URUGUAIANA , MEU BERÇO, MINHA RAIZ

domingo, 23 de abril de 2017

Estive em Uruguaiana neste final de semana.  Fui para o aniversário de minha neta Carolina, que festejou seus doze anos de idade.


Sempre que vou a Uruguaiana visito a cripta da catedral de Santana. É lá que estão os restos mortais de meus pais e de minha avó., junto com do bispo Dom Luiz Felipe de Nadal, que oficiou o meu casamento com a Ana em 1963. É um local que me provoca reflexões profundas a respeito da vida  e de suas vicissitudes.

Ali eu consigo afogar eventuais mágoas e ressentimentos, adquirir forças para suportar algumas ingratidões e incompreensões,  renovar as minhas esperanças na justiça e na humanidade, e, principalmente, recuperar minhas energias para o combate árduo que a vida sempre me impôs. Saio  de lá sereno e renovado.

Da Catedral atravesso a rua e adentro na praça Barão do Rio Branco, onde brinquei na minha infância Eu era feliz e sabia disso. A praça ainda possui algumas árvores daquele tempo. Me faz um bem danado passear por lá. A casa de minha família ficava defronte à praça. A agência do Banco do Brasil também.


Para completar o passeio nostálgico, mas salutar e recuperador,  vou até a beira do rio Uruguai aplaudir o fantástico por do sol, inigualável, com um crepúsculo demorado e igualmente espetacular.


Uruguaiana não é só o meu berço, a cidade onde nasci, mas é a minha raiz, o lugar onde aprendi a cultuar os princípios éticos e os ideais que moldaram minhas atitudes e minha postura profissional e funcional. Uruguaiana tem história heróica na guerra do Paraguai. Mas agora está com uma nódoa em razão do envolvimento do prefeito e vereadores com a Odebrecht.

Voltei de Uruguaiana reenergizado a tempo de assistir pela TV o Inter vencer o Caxias nos pênaltis e ir ara a final do campeonato gaúcho. Estou feliz. Vai jogar a final contra o Novo Hamburgo.

Acho que todos nós precisamos de ter um porto seguro, um lugar onde ficamos abrigados das invejas, das maldades e das ingratidões. Para mim esse lugar está em Uruguaiana, meu berço,minha raiz.



11 comentários:

Anônimo disse...

Renovando energias em suas raízes, dr.Medeiros..!
Que bom! Temos, todos nós, voltarmos às raízes, e nos energizar sempre que pudermos..!

Grande abraço!

Janone

Anônimo disse...

Fundos de pensão têm rombo de R$ 70,6 bilhões no Brasil
Fundos são poupanças formadas por trabalhadores de uma mesma empresa com a finalidade de complementar a aposentadoria; os maiores são de empresas estatais


Fonte:http://veja.abril.com.br/economia/fundos-de-pensao-tem-rombo-de-r-706-bilhoes-no-brasil/

Nildete disse...


Bom dia!

Suas reflexões são lindas e me causaram emoção. Muitas felicidades pra você e sua família.

Um abraço.

Anônimo disse...

Adoro esse blog. Emocionante.

Tere

Anônimo disse...

Dr Medeiros

Sim, todos nós precisamos de um Porto Seguro. Que bom ler suas reflexões.

Ademar

Anônimo disse...

É verdade, doutor. Tem muito ingrato é invejoso por aí. Os vencedores, como você, sofrem assédio permanente de pessoas que deveriam ser gratas e ao contrário buscam incomodar e perturbar. Mas mantenha a serenidade. Os cães ladram enquanto a caravana passa. Avante.

Anônimo disse...



Nada de novo no Blog.

Antônio Eustáquio

Anônimo disse...

Ótimo podst

Anônimo disse...

Me deu vontade de conhecer Uruguaiana. As fotos estão magníficas. Adherbak

Medeiros disse...

Uruguaiana feliz tu nasceste à beira do Rio sorrindo ao luar

Hino de Uruguaiana

Anônimo disse...

É bom quando a gente ama sua cidade natal. Sou bairrista também. Sou do Alegrete. Terra dos Fagundes, tche. Quem é que não conhece o canto alegretense.

Athaides