CELIA LARICCHIA NA AFABB-RS:"" E´ CEDO PARA SE FALAR EM SUSPENSÃO DO BET

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A palestra da Celia Laricchia na AFABB-RS, ontem, à tarde, a exemplo de Ruy Brito, foi coroada de sucesso.  O auditório estava novamente cheio de associados, ansiosos para receber as informações trazidas pela nossa representante eleita no Conselho Deliberativo da PREVI.

Estavam presentes diversas personalidades do funcionalismo do BB, ex-superintendentes regionais, como Leonidas Maia Albuquerque, Jaime Mayer, Scarton, Odylo Tirelli, vice presidente da OAB-RS, delegado e gerente da Cooperforte, coordenador do conselho de usuários da CASSI, presidente do conselho da AABB-POA, Luiz Dalton, ex candidato à PREVI pela Semente da União, e tantos outros. Era, sem dúvida, uma platéia seleta e numerosa.



Celia Laricchia centrou sua palestra em torno do teto de benefícios, resultados da Previ neste exercício, suspensão do BET e retomada das contribuições, empréstimo simples, P-220 e reivindicações das pensionistas.

Sobre o teto de benefícios Celia informou que os conselheiros eleitos registraram na última reunião do conselho sua indignação pelo fato da PREVI não cumprir a determinação da PREVIC favorável à implantação do teto estipulado em 2008, que era de 28 mil e atualmente estaria em 33.000. O BB solicitou novo parecer da AGU e prazo de 90 dias. Celia acha que a PREVIC assim que receber o parecer da AGU vai endurecer e mandar cumprir o teto já aprovado.  Nessa parte de sua palestra ela permitiu os apartes do colega Elias Umpierre, que revelou estar inconformado com essa situação que privilegia mais de uma centena de dirigentes.

Depois falou sobre os resultados do atual exercício, informando que em setembro o resultado negativo era de cerca de 2 bi e 600 milhões.  Em agosto era de cinco bilhões, portanto já houve uma melhora.  Se o exercício fechar negativo o BET não se sustenta, mas Celia acha que é cedo para se chegar a uma conclusão tão negativa. A bolsa dá sinais de melhoria e existe ainda o resultado do exercício anterior, de um bilhão, que pode ser utilizado, além de operações como a dos bônus, que foi aplicada no ano passado. Em sua opinião, deve ser cumprido o acordado no memorando de entendimentos que previa o BET até final de 2014.

Sobre empréstimos simples falou que em outubro ocorrerá a revisão e que o limite deverá ir para cento e trinta mil reais, mas se colocou a disposição para lutar por melhores condições no conselho e solicitou estudos e sugestões nesse sentido por parte da AFABB RS.

E sobre as pensionistas ela se referiu que é simpática à causa do aumento do índice das pensões e que assim que a conjuntura melhorar continuará lutando a favor delas.

A palestra da Celia foi abrilhantada pelos pronunciamentos do ex superintendente Leonidas Maia Albuquerque, que falou sobre o projeto do deputado Paulo Bauer contra a resolução 26 e pelo colega Luiz Dalton que apresentou diversas ponderações a respeito do posicionamento nefasto do Banco do Brasil perante a Previ, que deixou de ser um patrocinador para se transformar num mero apropriador indébito dos nossos recursos no fundo.

Celia prometeu voltar à AFABB RS mais vezes especialmente quando tiver notícias boas para transmitir aos associados, tendo conquistado o auditório com sua serenidade, simpatia e competência no trato dos assuntos que abordou.

36 comentários:

Anônimo disse...

Positiva a reunião.
Não devemos tratar a Previ como inimiga, pelo contrário.
Mas vamos manter a atuação e cobrar a atuação das entidades que nos representam.
Contuinuar na luta!!!

Anônimo disse...



É, como diria Erich Maria Remarque:

"Nada de novo no front".

Infelizmente.

Anônimo disse...

Gostei das respostas da Célia e também dela ter ido ao encontro dos aposentados.Precisamos e temos direito a essa abertura com os dirigentes da Previ, que nos atendam, que nos procurem e que respondam as questões e as justifiquem.

Anônimo disse...

Concordo com o colega de 11;09.

A PREVI não é nossa inimiga.
A PREVI é, infelizmente, dominada pelo P.T., que visa apenas o interesse espúrio do partido.

Estivesse a PREVI, NOSSA PREVI, sob o comando de figuras ilustres, vocacionadas com o mais lídimo interesse da nossa associação, sem a cauda presa com os asseclas de São Bernardo do Campo, a gente não estaria passando por tanto perrengue, teríamos uma velhice mais amena e confortável.

