Geral

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

CARTA DE RENÚNCIA A PREVI. ( 1 )

Atendendo a inúmeros pedidos de colegas, participantes e eleitores, que me apoiaram nas eleições de 2014 para a Previ, que manifestaram o desejo e alegaram o direito de conhecer as razões de minha renúncia ao cargo de conselheiro deliberativo suplente, que apresentei no dia 1 deste mês, sinto-me na obrigação de publicar a carta.  Como sempre defendi a transparência e o direito dos participantes saberem o que se passa no seu fundo de pensão, entendo que esta  atitude está coerente com esses princípios, que, na minha opinião, são saudáveis e se inserem numa política de plena integridade, tão apregoada  ultimamente para coibir corrupção.

Não havia divulgado a carta de renúncia até agora porque ainda nada tinha recebido da Previ.  Mas ontem me chegou e-mail da secretaria do conselho, solicitando devolução da credencial de acesso ao Mourisco e do iPad, conforme mandam os normativos,  por conta do TÉRMINO DO MANDATO. Em vista disso, após consulta a colegas que me acompanham, face ao "ENCERRAMENTO DO MANDATO",  me considerei liberado de qualquer vínculo administrativo com a entidade e apto para informar os termos de minha carta de renúncia, onde estão explicitadas as minhas principais justificativas.  Como a carta é longa, seis páginas, publicarei em três etapas, para a devida análise de vocês. Ela foi dada a conhecer, previamente,  a alguns colegas e algumas entidades que me apoiaram, para apreciação.  Agradeço a reserva mantida, mas soube que já está começando a vazar. Inclusive com algumas alterações e variações. Então, para evitar mal entendidos,  aqui está na sua íntegra. Agradeço a compreensão.

                                          -o-o-o-o-o-o-



"Porto Alegre, 1 de fevereiro de 2018


Sr. Presidente do DELIB,


Sinto-me no dever de apresentar a minha renúncia ao cargo de conselheiro deliberativo suplente da Previ, para o qual fui eleito com expressiva votação, tendo tomado posse em 1 de junho de 2014.  Embora faltando apenas quatro meses para o final do mandato, não tenho mais condições de exercer o cargo, por discordar de fatos e de algumas decisões tomadas ultimamente, com as quais impossível conviver.

Entre essas decisões, destaco a que criou, na reunião do Delib de 15 de dezembro, o comitê de auditoria, com o propósito de procurar contemplar recente proposta do CNPC para entidades consideradas sistemicamente importantes.

A composição escolhida, em meu entendimento, confronta com o espírito da resolução do CNPC, que pretende ver no comitê, no mínimo, dois membros independentes, para estabelecer mais autonomia ao órgão.

Dessa forma me parece que o órgão nasce aleijado, e por isso acho que terá dificuldades de atuação perante o conselho fiscal e as auditorias, já que, conforme anunciado, terá que revisar as demonstrações contábeis.

Outra decisão que me desagradou, foi a que aprovou, por cinco votos a um,  na mencionada reunião de 15 de dezembro, indicadores para a remuneração variável da diretoria referente ao exercício de 2018 e estabeleceu alterações em alguns dos pressupostos. A maioria dos participantes reprova a remuneração variável para os diretores da Previ. Alguns chegam a denomina-la de “bônus abutre”. Outros argumentam que houve deliberação em causa própria pelos indicados do Banco do Brasil, já que ocorreu voto de minerva. Os indicadores são questionados, especialmente os acionadores do pagamento, que foram mudados anteriormente. Essa decisão, portanto, interessa aos participantes. Ela não foi divulgada aos participantes, contrariando as regras de transparência e o que foi combinado. Essa política de comunicação, que omite informações relevantes aos participantes e amordaça os conselheiros eleitos impedindo-os de fazer divulgação ampla, sob o manto de um rigoroso Código de E´tica e de Guia de Conduta, tem sido alvo de permanente reclamação desde que assumi. Tem melhorado, mas ainda deixa muito a desejar.

