QUEM VOCÊ PENSA QUE É ?

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Essa pergunta foi feita por um infiltrado no blog. Quem você pensa que é  para desafiar Banco do Brasil e a poderosa Previ. Me chamou de ser inferior, um mero suplente de conselheiro deliberativo, já idoso. Em vez de perturbar o trabalho dos bem remunerados e bem qualificados dirigentes deveria me recolher para cuidar dos netos.


Já me chamaram de muita coisa. Relapso, de afirmar inverdade, de covarde por renunciar o mandato, de velho, por ter quase oitenta anos, mas de ser inferior foi a primeira vez.

                                                 Foto de 1976. Na presença do futuro Presidente
                                                 Gal. Figueiredo e do Gov. Guazelli, eu no fundo
                                                 discursando no Programa de Eletrificação Rural do Badesul.

Entretanto, o que me chamou atenção foi a pergunta, quem é você ?  Quem pensa que é ?  Puxei pela memória e descobri que há quarenta anos, quando eu era diretor vice presidente do BADeSul, em Porto Alegre, um personagem poderosíssimo me fez idêntica pergunta. Acho que o fato merece ser relatado . Faz parte da minha história.

                                            Como diretor do Badesul, em 1978, fazendo palestra.
                                         Tinha 39 anos. Foi quando ocorreu o episódio com o Pres. Geisel.

A minha secretária no BADESUL entrou nervosa na minha sala e me disse que estava com uma ligação telefônica de Brasília na linha diretamente do Palácio do Planalto. O Presidente Ernesto Geisel queria falar comigo.

- O próprio Presidente ?  Perguntei incrédulo.
- Ele mesmo.

Pelo inusitado, mandei chamar urgente meu assessor e dois gerentes da minha área, que era a operacional. Coloquei o telefone no viva voz e me preparei para ouvir de que se tratava.

- Aqui quem fala é o Presidente Geisel. Arrumei uns minutos na minha agenda para falar com o senhor sobre uma operação de empréstimo pelo FUNGETUR para o hotel Tal .... que o proprietário do hotel, que é meu velho amigo, me disse que está em suas mãos . Ele me falou que o senhor é contrário à operação.

- É verdade, Presidente.

- Mas se trata de uma operação de interesse para o turismo de Gramado e tem que sair.

- O endividamento do hotel é de 39 vezes. O hotel tem um cruzeiro para 39 de dívida. E não tem garantias adequadas. Meus técnicos deram parecer contrário.

- são burocratas. Se trata de ter um entendimento superior.

- Presidente, sei que Vossa Excelência está bem intencionado. O hotel é importante é o proprietário é pessoa séria, mas infelizmente tenho regras a cumprir que não passo deixar de atender.

- Mas quem você pensa que é para deixar de atender uma determinação do Presidente do Brasil ?

- Desculpe Presidente, mas se Vossa Excelência quer saber quem eu sou, por favor pergunte a seu irmão BERNARDO Geisel, ele me conhece bem, mora no mesmo edifício que eu.

- O senhor é , com certeza, é um impertinente. Passe bem.

Aos que duvidam, ainda tenho testemunhas vivas desse diálogo. O empréstimo foi carreado para outro banco oficial . Deu no que deu.

Fico pensando , serei mesmo impertinente ?  Ou cumpridor das regras e dos meus deveres ?  

63 comentários:

Anônimo disse...

Mas o que é isso, Medeiros? Encarastes o terrível Geisel? Então és macho ALFA.
Parabéns.

jair mario bork disse...

Não acredito que quem fez aquele comentário maldoso indagando "'quem você pensa que é?" seja um infiltrado. Os infiltrados são mais inteligentes, sutis,
inteligentes até. Com certeza foi um recalcado, covarde, invejoso de tua coragem, Medeiros. Marcastes mais um ponto divulgando o comentário. Tamos contigo.

Anônimo disse...

O doutor é mesmo um impertinente, mas um impertinente do bem. Assim houvessem outros.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Gostei da história. Como eu digo, é sempre um prazer ler o teu blog. Você é do bem.

Vera

Anônimo disse...