De figuras ilustres, apenas nomes mais atuantes, cujo posicionamento na cúpula da PREVI a gente deseja tanto:

João Rossi Neto
Dr. Medeiros
Professo Ari Zanella
Isa Musa de Noronha
Cecília Garcez
Antonio José de Carvalho
Luiz Dalton da Silva Lopes

Só alguns expoentes.
Afinal não custa nada sonhar .

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

O órgão máximo de uma EFPC é o seu conselho deliberativo. Uma legítima representante desse conselho, eleita pelo voto dos associados afirma, no que concerne ao fim do Bet em dez/2013, que ainda é “cedo para se chegar a uma conclusão tão negativa e que, em sua opinião, deve ser cumprido o acordado no memorando de entendimentos que previa o BET até final de 2014”, pergunto se não deveria apurar-se e punir-se o responsável pela divulgação de matéria tão pessimista e alarmista no último exemplar da revista Previ de agosto/13? Os estragos causados nos corações & mentes dos associados repercutem até hoje. Vale lembrar que recentemente alguém dessa mesma Previ se arvorou em divulgar que os atrasados relativos à correção dos benefícios temporários que, por consequência, equivalem a vinte por cento dos benefícios permanentes, não estariam sujeitos à correção pela inflação do período. Paralelamente não há, até o momento, uma linha sequer no site acerca do não cumprimento da determinação do órgão fiscalizador sobre a fixação do teto de benefícios de dirigentes estatutários. Ta feia a coisa.

HELENO PINTO NOBRE disse...


LENDO OS COMENTÁRIOS E COMO SOU UM REVOLTADO E INDIGNADO; QUE FUI MUITO MALTRATADO ( FATOR PREVIDENCIÁRIO ; POR APENAS 06 MESES ; TINHA 29 ANOS E MEIO DE CONTRIBUIÇÃO EM 1998) AS PESSOAS ESQUECEM RÁPIDO. EU NÃO .!!!. E COMO IA DIZENDO MUITO MALTRATADO DESDE O DES-GOVERNO DO MALDITO FHC ; ACHO ; DENTRO DA MINHA INSIGNIFICÂNCIA; UM VERDADEIRO ABSURDO O BB TER SOLICITADO NOVO PARECER DA TAL AGU ( NEM SEI PARA QUE VALE ISTO ).; E UM PRAZO AINDA DE 90 DIAS PARA JULGAR ALGO QUE JÁ VEM SENDO FEITO ERRADO ; À NEM SEI QUANTO TEMPO. É MUITA SACANAGEM SINCERAMENTE .! ISTO É QUE NEM OS TAIS DE "EMBARGOS INFRINGENTES" SOLICITADOS PELOS "CULPADOS MENSALEIROS".
ROUBAM DESCARADAMENTE E FICA POR ISTO MESMO . QUE ; MAIS 90 DIAS ;QUE IRÁ FICAR PARA 2014 QUE NÃO VAI SER OBSERVADO COISA NENHUMA,! ANO QUE VEM TEM A TAL DA "INLEIÇÃO" ( GOZAÇÃO) ; TEM A TAL DA COPA DE FUTEBOL. VOCÊS ACHAM QUE ESTES 90 DIAS VÃO FUNCIONAR ? VÃO VIRAR 360 DIAS OU MAIS . BANDO DE BANDIDOS. NEM ACREDITO NESTA MARGINÁLIA QUE OPERA A (IN) JUSTIÇA ; NESTE BANANÃO.

ESTAMOS REALMENTE TOTALMENTE FERRADOS ; E COMENDO; "TOMANDO" "CAJU" ; PARA NÃO DIZER OUTRA COISA.
ESTE BANANÃO É SAFADO E EXTREMAMENTE MAU; MAS MUITO MAU "ADMINISTRADO" E AINDA QUEREM CONTINUAR "ADMINISTRANDO" COM TODA ESTA ROUBALHEIRA. OU ACHAM QUE NÃO HÁ ROUBALHEIRA NESTA BANANÃO ?? ; CORRUPÇÃO TAMBÉM E EM LARGUÍSSIMA ESCALA .
E TODO MUNDO PARECE ALIENADO COM TUDO O QUE ESTA ACONTECENDO .! ESTÃO PREOCUPADOS COM A TAL DA COPA DO MUNDO. BARBARIDADE QUE VERGONHA DE PAÍS .