Não pude deixar registrado na ata da reunião de 15 de dezembro, como gostaria, o meu desconforto, dando amplitude ao voto contrário,  porque, embora com direito a voz, decisão do Delib, em meados de 2015, proibiu os conselheiros suplentes fazer quaisquer registros nas atas, como anteriormente eu vinha fazendo de maneira sistemática, estabelecendo, a partir daí uma barreira silenciosa intransponível. Se pudesse registrar minhas inconformidades, talvez não precisasse renunciar.

Não sou contra o pagamento de uma justa remuneração aos gestores da Previ. Considero, entretanto, um equívoco querer confundir a Previ com o Banco do Brasil nesse tocante, adotando para ambas um critério similar de remuneração variável, salvo alguns indicadores específicos. São duas instituições diferentes. Uma é sociedade anônima e a outra é um fundo de pensão. Uma visa o lucro e a satisfação dos acionistas. A outra tem por objetivo o pagamento de aposentadorias e pensões, tendo como norte o equilíbrio atuarial. São como óleo e água. Não se confundem.

O pagamento dessa generosa remuneração variável, de seis salários, que podemos também classificar como uma gratificação ou bônus, aos diretores da Previ é incabível. Talvez só se justificaria, no consenso de alguns, se o déficit acumulado, que ainda persiste, em torno de cinco bilhões, fosse zerado, e o superávit obtido pudesse de novo ensejar pagamento de BET aos participantes e suspensão das contribuições. A circunstância de que o atual resultado evitou contribuição extraordinária, como está ocorrendo em outros fundos de pensão, que tem sido alardeada, não é suficiente, pois se sabe que grande parcela do resultado não é produto de gestão, mas se deve unicamente a melhoria da bolsa de valores, que passou de 50.000 pontos para 77.000 em 2017.

Acresce, ainda, o fato de que os diretores da Previ participam de conselhos de empresas, onde são regiamente remunerados, sabido que alguns conselhos pagam honorários elevados, o que, sem dúvida, é mais um atrativo para o cargo. Antigamente o Banco do Brasil colocava um limite de ganho aos funcionários da ativa, obrigando a doação do restante para entidades filantrópicas, como a Fundação Cultural. Hoje esse freio não existe mais. Atualmente, o Presidente Gueitiro e o diretor Marcel são conselheiros da Vale. O diretor Renato Proença é conselheiro da Invepar, o diretor Marcio da Neo Energia, a diretora Cecilia da Embraer, todas importantes empresas. Somando esses honorários com a remuneração fixa da Previ resulta numa expressiva quantia, desproporcionada se comparada com a média dos benefícios, ainda mais na presente conjuntura quando ocorreu um pífio reajuste dos benefícios em janeiro, da ordem de apenas 2,06%, motivo pelo qual me parece que a remuneração variável se antes já era reprovável, agora, com esse reajuste mínimo, se torna imprópria e inadequada.

Outra circunstância que aumenta o meu desconforto é a que diz respeito ao departamento jurídico da Previ.  Quando fui intimado pela auditoria interna para responder processo de quebra de sigilo, autorizado pelo Delib, encaminhei correspondência de defesa onde chamava a atenção de que a auditoria ocuparia melhor o seu precioso tempo examinando o departamento jurídico, há quinze anos sob a chefia do mesmo consultor, para levantar possíveis irregularidades no setor, algumas das quais eu alinhava, inclusive com relação a custos, pois as despesas jurídicas eram elevadas, depois do pessoal, a rubrica maior. Minha sugestão não foi levada adiante. Morreu junto com meu processo.

Ano passado surgiu a informação no Delib de que denúncia anônima a respeito de uma vultosa ação de arbitramento movida por Daniel Dantas, da ordem de bilhões de dólares, lançava suspeitas sobre os principais gestores do Departamento Jurídico, sendo que quatro foram, então, afastados de suas funções e voltaram para o Banco do Brasil. Entretanto, a partir daí reina o silencio a respeito das responsabilizações e das medidas administrativas correspondentes. Na última reunião, o atual consultor jurídico relatou um caso de economia de quantia bastante grande, num contrato, declarando que aquilo era apenas um pequeno sinal do “descalabro” que encontrou no setor. Acho que sem que esse episódio seja devidamente passado a limpo e clareado, se houve culpa ou não, se houve má fé ou não, qual a extensão das irregularidades, os gestores e conselheiros poderão ser considerados cúmplices ou acobertadores. Impossível conviver com essa situação, que necessita ser esclarecida, aprofundada e devidamente saneada, com urgência, aplicando-se as punições e responsabilizações, se for o caso. "