Enfrentou o Presidente Geisel. E eles querem responder ao doutor daquele jeito. São loucos. Não sabem onde se meteram.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

Olhando o significado de impertinente no Google cheguei à conclusão que o Presidente quis lhe chamar de irreverente. Isso aí.

Nei G,B,Vaucher disse...


MAS BAH,TCHE tá bom assim ou quer mais. Claro, estou me dirigindo ao inquisidor
do Dr.Medeiros.
nei.g.b.vaucher

Humberto disse...

Prezado Medeiros, volto a repetir início do meu comentário postado no texto anterior: FORAM CUTUCAR ONÇA COM VARA CURTA, AGORA AGUENTEM O TRANCO.

Numa outra versão poderia dizer; QUEREM SE METER A AVESTRUZ, ENTÃO QUE AGUENTEM O TAMANHO DO OVO.
Não vejo outra saída para essa diretoria atrapalhada a não SER PEDIR A DEMISSÃO IMEDIATA, IRREVOGÁVEL E COLETIVA, pois não deve sobrar ninguém deles lá no Mourisco.
Parabéns mais uma vez colega Medeiros. Todos nós, pessoas de Bem ficamos orgulhosos em poder chamá-lo de COLEGA .

Anônimo disse...

Mederão Cabra Macho,

Acho que tem gente comendo manga com leite! "Quem você pensa que é? Ser inferior?"
Mederão manda esses cabra me procurar, pra mode nóis ter um particular ...
Os cabra tão com as fraldas cheias e ainda tentam te intimidar? Perderam o juízo? Tu num arregóu pro 4 estrela, vai se intimidar com esses latidos dos "seres superiores"? A fralda voou pro ventilador seus cabra...
Não mexe com Mederão ... Tá avisado

Nildete disse...


Doutor Medeiros, bom dia


Esse anônimo que fez comentário maldoso demonstra ter pelo senhor um dos piores sentimentos: A INVEJA.

Graças a Deus que o senhor é um colega muito querido e respeitado. Apreciei sua postagem sobre o ex presidente Geisel. O senhor mostrou sua competência e respeito às normas.

Seu blog é muito importante para nós. Um grande abraço

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Bom dia!
Uma resposta que o Sr. deve dar ao anônimo de 25 de fevereiro de 2018 19:02 na postagem: QUE MENTIRA FOI ESSA?


Palavras do Senhor à Santa Faustina:

“Não preste muita atenção às palavras dos homens, deixa que cada um te julgue como quiser.

Não te justifiques, que isso em nada te prejudicará.

Entrega tudo ao primeiro sinal de exigência, ainda que sejam as coisas mais necessárias.

Não peças nada sem pedir o Meu conselho.

Permite que te tirem até aquilo a que tens direito: o reconhecimento, o bom nome; que o teu espírito se eleve acima de tudo isso. E, assim, liberta de tudo, descansa junto do Meu Coração.”

(Diário de Sta. Faustina – 1685)

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

O seu ato de renúncia foi um ato heróico. O doutor virou nosso herói. Gerou inveja. Hoje ser herói é difícil.

Anônimo disse...

Eu tou curioso. Não é obrigação da Previ informar no seu site aos participantes a renúncia do dr Medeiros ?

Anônimo disse...

Prova queaPrevi não é transparente tá aí.

Adaí Rosembak disse...

Caro Medeiros,

Defeitos todos temos.
Mas lhe digo uma coisa sinceramente.
Você é um cara raçudo.
É preciso ter fibra para entrar na briga em que você está entrando.
E é preciso ter provas, testemunhas e advogados de primeira linha.
Se eu já o admirava, agora o admiro mais ainda.

Grande abraço

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Essa é uma história conhecida no BADESUL. Ela é contada sempre que vem pressão de cima para concessão de financiamento. O dr Medeiros deixou ensinamentos no banco junto com o Professor Ari Burger e o Buratto. O nome do Medeiros é uma lenda no banco e as suas façanhas são lembradas até hoje, quase quarenta anos depois.


João Emery

Anônimo disse...

Linda história. Lindo exemplo. Hoje existe ?

Anônimo disse...