HPN; MATRIC. 3984740-3 ; JAMAIS ANÔNIMO E COMO SEMPRE ; REVOLTADO E INDIGNADO. SEI QUE NÃO ADIANTA NADA; MAS PELO MENOS CONSIGO BOTAR PARA FORA A MINHA INSATISFAÇÃO.! É O QUE ME RESTA .!!!!

"BANDIDOS ENROLÕES" (DES)GOVERNANTES DESTE BANANÃO .!!!!
"E O INFERNO É POUCO PARA ELES.!!

Marco Aurelio Damiano - Guaxupé-MG disse...

Saiu na Folha de São Paulo, hoje, pag. A4 (Painel):

"Em setembro, sindicatos e associações de pensionistas dos Correios divulgaram carta aberta a Dilma pedindo providências no Postalis, fundo de pensão da estatal. Ontem, o diretor financeiro, Ricardo Oliveira Azevedo, pediu demissão.

No texto, as entidades apontavam "investimentos duvidosos que provocaram déficits elevados no plano de previdência", e pediam a saída de Azevedo."

Minha conclusão: Taí um bom exemplo a ser seguido pelas associações que nos representam. Afinal, estamos em ano pré-eleitoral e as centenas de milhares de votos dos funcis da ativa e aposentados do Plano 1 podem fazer uma diferença.

PENSIONISTA disse...

Pois é, sobre as Pensionistas ficamos na mesma. Sem novidades!!!

Anônimo disse...

Não li nenhuma novidade sobre a reunião com a Celia.
Mais uma vez so bla bla bla.

Anônimo disse...

O problema é que, num momento de agitação como vivemos, muitas pessoas, grupos e até mesmo entidades, se embatem na conquista pelo poder. E quem está realmente focado na questão da saúde financeira e administrativa da Previ, e nos benefícios advindos da boa gestão fica sem saber em quem acreditar. A gente acessa alguns blogs, sites de associações e desconfia das "verdades" ditas. Esse Blog do Medeiros traz uma certa confiança até pela sua postura serena, equilibrada. Os que disseminam o ódio, mesmo que nas entrelinhas, prejudicam o debate e a busca de soluções.

Anônimo disse...

E sobre a proposta do João Rossi Neto ?

Medeiros disse...

Mostrei para Celia a proposição do João Rossi Neto de uma negociação com o BB a respeito da incorporação do BET. Ela leu e levou o documento para análise e debate junto aos demais conselheiros. Ela está defendendo uma nova reunião das associações com a diretoria da PREVI para debater o assunto. No momento está empenhada em garantir o pagamento do BET em 2014.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Insisto no blábláblá. O que de positivo o senhor achou da reunião com a Celia ?

Medeiros disse...

Vários pontos positivos.

As informações atuais que ela trouxe sobre os números da PREVI, de setembro; a declaração dela de que está alinhada com as nossas reivindicações e reclamações; a indignação registrada em ata pela não obediência da Previ à determinação da PREVIC; a disposição de lutar pela continuidade do pagamento do BET em 2014; a disposição pelo diálogo e a aceitação da crítica dos descontentes com a atuação dos eleitos. E outras mais. Temos que olhar o bom e não apenas o lado negativo.

Anônimo disse...

Colegas,

Não acredito mais nesse pessoal da Previ/Bb/governo. São todos dissimulados, é pra depois é pra depois, comissões, grupos de trabalho, etc..., etc... e mais ferro na gente.
Propostas que são feitas e depois distorcidas ao bel prazer do banco.
Estou ficando com raiva!

Anônimo disse...

Essa proposta de reunião das associações com a diretoria da PREVI é muito boa. Seria bom a presença da ANABB.
Quem sabe um abaixo assinado com nossas reinvidicações.
Garantir o BET para 2014 e esperar um 2014 de crescimento econômico que pode vir com o próprio governo do PT, abrindo as suas torneiras ou o surgimento de uma alternativa na eleição presidencial, que crie uma expectativa positiva no mercado brasileiro.

Anônimo disse...

Ilustre Mestre MEDEIROS:


Apesar de não ter estado presente, achei a reunião com a Sra.CÉLIA LARICCHIA "altamente proveitosa" e seus resultados/promessas muito factíveis e convincentes. O QUE É QUE O PESSOAL QUER? QUE ELA SE TORNE UMA MENTIROSA E DIVULGADORA DE "FALSAS PROMESSAS" (das quais estamos fartos e das quais todos se queixam)? O ano está findando e 2014 está próximo, a média de idade do brasileiro subiu para 75 anos, por quê então à pressa? CALMA PESSOAL!