( continua na próxima postagem, dia 20 )

63 comentários:

  1. Ilustre dr. Medeiros,

    Li todo o texto sem parar. Parabéns. Era o que todos nós que votamos no doutor esperávamos de sua ilustre pessoa. Honrou nosso voto. Aguardo com ansiedade a continuação. Bravos

    Adherbal

    ResponderExcluir
  2. Não me causa maior surpresa e só me aumenta a indignação.
    Quando votei no senhor, Dr. Medeiros, o fiz confiante em sua honestidade e integridade, o que agora está mais do que comprovado com as citações em sua carta-renúncia.
    Pessoas de bem como o senhor realmente não tem como conviver com situações desse tipo.
    Parabéns novamente por sua atitude.

    ResponderExcluir


  3. Querido Medeiros . Lendo a primeira parte da tua carta de demissão da Previ apenas confirma o por que da minha luta contra a corrupção.Como tua cunhada me orgulho de tua atitude ética, digna e independente. Infelizmente, como praga,os corruptos infiltraram-se em todas as frestas de todas as instituições .Com certeza que pessoas com a tua integridade incomodam, atrapalham,porque sabem que podem ser denunciadas nas falcatruas que estão fazendo, mesmo com todo o andamento do combate à corrupção pela lava jato.Pois, parabéns pela atitude. Hoje neste país ser honesto é suficiente para ser 'pedra a ser demovida' pelos corruptos. Isso só acabaria numa ação corajosa e conjunta dos associados exigindo uma auditoria interna.Para sorte do Brasil, ainda temos gente como tu. Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Nesta madorrenta tarde de 6ª.feira, liguei meu PC, pra dar uma passada nas noticias quentes, depois dessa grave intervenção no Rio, bem como fazer a costumeira ronda pelos blogs. No Blog do Medeiros, logo me despertou o título da postagem, e mergulhei no texto, pois há dias ansiava por manifestação dele, com os motivos da tão grave decisão da renúncia.
    Devo dizer que sempre tratei com redobrado cuidado minhas avaliações, críticas e apreciações sobre terceiros, pessoas e entidades. Relativamente à PREVI, em particular, nas diversas – e não poucas – vezes que em que opinei sobre suas ações, comportamentos e atitudes, o cuidado com essa diretriz sempre esteve presente, não como mordaça, que não cabia em mim, mas pelo zelo em não fazer juízos temerários.
    Agora, bastou o conhecimento da primeira parte das razões apresentadas pelo Conselheiro Medeiros, renunciando ao DELIB da PREVI, para enxergar com nitidez as mazelas que norteiam os centros de decisões da PREVI e me convencer de que a podridão moral – certamente com o conhecimento e conivência do Patrocinador-Banco do Brasil – espalha seus odores fétidos pelos gabinetes do suntuoso Mourisco.
    Dr. Medeiros cumpriu o seu dever, renunciando às facilidades, em defesa dos compromissos com seu grupo maior. Entretanto, é com profunda tristeza que identifico esses outros colegas, gestores do nosso secular fundo de pensão, mancomunados para práticas deletérias ao seu patrimônio e destrutivas do sentimento de irmandade e solidariedade de nossa tão cara e grandiosa Comunidade. É um comportamento criminoso.
    Ainda teremos outras partes, mas para mim chega. Pelo dedo se conhece o gigante!
    Aristophanes Pereira

    ResponderExcluir
  5. Ilmo. Dr. Medeiros,

    Fica impossível um cidadão com sua biografia permanecer numa situação dessas.
    Parabéns e segue o jogo

    ResponderExcluir
  6. Caro Medeiros,

    O que dizer diante de sua carta...?!

    Eu o conheci na Novembrada que fizemos no Mourisco.