O Medeiros impertinente ? Ele é uma fera. Aqui no RS nós sabemos. Pisa no poncho dele para ver. Ao mesmo tempo é a educação em pessoa. Fino, agradável, bem humorado, tem histórias para contar. É típico homem da fronteira gaúcha. Já defendeu o Piratininga de revólver 38. Não preciso dizer mais nada. Fera, bagual que não se entrega assim no mias.

Adherbal

Anônimo disse...

Fera nada. Ele é um gato fofo e lindão. Tudo que é pensionista é louca por ele. Te amamos, gato.

Anônimo disse...

Grande Medeiros
Se você fosse nordestino diriam Medeirão.Cabra Macho.
Gostei de sua história e ela bate inteiramente com sua maneira de ser. Sem duvida é verdadeira.
Infelizmente muitos dos colegas que elegemos se deixam comprar por interesses pessoais, esquecendo-se que foram eleitos para cuidar dos interesses dos que votaram nele.
Poucos, mais muitos poucos mesmo, tem o desprendimento seu e do Ari Zanella.
Vejo colegas eleitos que já dispõe de moradia de excelência, uma boa aposentadoria, e nem assim abrem mão de querer mais e mais, em detrimento de focar no interesse dos que neles confiaram e que passam por dificuldades.
Este ano temos eleições na Previ e no país e a conclusão que chego é que necessitamos de homens e mulheres abnegados, raríssimos hoje em dia.
Obrigado e que Deus te proteja e guarde.
Celio

Medeiros disse...

Caro Adai,

Como tenho dito esse episódio da minha renúncia tem me dado algumas alegrias junto com algumas decepções, entre as quais o silêncio de quem não poderia ficar de fora. Despertar a sua admiração é uma alegria, pois você é uma pessoa culta. É sabe analisar os acontecimentos no seu blog e nos seus escritos. Obrigado. De fato, sou precavido e disponho desfruto material à disposição que distribuo em vários locais para não concentrar apenas num. Tenho também excelentes advogados comigo. Dr. Jorge Krieguer de Mello, dr. Cláudio Lamachia, presidente da OAB, e outros. Perdi recentemente um colega e sócio, brilhante, dr. Armando Farah. Mas acho que tudo vai terminar bem, velho otimista que sou. Só depende de compreensão e de menos arrogância. Você me acompanhou na novembrada sabe que sou raçudo mesmo.

sss disse...

"Ao invés de perturbar o trabalho dos bem remunerados e bem qualificados dirigentes...". A mim pareceu se tratar de alguém tentando, querendo demonstrar ser, ou foi mandado agir por alguém da Previ, visando, eu diria, somente ver o circo pegar fogo, querendo causar com picuinha, mais intriga. Um mequetrefe irresponsável. Ignore-o, até mesmo para evitar stress. Agora se o senhor desconfia de alguém, coloque o cavalo atrás, é assim que se diz no Ceará quando se quer "pegar" alguém.

Aristophanes disse...

Grande Medeiros.
O privilégio e o prêmio da vida longa cobram-nos a contra partida de registros históricos e depoimentos. Em especial os causos que estimulem a confiança na firmeza de caráter e a devoção ao cumprimento das boas condutas. Não devem ser vulgarizados, em conversas cabotinas, tampouco devem ser escondidos nos baús do passado. Este seu depoimento foi dado no momento certo e da forma pertinente. E tem a exemplar virtude de mostrar que é possível e dignificante comportar-se com moral e ética.
Não foram poucas – nas funções públicas – as situações assemelhadas por que passei. No Banco do Brasil, amigos e colegas contemporâneos, conheceram o longo processo do “Caso ASA”, em defesa dos interesses do banco. A contrariedade causada ao General Presidente da República custou-me a não recondução para o terceiro mandato, na Diretoria(1982), pela impertinência de não atender aos pedidos e caprichos de outro General proeminente, então presidente do Conselho da ASA, uma grande processadora de alumínio, em Pernambuco.
É bom ter esses causos para rememorar e contar, mostrando a tantos entregues, colaboracionistas ou corrompidos, que na permanente luta do Bem contra o Mal vale a pena usar as armas da correção. Grande abraço.

Anônimo disse...

Cadê o conselho fiscal da Previ ? Não vai se manifestar ? Cadê ? Silêncio comprometedor. Não encontrou nada errado ?