JOSÉ AFONSO SOBRINHO - Natal - (RN), 10/outubro/2013

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Estamos cansados dessa política do "morde e assopra" . A Revista da Previ destila seu veneno terrorista e depois vem essa senhora e desfala tudo? Onde vamos parar? Estamos num Jardim de Infância?
Somos idosos e não idiotas

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Pelo que foi reportado não vi nada de novo. Palestra retórica. Não houve comprometimento que eu, particularmente, esperava.

Reuniões da Previ com associações?

Quais associações que não estão contaminadas?

A maioria usa o sistema de trocas de cadeiras. Hoje estou aqui e amanhã ali. Diretor de associação e conselheiro na Previ.

A verdade nua e crua e que nada vai mudar.

A legislação e os normativos tem que ser cumpridos, pelo menos quanto a nós.

Nós nem existimos. Não pertencemos a nenhum corpo social. Não votamos porque não há obrigação de consulta ao corpo social. Não existimos.

Então o que vemos e ouvimos é somente o blá, blá, blá, que nunca onde nunca vai nos trazer algum tipo de resultado positivo.

O estatuto nos permiti solicitar alterações em seus normativos e eu nunca vi ou ouvi alguém aventar essa possibilidade. Por que?
É utópico? Falta de vontade?

Quais interesses nos atropelam?

Cansei. É preciso ação.

Boa sorte a todos.

Anônimo disse...

Mestre Medeiros, você escreveu que entre os assuntos abordados estava o problema dos P-220, mas não mencionou o caso depois. Afinal, foi falado alguma coisa sobre o assunto?

Anônimo disse...

Colegas,
A previ já deve ter se dado conta da besteira que fez na revista. Agora vai começar o périplo pelo país, a nossa custa, para tentar passar uma borracha cor de rosa na publicação.

Anônimo disse...

A questão não é se a PREVI é nossa inimiga ou não.
Na cultura política do Brasil, onde o dinheiro público é considerado como moeda de barganha política ou serve apenas aos interesses dos governantes para desvios e negociatas, qualquer empresa pública com património sólido se torna "a galinha dos ovos de ouro" e é nessas empresas que os governos montam suas estratégias para ficar com a "chave do cofre" e por a mão na bolada que está lá guardada.
É neste contexto que os fundos de pensão das empresas ligadas ao governo são vistos como a fonte de recursos que bancam suas aventuras politicas.
Não é a toa que Postalis, Funcef, Previ, Petros são conduzidas com mãos de ferro por seus patrocinadores, pois eles estão alinhados com os interesses do "patrão". Assim se apoderam do patrimônio que foi construído ao longo dos anos pelas contribuições dos seus empregados e os transforma em "reserva estratégica".
Em alguns casos, as aventuras beiram a gestão temerária.
Seja qual for o Governo, PT, PSDB, FHC, Lula, Dilma, Aécio, este será o modelo de gestão dos fundos de pensão que vão adotar.
O único que eles parecem preservar é o Centros, do BC.

Cláudio

Medeiros disse...

Sobre os P 220 a Celia falou que a ação coletiva ajuizada pela AAFBB vai bem e tudo indica que será julgada procedente. O escritório que patrocina a ação é o de Sergio Bermudes, que tem elevado conceito jurídico e apresentou uma réplica de alto nível.

Anônimo disse...


SIME O PRAZO, PARA O ENDIVIDAMENTO SIMPLES, VAI AUMENTAR E OS COITADOS DOS OITENTOES FICAM COMO.
PELO QUE VEJO NAO ESTAO LENDO O ART 5. da CF de 1988.


Anônimo disse...

O que merece parabéns o dr. Medeiros é que ele consegue mobilizar os velhinhos da afabb rs para assistirem as palestras. Merece nossos aplausos, casa cheia. Parabens dr. Medeiros

Anônimo disse...

E´ verdade. Eu estava lá. Tinham mais de 150 pessoas. Quem consegue essa participação ? Na palestra do Ruy tinham 160. Maravilha. Continue dr. Medeiros. Só essa participação já é um milagre e vale o esforço.

Ruben

Anônimo disse...

MARINA SOCORRO!!!

TÁ TODO MUNDO DOIDO

SOCORRO MARINA!!!!

TÃO ROUBANDO MINHA APOSENTADORIA

Everton disse...