    Numa fotografia honrado me senti ao seu lado, guardo-a comigo e a exibi à minha família. Hoje ainda mais honrado, pois confirmou a sensação primeira que senti ao conhecê-lo.

    Te dei o meu voto na chapa 3, não me arrependi.

    Pois é, como posso, então, agora, te ajudar e ser um instrumento para fortalecer seu espírito e me aliar a você na batalha que, certamente, ainda terá, frente à decisão que tomou?

    Se possível fosse, mesmo diante de idade sexagenária, seria seu segurança particular, você pode precisar.

    Você é o cara, de fato, é o cara, honra-nos tê-lo como colega e honrou-me com sua companhia na foto.

    Força prá você e que Deus nos ilumine.
    Lydio

    ResponderExcluir
  7. Nobre Dr. Medeiros,
    Bom dia!

    Deixo-lhe meus parabéns pela sua atitude. Assim devem portar-se pessoas de bem e de seu quilate, mesmo quando tudo indica-nos que o caminho deve ser outro.
    Infelizmente, o dinheiro é a raiz de todos os males e muitos se deixam por ele corromper.
    Não envergonhe de sua atitude!
    Meus sinceros parabéns e os seus pares, aqueles mesmos que votamos, deveriam fazer o mesmo!
    Tem-se que apurar estas ocorrências doa a quem doer aproveitando suas próprias palavras:
    "Acho que sem que esse episódio seja devidamente passado a limpo e clareado, se houve culpa ou não, se houve má fé ou não, qual a extensão das irregularidades, os gestores e conselheiros poderão ser considerados cúmplices ou acobertadores. Impossível conviver com essa situação, que necessita ser esclarecida, aprofundada e devidamente saneada, com urgência, aplicando-se as punições e responsabilizações, se for o caso."
    Abs.

    ResponderExcluir
  8. Dr. Medeiros,
    Bom dia!

    A propósito de sua carta de Renúncia, onde já o parabenizei nesta data às 03:47hs, eis o que prega o mundo e quantos estão neles enfiados até o pescoço.
    Deus a ninguém castiga, pois respeita o nosso livre arbítrio, mas é o próprio homem é quem faz suas escolhas: céu ou inferno.

    Estes são os 10 Mandamentos do Mundo e seu Verdadeiro Significado
    .
    1º Conhecer o mundo, isto é, estar a par das finezas amaneiradas do século e demonstrar esse conhecimento.
    .
    2º Viver honestamente, isto é, contentar-se com aparências de honestidade.
    .
    3º Realizar seus negócios, isto é, tomar o dinheiro por fim último da vida, sem o deixar transparecer.
    .
    4º Conservar o que é seu, isto é, ignorar a caridade, sob pretexto de direito de propriedade, interesses de família, negócios, etc.
    .
    5º Adiantar na vida, isto é, ter ambições, ousadias, conseguir sem mérito pessoal nenhum.
    .
    6º Fazer amigos, isto é, não desdenhar relações de nenhuma espécie, ainda à custa da consciência, para obter os desejosos fins.
    .
    7º Frequentar altas rodas, andar atrás das pessoas eminentes ou em evidência, a fim de brilhar ao menos com a auréola dos outros.
    .
    8º Viver confortavelmente, isto é, ter boa mesa, com pretexto de conservar a saúde, manter as relações sociais, tratar de negócios, ou saborear coisas boas para glorificar o Criador.
    .
    9º Não ser desmancha-prazeres, isto é, cultivar o bom humor mediante toda sorte de prazeres, mesmo culpáveis, embora seja preciso negligenciar os deveres do próprio estado.
    .
    10º Evitar singularidades, isto é, rejeitar a piedade, religião, obras de caridade, todo o “exagero” das pessoas devotas.

    Link: http://www.adf.org.br/home/mandamentos-do-mundo/

    Abs.

