindo através de uma média pouco esclarecida, digamos assim. Vide: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2013/09/fundos-de-pensao-ajudam-a-manter-a-renda-durante-a-aposentaria-4263700.html

Porque será que educação e saúde nunca terão uma resposta satisfatória dos governos brasileiros?
Em tempo: Já que todo o rendimento é, segundo a reportagem, distribuída entre os participantes, cadê os 7,5 BI que o BB levou e não quer devolver?