Só com a devolução dos que estão recebendo acima do teto dá para pagar Bet para muitos por um bom tempo

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, TIRO O CHAPEU, TIRO A MASCARA, TIRO A VERGONHA E AGRADEÇO MUITO POR SEU BLOG, SEU BLOG É NOSSO ENERGETICO DO DIA A DIA, A VIDA E GOSTOSA DO JEITO QUE O SR. DR. MOSTRA. TAVA TUDO INDO PRA GUELA ABAIXO COM O TERRORISMO DA REVISTA PREVI E VEM NOVA NOTICIA QUE NOS ALEGRA POR ENQUANTO!!!! VAMOS VIVER NUMA BOA GENTE, A BOVESPA VAI SUBIR PRA CACETE ATE O FIM DO ANO. TEM QUE PENSAR ASSIM, SE NAO HAJA, U.T.I!!!!

Anônimo disse...

Talvez o pessoal da previ resolveu "conversar" (comprar tempo), para que ninguém pense em intervenção na instituição agora.

Anônimo disse...

Reunião das associações com a Previ?
Solicitar a Anabb? Nem precisa. Ela vai estar presente, representando o banco.
Dos ilustres para a cúpula da Previ, é preciso analisar bem.
Alguns já estiveram lá e o que desejam é retornar.
Outros, já estão a tanto tempo "trabalhando" pelos nossos interesses, que merecem o repouso dos guerreiros. Com os nossos sinceros e ingênuos agradecimentos.
Um só fez um bom trabalho no conselho fiscal: Dr. Medeiros.
Renovação já!!!

Diogo disse...

Dentro da realidade que se vive, o fato da conselheira da Previ dizer que vai lutar pela manutenção do BET em 2014 já é um avanço. Como também o fato dela dizer que vai lutar pelas pensionistas.

Contudo, ao dizer(implicitamente) que foi prematura a manchete da última revista da Previ, ela(conselheira) praticamente disse que os dirigentes da Previ são, no mínimo, precipitados. O que não deixa de ser um puxão de orelhas.

Vamos ver o desenrolar dos acontecimento...tenho a impressão de que, se a bolsa não despencar, haverá uma saída para a manutenção do BET em 2014. Mas, acho que o conjunto dos aposentados achará isso pouco.

Anônimo disse...

Anônimo 1945:
Ótima palestra.
Desse pessoal da PREVI a colega foi disparada a melhor que apareceu nos últimos tempos. Serena, articulada, prestando contas, falando sem subterfúgios sobre os temas de interesse. Gostei de receber já na entrada uma cópia da manifestação da conselheira sobre o absurdo que a direção do banco está fazendo com o teto de benefícios. Ela mostrou que gosta da boa briga: a nossa. Registrou em ata do conselho a indignação com a enrolação do patrocinador. O site da ANABB registra outras manifestações dela e de outros sobre esse absurdo.
Pena foi ver o Luiz Dalton tão grosseiramente agressivo. Se queria ficar mais conhecido, conseguiu. No final tava todo mundo perguntando quem era o autor da aspereza.
Ironizar por ela também ter cargo em associação e ser conselheira na Randon foi dose... Todos aqui acompanhamos o trabalho do Medeiros quando dirigia nossa Associação, presidia o Conselho Fiscal da PREVI, e integrava o conselho da Vale e também de outras entidades representativas . É sacrificado, mas quem sabe se administrar não se assusta.
Bom, voltando para o positivo, parabéns ao Medeiros e à Associação pela iniciativa. Dez!

Anônimo disse...

Colegas,
A quem puder ajudar-me, já hipoteco meus agradecimentos.

No recebimento de RPV de ação de cobrança indevida de imposto de renda sobre a venda de férias e licenças prêmios:
1) Desconta-se imposto de renda sobre o valor da mesma? Se sim, qual a taxa?
2) Há correção do valor, da data do cadastro da requisição até o dia da disponibilidade do crédito na Caixa ou BB? Se sim quais os íncides a serem aplicados?
Abraços

Anônimo disse...

Colega Diogo,
Faz um ano e o sr. marcel dizia a mesma coisa. parece até uma leitura atrasada.

Anônimo disse...

Se Célia Larichia é do Conselho Deliberativo da PREVI, isto significa que ela coroborou ou corobora com as ações que a PREVI vem tomando em relação aos aposentados, inclusive com a retirada do BET.
E agora ela joga do outro lado nos fazendo crer vai instar a PREVI a mudar de ideia!?
Ou nós somos tolos ou Céia Larichia se acha muito esperta... aacha que engana os velhinhos.