    ResponderExcluir
  9. Dr. Medeiros,

    A cada nova leitura dessa carta eu fico mais estarrecido e se multiplicam as dúvidas.
    Esses elementos que retornaram a casa paterna foram promovidos? (efeito Kristiane Brasil - sub-relatora CPI BNDS que tentaram nomear ministra a todo custo).
    A diretoria, a instituição, estão reféns do cidadão que está parafusado no cargo ad eternum?
    Salvo engano, o discurso feito, informando que o cidadão após entrar perderia a identidade, sem direito a se manifestar em blogues, teve por objetivo evitar que alguém jogasse no ventilador todo esse perfume.
    E esse conselho? E todas as pessoas que tomaram conhecimento? Foram amordaçadas? Quem cala consente
    Registro meu erro em achar que não deveríamos participar das eleições, com o seguinte adendo: Se os candidatos não forem "MEDEIROS" de nada adianta. Porque se a pessoa prefere permanecer no cargo para se calar diante de tudo isso, definitivamente, não nos representa

    Nojo

    ResponderExcluir
  10. Para nossa reflexão, destacamos a célebre frase
    do pastor e ativista político norte-americano Martin Luther King,
    prêmio Nobel da Paz em 1964 e assassinado em 1968 aos 39 anos:
    “O que me preocupa não é o grito dos maus,
    nem o barulho dos corruptos,
    dos sem-caráter ou dos sem-ética.
    O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”.

    ResponderExcluir
  11. Esse é o Dr Medeiros em quem votei, em quem confio, em quem eu sabia que não ia me decepcionar. Parabéns, uma baita atitude.

    ResponderExcluir
  12. Depois de ler a carta ao menos se chega em uma conclusão. O Dr Medeiros tem muita coragem. Não é qualquer um que enfrenta sua turma poderosa que tomou conta do BB, da Previ e de outras instituições. Para se opor a eles é preciso muita mas muita coragem. Se cuide doutor. Nos te admiramos. Gesto de macho.

    Grupo de pensionistas de Camboriú

    ResponderExcluir
  13. Realmente o r Medeiros com seu gesto passa a serem de nossos heróis. Honrou seu mandato. Disse que era oposição e saiu como oposição. Não se seduziu com o poder nem com as benesses. Bravos. Vamos que vamos.

    Ademir SC

    ResponderExcluir
  14. E como ficam nosso colegas eleitos para nos representar? Sabem de tudo, concordam com tudo e ficam calados? Vergonha dessa gente menor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Conta comigo Medeiros

    Adelaide

    ResponderExcluir
  17. Conta conosco. Estamos nessa contigo. Vamos amigo Medeiros

    Oscar

    ResponderExcluir
  18. Aceite minha solidariedade e cumprimentos por mais um gesto de coragem que só dignifica a sua trajetória. Iremos pedir apuração de tudo. Grande abraço, saúde e paz, ao valoroso guerreiro Dr Medeiros.
    Isa Musa

    ResponderExcluir
  19. Uma vez um colega me perguntou sobre a conduta do doutor Medeiros na Previ. Ele votou a meu pedido na chapa do Medeiros. Eu disse pra ele. Espera, conheço o homem desde Uruguaiana. Ele me tocava flauta. Conhece mesmo ? Eu respondia aguarde. Pois taí colega. Ele é sério, honesto, e tem raíz. Com ele não se brinca. Mostrou que é corajoso e bem intencionado. Estou orgulhoso de terpedido voto para o homem. Homem com H maiúsculo.

    ResponderExcluir
  20. Para tomar uma atitude dessas o Dr Medeiros deve ter aguardado o tempo certo e ter se munido de documentos. Acho que é a primeira vez que um conselheiro deliberativo renúncia a Previ e apresenta suas discordâncias. É um feito extraordinário. Temos que apoiar o doutor

    ResponderExcluir
  21. Grande, Medeiros. Grandeza não se discute. Mestre Medeiros dando uma lição de grandeza.

    Rubens

    ResponderExcluir
  22. Cara Isa Noronha,

    É extremamente confortador para mim saber que conto com a solidariedade dessa guerreira infatigável. Com a FAABB me apoiando , além da AFABB RS e a Anaplabb sinto me fortalecido. Sabes que não foi uma decisão fácil. Estou debaixo de mau tempo. Mas com teu apoio me encorajo mais. Já batalhamos juntos antes. Somos da velha guarda e sei , já vi, que você é boa de samba. Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Vamos Medeirao. Cabra macho. Estou seguindo para o Rio Grande para ser teu escudeiro. Era cabra bom. Os dois Rio Grande, do Norte e do Sul, cruzam o teu sangue. Só podia dar coisa boa. Eta cabra da peste ! Quem tocar em ti vai se ver comigo.