Anônimo disse...

É a lei da mordaca.

Unknown disse...

Vô,

Quem tu és, para mim pelo menos, é uma pessoa que eu admiro muito e sei que o quanto és íntegro, correto e cheio de boa vontade para fazer a coisa certa e o bem! Queria que todos os políticos tivessem nem que sej um pouquinho dessa tua impertinência, nosso país já estaria dez vezes melhor!

Eu que morei contigo, já convivi com tua Impertinência, no sentido de incomodar a pessoa a sair da zona de conforto, de receber diversos sermões (no bom sentido) de chegar e jogar meus dramas no teu colo sem saber o que fazer da vida ó vida... Quantas vezes não suspirei para ti e tu me ajudastes né? A vó sempre esperava com um colo e uma comidinha da Clão para me confortar, mas tu, tu vinha cheio de ensinamentos e boas verdades e cresci e amadureci tanto por essas conversar, sou eternamente grata por o tempo que morei com vocês, é um tesouro que guardarei comigo para sempre com muito carinho!!!

Me entristeci quando soube das novas aqui no blog, porque sei o quanto a PREVI e tudo e todos que fazem de alguma maneira parte disso significam para ti e quanto eles perdem com tua saída. Sei que muitas vezes é mais difícil desistir do que continuar ali acomodado e que essa tua decisão deve ter sido tomada com muito cuidado e estudo, mas não importante o cargo, para mim tu sempre serás esse grande homem, conselheiro, advogado, guerreiro e melhor avô do mundo!

Beijos da neta Paola que ama e morre de saudades de ti e da Vó Ana!

sss disse...

Dr. Medeiros, fiz um comentário mas parece que passou batido.

Manoel Sales

Medeiros disse...

Querida neta Paola,

Estou emocionado com teu comentário. Escreves bem e com o coração. Nos, a Ana e eu, fomos abençoados com o período que tivemos a Ventura de conviver contigo em nosso lar. . Além de rico de sobressaltos, como o do micro que simplesmente derreteu, foi muito divertido. A tua presença é um bálsamo para nos nesta fase de nossa vida. Tu és especial e por isso o Guiness te adora. Que ciúmes tenho desse dinossauro! Também te amamos muito, muito, muito ! Bjs. Do vô coruja

Medeiros disse...

Passou sim, Manoel.

Anônimo disse...

Mas que lindo o depoimento de tua neta, Medeiros. Mostrei aqui em casa para toda a família. Emocionante

Parabéns

Adelaide

Anônimo disse...

Só esse depoimento da neta Paola já valeu para o Medeiros a sua renúncia. Ostra quem é o Myedeiros Valeu. Vamos que vamos.

Ademar

Anônimo disse...

O blog campeão voltou. Está bombando de novo,

Anônimo disse...

Faltam só dois dias para encerrar prazo das chapas para a Previ. Seis chapas. Desunidos de novo.

Anônimo disse...

O silêncio do site da Previ diz tudo. Transparência zero.

Anônimo disse...

Dr Medeiros. Esse anônimo que fez o comentário maldoso é um covarde, medroso, fraco, fugeca e está com medo de perder a “boquinha”. Parabéns pela coragem.

sss disse...

Estava fora de ética? Eu estava elogiando sua atitude em relação à resposta que deste ao elemento que o ofendeu. Se possível, releia o post, por favor. Obrigado.

Anônimo disse...

Tem que ser muito homem para recusar uma determinação da Presidência da Republica, o senhor fez o que 99,9999% não teria coragem de fazer, isso quando era novo, imagina agora que com o passar dos anos adquiriu mais maturidade e mais senso de justiça. O seu pai e seu avô deve está agora lhe observando e feliz pelo filho que deixou cumpridor das leis dos homens e de Deus.
Um anônimo da Paraiba.

Medeiros disse...

Passou porque eu não vi, Manoel. Desculpe. Já está publicado. Obrigado. Tenho recebido bastantes e-mails.

Anônimo disse...

ComO é bom ter o seublog de volta. Ele é diferente. Mexe com a emoção da gente. O doutor sabe o que nos agrada. O depoimento de sua neta superou tudo. Tem que ser divulgado para exemplo. Agora o doutor tem mais um motivo para ser invejado. Arre !

