O DOUTOR CACHAPUZ, MEU PAI !

sábado, 13 de agosto de 2016

Tenho saudades de meu pai, Dirceu Cachapuz de Medeiros, mais conhecido como Dr. Cachapuz .


Ontem um colega de banco,  de Livramento , veio me visitar na AFABB RS, Samuel Leite, 85 anos, e  se lembrou carinhosamente da atuação do doutor Cachapuz como advogado do Banco do Brasil na fronteira oeste gaúcha, com sede em Uruguaiana, tecendo elogios para sua conduta profissional e de cidadão.  Naturalmente, me emocionei com a lembrança.

Quando chegou em Uruguaiana como Juiz ele era conhecido como Dr. Cachapuz de Medeiros. Cachapuz era o sobrenome de sua mãe, Coló, família gaúcha de Lavras do Sul. Medeiros era o sobrenome de seu pai, desembargador José Bernardo, de Caicó, Rio Grande do Norte. Por discordar de medida autoritária do Governador Flores da Cunha, ligado à Borges de Medeiros, renunciou à magistratura e passou a advogar, inclusive na área criminal, fazendo júri, com alguns casos célebres na região. Mais tarde ingressou no Banco do Brasil como advogado.

Era uma figura austera, um cidadão exemplar, um emérito professor. Tinha um enorme senso familiar. A família como célula mater da sociedade. A família acima de tudo.



Meu pai era um idealista.  Na defesa de seus ideais arriscava a própria vida. Participou da revolução de trinta que levou Getulio ao poder, alistando se no exército da Aliança Liberal.  Foi no trem que conduziu Getulio ao Rio de JJaneiro e tirou fotografia no obelisco da Avenida Rio Branco, onde os Gauchos amarraram seus cavalos. Ameaçado de morte em São Borja, por seu trabalho como advogado do banco contra pecuaristas fortes da campanha, antigos coronéis, enfrentou os capangas amontoados na frente do Fórum, fortemente e ostensivamente armados, pediu licença, sozinho, o Gerente o abandonou, passou pelo meio deles e foi protocolar as petições indesejadas, sob o espanto do juiz. Retornou ileso.



Devo muito a meu pai. Era professor do Colégio Santana onde estudei e me formei no Científico, com láurea. cuja medalha recebi de suas mãos. Me deu aulas de História do Brasil. Excepcionais aulas. Era um educador nato. Procurava formar o cidadão, com noções de ética e de moral cívica.

Era muito religioso. Total respeito e confiança no patrão veio lá de cima. Obrava por conta de recompensa puramente divina, desinteressado de bens materiais.

Me deixou grandes lições de vida. Procuro seguir seus ensinamentos e seu exemplo de bravura, mesmo que tenuemente, na defesa dos direitos ameaçados dos aposentados, das pensionistas e dos idosos.

Tinha defeitos. Certamente. Quem não os tem. Até a lua, em suas noites mais brilhantes, ostenta manchas em sua face sem comprometer seu esplendor.

Neste dia dos pais minha tardia e sincera homenagem ao meu pai.  Tenho saudades dele. Tinha muita admiração, respeito e amor pelo dr. Cachapuz. Faz falta.  e , peço licença, para, na pessoa dele, homenagear a todos os pais que frequentam o blog, na certeza de que a missão de pai não é fácil, mas é digna e meritória. Parabéns.

12 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Dr. Realmente V. Sa. teve berço. Isso explica muito de sua postura ética.
Seu saudoso pai lhe mostrou o caminho correto e o Dr. escolheu por segui-lo.

Seus filhos e netos não podem reclamar de não ter em quem se espelhar.

Fica minha homenagem pelo dias dos pais

Saúde e paz

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

14 DE AGOSTO
Ilustre Doutor Medeiros, neste 14 de agosto, quero-te cumprimentar e a todos os teus seguidores que têm a graça divina da paternidade. A todos, coragem, saúde e paz.

Grato por tudo e PAZ E BEM!

"Disse Tobit a seu filho, Tobias: 'Lembra-te do Senhor, diariamente e não peques ou transgridas seus mandamentos. Pratica boas obras. Dá esmola. Sê vigilante e educado. Portanto, meu filho, lembra-te dos mandamentos do Senhor e não os apague do seu coração." Tobias 4

jeanne disse...

Medeiros, linda homenagem ao seu pai e a todos os pais. Parabens pelo dia dos pais. Sinto muita falta tambem do meu. Restam só as boas lembranças. Felicidades a voce a a todos os pais neste dia.Abraços, Jeanne.

Anônimo disse...

Conheci o Dr. Cachapuz. Merecida homenagem. Mas acho que o filho saiu melhor que o pai.

Saldanha Livramento

Anônimo disse...

Parabéns pelo dia dos pais, Dr Medeiros

Anônimo disse...

Respeito ao Dr Cachapuz mas amo ao Dr Medeiros

Adelaide

Anônimo disse...

Parabéns Dr Medeiros. O doutor é nosso pai. Pai das pensionistas. Está sempre nos ajudando e dando apoio. Passe um dia bom na companhia de seus filhos de sangue.

Anônimo disse...

Parabéns doutor. Um grande pai.

Ignes

Anônimo disse...

Também conheci o Dr Dirceu Cachapuz. Mas o filho não fica nem um pouquinho atrás. Parabéns pelo dia doutor Medeiros

Josefa

Anônimo disse...

Carinho e louvor pela data que você merece.

Medeiros disse...

A todos e todas que me enviaram cumprimentos pelo dia dos país agradeço e retribuo. Forte abraço

Anônimo disse...

Uma justa e linda homenegem a seu pai