    Adalberto PI

    ResponderExcluir
  24. Muito brigado amigos e colegas.

    Não tenho respondido porque estou na Praia reunindo forças e energias para a próxima semana. Todos sabem que o que estou vivenciando não é fácil. Desafiei forças poderosas para cumprir o que prometi na campanha e para tranquilizar minha consciência. Todos os comentários publicamos até aqui me sensibilizaram e emocionaram. Alguns me fizeram chorar, lágrimas, contidas, jorraram do dique. Desculpem por não ter publicado vários comentários porque ofensivos aos gestoras do BB e da Previ. Muito mas muito obrigado pela compreensão e carinho de vocês. Um bom domingo.

    ResponderExcluir
  25. Doutor,

    Te amo de paixão. Agora mais do que nunca. Desculpe dona Ana, mas é platônico. O Medeiros é demais. Emoldurei a carta.

    ResponderExcluir
  26. O apoio da Isa Musa era necessária. Foi bom. E as outras associações? E a AAFBB e a ANABB .

    ResponderExcluir
  27. Colegas


    Agora que eu quero ver de que lado estão a ANABB e a AAFBB. Vamos apostar ? Será o lado dos participantes ou do Governo ?

    ResponderExcluir
  28. Boa pergunta. Cadê a Anabb ? E aí vamos ver se eu fiz bem em me demitir de lá

    ResponderExcluir
  29. Eu ainda acho que o doutor Medeiros m
    Não deveria renunciar. Ficar lá até o fim. Cumprir o mandato

    ResponderExcluir
  30. A renúncia foi um ato necessário . Sem a renúncia tudo continuaria na mesma. Ainda mais com o déficit zerado por causa da bolsa. O Medeiros fez o que tinha que fazer.

    ResponderExcluir
  31. Se tivesse acesso ao Steven Spilberg lhe sugeriria um título que seria campeão de bilheteria:


    O HOMEM QUE NÃO SUJOU SUA BIOGRAFIA


    Dizem equivocadamente que todo homem tem preço. Que todos são venais. Reuni minha família para contar-lhes sua história. Mostrar-lhes sua foto. Verem e ouvirem o seu vídeo.
    O país que vivemos nos constrange a ponto de questionarmos qual é o lado certo? Ensinei aos meus filhos a maneira incorreta de proceder nas situações?
    Quando lemos sua carta nos asseguramos que por mais que tentem relativizar os conceitos de certo e errado, mais finca no glorioso altar da justiça, que Deus levanta homens corajosos para dizer a eles que honra jamais se põe a venda.
    Saia do conselho e entre para a História com a cabeça erguida.

    E os meninos acharam que estava velho demais kkkkk

    ResponderExcluir
  32. Emocionante. Parece que você leu o final de minha carta. Não sei o que dizer. Foi gratificante. Obrigado. Só esse pensamento já compensa todo e qualquer sacrifício para a decisão que tomei.

    ResponderExcluir
  33. Estou perplexo com o silêncio Carvalho até agora. De que lado está ?

    ResponderExcluir
  34. Faz tempo que o Carvalho não é mais o mesmo. Faz parte do conselho da Tupy, indicado pela Previ. Parou com o blog. Colocou matéria sobre a CASSI. Eu votei nele mas estou desiludido. Fala Carvalho. Mostra que não está dominado. Precisamos de ti, cara.

    ResponderExcluir
  35. A carta do Medeiros anda por todo o Brasil. O velhinho, que eles achavam já estar fora de combate, 80 anos, está mostrando que não era fantoche nem covarde. O Medeiros não é mais o mesmo. Já está Velho, cansado. Ouvi de um diretor que estava na hora do Medeiros ir pra casa cuidar dos netos. Desaforo. Está nos representando. Está mostrando que idoso não está morto. Que bom que você existe, Medeiros.