Anônimo disse...

Boa noite !

Medeiros disse...

Boa noite para todas e todos.

Nildete disse...



Doutor Medeiros,

O depoimento de sua neta Paola retrata com muita emoção o homem que você é. O seu caráter é digno de admiração. Aí está a resposta para aqueles que tentam denegrir sua imagem.

Parabéns! Pela família que possui e pelo homem íntegro que é você. Continue nos alegrando com o seu blog.

Felicidades. Um abraço.

Ari Zanella disse...

Mestre Medeiros,

Complementando o que disse a Paola, não lhe sendo eu um parente próximo, posso atestar que nas poucas vezes em que nos encontramos pude constatar presencialmente sua vasta sapiência. Na Novembrada, enquanto eu improvisava na fala, lá estava o Medeiros impressionando os presentes na sala com um discurso previamente muito bem elaborado. Nos momentos mais difíceis da minha vida de conselheiro, lá estava o Medeiros dando-me preciosos conselhos. Por tudo, só tenho a enaltecer sua probidade, seu carisma, sua bondade, seu amor ao próximo; inclusive fazendo doações de grande parte do que recebia como Conselheiro. Rogo ao Pai Celestial que sempre o conserve humilde e bondoso, com a bravura de um discípulo de Cristo. Fosse eu no "affair" com Ernesto Geisel teria me borrado todo e atendido o presidente de pronto! Eis a nossa grande diferença. Fique sempre com Deus, meu irmão camarada. Orgulho-me em tê-lo como poucos amigos sinceros e leais. Fraternais abraços.

"Não há amor maior do que dar a vida pelo seus amigos" João 15:13

Anônimo disse...

Bonito Ari Zanella , depoimento emocionado. Cadê observar inferior? Cadê ?

Anônimo disse...

Cadê a tréplica da Previ ? Cadê? Vão pedir desculpas ou continuar ofendendo e desqualificando o dr Medeiros ? Estou ansioso pelos próximos capítulos da novela . Título UM HOMEM QUE MAO NÃO QUIS MANCHAR SUA BIOGRAFIA.

Anônimo disse...

E o blog ocupando de novo seu espaço. Vamos que vamos.

Medeiros disse...

Obrigado aos amigos, especialmente ao querido Zanella, meu irmão, meu companheiro, meu amigo, até glaucoma temos. Assim eu encabulo. Não sei o que dizer. Obrigado. Obrigado. A vida segue. Amanhã vou postar assuntos de nosso interesse. A renúncia fica pra trás. Vamos ver o que virá. Obrigado meu Deus pelos amigos e pela família que tenho. Abençoa todos.

Anônimo disse...

Saiu errado, eu perguntei cadê o ser inferior ? Cadê ?

Anônimo disse...

O sensacional depoimento da Paola trouxe uma realidade que nos acomete já aposentados, o de ter que hospedar e cuidar de netos, por uma razão ou outra. Isso nos traz responsabilidades e também obrigações financeiras. Nestahora a Cassi tem uma importância fundamental. A Previ também. Parabéns para a Paola é para o vo Medeiros.

Anônimo disse...

É verdade pura.

Anônimo disse...

Paola minha querida,

Tenho minha neta chamada Anne, com quem procuro desenvolver uma relação de amizade como a sua com o Dr. Medeiros.
Indispensável dizer, porque já o fez de maneira brilhante, mas vou insistir. Tenha mesmo muito orgulho do Vovozão. Ele é importante para milhares e milhares de netas como você, por defender seus avós.
Seu avô é o que o poeta alemão Bertold Brecht chamou de imprescindível

Parabéns

Anônimo disse...

Quem estão nas fotos ?

Medeiros disse...

Na de cima, foi no Palácio Piratini. O Governador Sinval Guazelli, o futuro presidente General Figueiredo, o ex governador e na época diretor do Banco do Brasil, Cel. Walter Perachi Barcelos, o diretor do Bacen de Crédito Rural José Ribamar, o vice governador Otavio Germano, Os senadores Hoffman e Gay da Fonseca. Todos já falecidos. Incrível.

Na outra está o presidente do Badesul dr Ney Ulrich Caldas e um diretor do Banerj. Foi no auditório do Badesul. O tema da palestra era de como administrar uma instituição financeira ligada ao Estado sem se submeter ao jogo político. Fazer uma instituição técnica voltada ao desenvolvimento.

Anônimo disse...

Acho que teremos noticias boas, pois que o Rei está nu e ele abusou demais, agora que apareceu alguem que o desafiou e elencou os erros absurdos e crueis o Castelo de Cartas comecou a ruir. Aguardo com esperança o desenrolar dos proximos passos, verdade que a resposta do Rei nu só fez aumentar mais ainda a nudez, a nudez amparada por normas e regras de modo a preservar o reinado começou a ruir.

Anônimo disse...

O governador e deputado Sinval Guazelli era gente honesta. Morreu pobre. Perdeu o patrimônio que tinha na política. Peracchi Barcelos também. Outros tempos.

Anônimo disse...

O Ministro Arnaldo Prieto também está na foto. Outro homem sério.

Anônimo disse...

O Professor Ney Ulrich Caldas era delegado do Banco Central. Homem integro, trabakhador, sério, um grande Mestre.

Anônimo disse...



AS FIGURAS DE HOJE, QUE APARECERÃO NAS FOTOS MOSTRADAS DAQUI DÉCADAS, COM CERTEZA NÃO SERÃO LEMBRADAS DA MESMA MANEIRA

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Parabéns pela sua postura de homem decente.
Agora, sabendo que o senhor conhece o mundo da Bolsa de valores, gostaria de perguntar ao nobre colega o que achas de a Previ ter apenas 0,19% de ações ON da Petrobras e 6,35% de ações PN, sabendo que as ON (de acionistas) tem tag along de 80% e as PN não tem tag along nenhum. Seria essa uma boa estratégia de alocação de recursos com nosso dinheiro"...?

Anônimo disse...

Quem você pensa que é......Nisso o drMedeiros acordou. Estava. Sonhando.

Medeiros disse...

Colega anônimo,

Eu sou um inveterado sonhador. Sonho com um mundo melhor. Um mundo-do bem. Onde você, que é do mal, não teria lugar. Um mundo onde as pessoas procuram construir ao contrário de você que só pensa em destruir. Estava sonhando com a eletrificação rural que levei no Badesul para as pequenas comunidades. Estava sonhando com a alegria daquelas pessoas humildes quando eu acionava a chave geral e a luz se acendia. No reconhecimento delas. Beijavam minha mão. Me presenteavam com mel, geleia, ovos, até uma ovelha me deram. Sonho bom. E você que pesadelo lhe atormenta ? Não perca mais seu tempo. Excluo teus comentários sem graça e maldosos. E sei quem você é.

Anônimo disse...

Sempre vai ter um provocador, esse sim, um ser inferior que fica rastejando ao lado do que ele julga serem os poderosos, uma pena que perdeu a dignidade e o caráter em troca de tão pouco. Um homem de fibra e de caráter se forma ao longo dos anos moldada pelas atitudes que foram tomadas na vida pelas adversidades que surgem. Provocador vou rezar pela sua alma que talvez assim voce seja perdoado igual ao Judas que se vendeu por 30 moedas mas que penou e carrega até hoje o estigma de traidor.

Anônimo disse...

És um impertinente apenas para aqueles que buscam a violação de regras e princípios de suma relevância para a manutenção de uma sociedade justa e correta!!! Mais e mais, és um homem idôneo, íntegro, honrado, fiel e merecedor da minha enorme admiração! Que em algum dia eu possa me tornar 10% do que és, incluindo a oratória que tanto me emociona, a redação que tanto me cativa e o altruísmo que tanto me sensibiliza.
Não obstante seja um defensor da lei, um exímio advogado ainda atuante, um
blogueiro na busca incansável pela verdade e pela justiça, José Bernardo de Medeiros Neto ainda acha tempo de mimar e educar os netos. Força, guerreiro, que em 3 anos ainda terás a tarefa de subir no palco do auditório central da PUC-RS e me entregar o diploma de advogada!

Luiza de Medeiros Trindade