    ResponderExcluir

  36. E a Dona Cecília tem algo a dizer?

    ResponderExcluir
  37. Prezado Dr. Medeiros, parabéns é muito pouco, mas quando é de coração se torna imenso.
    A hora é agora - vamos reunir o Dr. Medeiros, Prof. Ari, Dr. Rossi, Dr. Aristophanes, Mestre Edgardo, e demais mentes cultas que quiserem acompanhar - e visitar o Mourisco, a Previc e Presidente do BB, e apresentar verdadeiros relatórios da situação - como apresentada pelo Dr. Medeiros, DR. Rossi , Prof. Ari e demais, para tomarem conhecimento e discutirmos toda esta situação.
    Fica ai nossa sugestão - não deixemos para mais tarde - a hora é agora, depois pode ser tarde demais.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  38. Colegas,

    Muito interessante:

    Cadê a Cecília e o Carvalho??
    Alguém os viu por aí??

    Cecília e Carvalho por favor nós os elegemos, manifestem sobre estes acontecimentos ou a para isto também vocês estão amordaçados?
    Abs.

    ResponderExcluir
  39. Dileto Colega Dr Medeiros,

    Sei que a nossa vida é feita de escolhas, escolheu bem ao renunciar e a dizer a verdade aos que confiaram seu voto a você, na extinta chapa 3 previ livre, forte e de todos, uma história que não poderia ter acabado diferente, nós administradores de blogs, sabemos muito bem como é denunciar a Previ, por verdades que eles não deseja que a grande maioria tome conhecimentos e muitos colegas finge-se de mortos, para continuar vivendo as suas benesses.

    PARABÉNS, você sabe que pode sempre contar comigo.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  40. Caro Medeiros

    Está semana é importante. Te desejo uma ótima semana. Que Deus te proteja e guarde.

    Carmgen

    ResponderExcluir
  41. Vamos que vampiro s

    Adailton AM

    ResponderExcluir
  42. MP investiga prévia e cvm19 de fevereiro de 2018 às 09:16

    Dr Medeiros
    Materia do jornal Estado de SP de hoje informa que o Ministério PÚBLICO Federal instaurou procedimento investigatório para apurar possíveis falhas dos órgãos de fiscalização nos investimentos dos fundos de pensão em prejuízo dos seus cotistas.
    Creio que seria interessante que o conteúdo de sua carta renúncia e de outras omissões que foram divulgadas envolvendo a previc em nosso fundo, fossem encaminhadas por meio da FAAB ou AAFBB para conhecimento e providências do MPF.
    Em procedimento paralelo também é investigado possíveis falhas ao não impedir o rombo bilionário no fundo Postalis pelos órgãos citados.

    ResponderExcluir
  43. Amigo Medeiros,

    Estive ontem no velório do colega Alsione Gomes de Oliveira Filho, falecido devido a um câncer no cérebro, e pude constatar o frisson que tua carta causou aqui em Joinville. O Ivo Ritzmann, mencionou teu link no grupo de Whatsapp da AFABBJoinville. Aguardo ansiosamente pela segunda parte, agradeço-te por permitir-me replicá-la em meu modesto blog. É uma grande honra contar com o nobre colega para o que der e vier. Conte comigo para apoio incondicional. Desejo-te tudo de bom. (All the best)

    ResponderExcluir
  44. Querida Rosalina,

    A tua mensagem me reanimou. Você sabe a admiração que sinto por ti, uma guerreira autêntica. Saber que conto contigo nesta luta exatamente neste momento em que sofro intensa pressão para não publicar o restante de minha carta , foi deveras relevante. Obrigado. Me emocionei, mais uma vez.

    ResponderExcluir
  45. Caro Zanella,

    A associação de Joinville me apoiará. Quase todas estão me apoiando. Raras exceções. Desde o princípio estamos irmanados nós mesmos princípios. Você é miei irmão de coração. Vamos que vamos.

    ResponderExcluir
  46. Dr Medeiros

    Vou lhe dar um conselho.

    Pense bem antes de largar amanhã a continuação de sua carta de renúncia.

    O doutor va fazer oitenta anos. Já fez um carnaval com a primeira parte.

    A segunda vai talvez lhe trazer incômodos.

    Largue tudo e vá viajar.

    ResponderExcluir
  47. Adorei o comentário da Rosalina. Tamos tudo junto doutor. Você sempre nos defendeu no ÉS.

    ResponderExcluir
  48. Gente,

    O que que é isso. Tem infiltrado querendo fazer o doutor desistir.

    ResponderExcluir
  49. Não se avexe doutor. Cabra bom não se amedronta com pouca coisa. Os Medeiros de Caicó estão contigo. Em frente. Não olhe para os lados nem para trás. A não ser por cautela pessoal. Tiro neles. Conta com o país inteiro.

    ResponderExcluir
  50. Medeiros você é que nos emocionou. Mostrou que ainda temos pessoas de bem e corajosas. Temos um modelo para mostrar para nossos filhos e netos. Fique firme. Você é o cara. Graças a Deus.

    Zé Rs

    ResponderExcluir
  51. Conheço essa fera. É dos bons.

    Vasconcellos

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  53. Aceita a sugestão, Nei. Amanhã sai tudo.

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde Dr. Medeiros.
    Tenho uma sugestão para o Sr.: Publique
    tudo de uma só vez. Assim acabariam as ameaças e postagens de infiltrados anonimos. O Sr.tem total apoio de colegas que querem saber das irregularidades que ocorrem e ocorreram na PREVI.
    Grande abraço.
    Vamos que vamos.
    nei.vaucher@terra.com.br
    7.350.320.7

    ResponderExcluir
  56. Como já disse acima, Nei, aceitei a sugestão. Amanhã sai tudo. Está grande a pressão, Telefonemas anônimos. Ameaças. Acho que hoje não irei caminhar no Parcão. Brincadeirinha.

    ResponderExcluir
  57. Estão reunindo uma comissão aqui na agencia para ir na AFABB RS falar com vocês e pedir para não publicar. Estão com medo de intervenção. Estão com receio de que se abra a caixa preta da Previ. Faça o que sua consciência mandar. Confiamos em você, Medeiros.

    ResponderExcluir
  58. Medeiros,
    Após atenta leitura, notei minha total impotência para fazer algo de maneira particular, MAS, se nos unirmos e avançar como um pelotão bem orquestrado, poderemos fazer a diferença. Se puder e gostar da luta, pode contar comigo e meus amigos aposentados para "trazermos isso para o limpo"...
    Fraternal abraço.

    ResponderExcluir
  59. Com a palavra, a PREVI. Ela precisa apresentar uma explicação acerca dos fundamentos que nortearam a composição do comitê de auditoria, ao que parece, em flagrante desrespeito ao que dispôs o CNPC.

    ResponderExcluir
  60. Nobre e valoroso guerreiro. Meu grande advogado. Não desista, apesar das ameaças de pessoas indignas. pois estamos contigo, contra as forças poderosas que estão no poder. Exigimos uma auditoria na PREVI. É injusto que diretores se apoderem de nosso fundo de pensão e cometam tantas irregularidades. Eles não podem se aproveitar do cargo, para se atribuírem altos salários, enquanto nós aposentado e pensionistas temos nossos benefícios corrigidos por índices abaixo da inflação real. ESPERAMOS QUE OS OUTROS CONSELHEIROS TENHAM A MESMA CORAGEM DO COLEGA MEDEIROS. João Barros (joaobarros3@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  61. Temendo Represália, firmo-me aqui como anonimo, pergunto: porque a Sua atitude bem como a essa Maravilhosa carta não foi enviada aos Jornais, afim de que possam começar a investigar? e levar ao distinto público o que acontece na Previ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o seu temor, meu amigo? De minha parte, sempre acreditei nos bons propósitos dos dirigentes da PREVI. Diante das colocações do Sr. Medeiros, é legítimo que externemos a nossa preocupação e muito prudente ouvirmos a PREVI antes de incorrermos em erros de avaliação precipitada.

      Excluir

Obrigado por comentar...