A VOTAÇÃO DA CASSI INICIA HOJE, CHAPA QUATRO TEM CHANCES

sexta-feira, 16 de março de 2018

Hoje inicia a votação para a CASSI.  Os aposentados votam nos terminais de atendimento do BB. Vote na chapa quatro, MAIS UNIÃO.  

O pessoal da ativa hoje vota maciçamente. Os aposentados aos poucos vão votando. O percentual de comparecimento dos aposentados sempre deixa a desejar. Aqui no RS conseguimos chegar a 40%, índice histórico. Mas o correto seria no mínimo de 70%.  Sei das dificuldades, mas também sei que há muito comodismo.

Eu vou votar hoje. Cumprir o quanto antes o meu dever. Voto na chapa quatro, mais união.

Me pedem para analisar o pleito e avaliar quem poderá ganhar, qual a chapa vencedora.

Acho que a vitória vai ser decidida entre a chapa quatro e a chapa um. São as duas com mais possibilidades de êxito. Tanto assim que a chapa quatro começa a ser perseguida com ataques mentirosos, procurando desqualificar os objetivos e os interesses de seus componentes. Sinal de que está incomodando a chapa da situação, que é a chapa um, do atual diretor Willians.

A chapa um tem mais penetração no pessoal da ativa e a chapa quatro mais simpatia por parte dos aposentados. Ambas tem chances.

As outras duas chapas, a dois e a três, me parece que não possuem nenhuma possibilidade de vitória. A chapa dois é defendida pela ala sindical denominada Oposição Bancária e pelo PSTU, que historicamente possui um numero limitado de votantes, por causa de sua radicalidade.

A chapa três está fortemente apoiada pela AAFBB, que tem escritórios de representação em todos os Estados e mais em algumas cidades, cujos representantes estão empenhados na coleta de votos. Mas o alcance é limitado, restrito aos aposentados, a entidade possui cerca de trinta mil sócios apenas.

Tanto a candidata a diretora da chapa dois, Karen, como o candidato a diretor da chapa três, Claudio, não conseguiram despontar nos debates, uma por causa do seu discurso político, o outro por causa de sua pouca vivência nesses debates e por ser excessivamente técnico. Faltou carisma a ambos.

Assim, no meu ponto de vista, polarizada a eleição entre apenas duas chapas, a um e a quatro, situação contra oposição, dependência contra independência, continuísmo contra mudanças, seria o caso de aposentados que ainda estivessem em dúvidas, entre a 3 e a quatro, ente a 2 e a 4, se decidirem pela chapa quatro. O chamado voto útil.  Pois o que se viu nos debates é que, na realidade, o certo para derrotar a chapa um seria a união das outras três chapas.

E´ o que eu penso.  Mais na frente vou verificar como é que andam as votações e poderei dar a minha opinião definitiva.

34 comentários:

Anônimo disse...

A análise está com lógica. É isso mesmo. Os aposentados votam menos que os da ativa. Naopodem desperdiçar seu voto.chapa quatro.

HELENO PINTO NOBRE disse...

MEU NOME . HELENO PINTO NOBRE ; JAMAIS ANÔNIMO ; EX+MATRICULA 3.984.740-3 . JAMAIS ANÔNIMO ; ANONIMATO É : COVARDIA A MEU VER BASEADO NOS COMENTÁRIOS E APOIO DE NOSSOS EXPERIENTES COLEGAS .
VOU ABRIR O MEU VOTO É CHAPA 4 PARA VER SE CONSEGUIMOS AO MENOS MUDAR ALGUMA COISA . A COISA PARA NÓS ANDA EXTREMAMENTE FEIA .
SÓ TOMAMOS NAS COSTAS COM ESTES AUMENTOS DE NOSSOS VENCIMENTOS . E APROVEITANDO VOU DESABAFAR ; ESTAMOS FERRADOS PARA MUITO E MUITO TEMPO INFELIZMENTE

Anônimo disse...

Chapa quatro com certeza.

Adherbal

Anônimo disse...

O PSTU sempre vem sozinho. Mas a AAFBB ? Deveria ter se juntado ao MSU. O quefaltou ?

Anônimo disse...

Chapa quatro. Já votei. Barbada.

Medeiros disse...

Eu também. Chapa quatro. Muito simples e rápido.

Anônimo disse...

Bom dia colegas,

Chapa 4 já recebeu mais um voto.

Agora, se me permitirem um comentário sobre o post anterior, registraram uma matéria onde fala que na gestão arDIDA os empréstimos aumentaram de 300 para 520 bilhões? Será que tudo isso tinha 2% em cima? Socorro !!! Nem sei fazer essa conta. Por favor chamem os UNIVERSITÁRIOS

Anônimo disse...

Novo servidor do Banco do Brasil não terá mais plano de saúde

Os bancários ameaçam entrar de greve após um edital de concurso do Banco do Brasil não prever plano de saúde para os aprovados. O certame foi lançado na semana passada e a ausência do item segue a resolução nº 23, de 18 de janeiro de 2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Foi a primeira repercussão do documento, assinado pelo ministro Dyogo Henrique de Oliveira, que limita o custeio de benefícios de saúde em todas as empresas estatais federais, como o Banco do Brasil. A resolução determina que os editais para processos seletivos dessas empresas “não deverão prever o oferecimento de benefícios de assistência à saúde”.

“Sabemos de colegas que estão indignados com isso e estamos preparando um grande movimento, que pode terminar em paralisação. Estamos em momento de conscientização e mobilização”, diz o diretor do Sindicato dos Bancários do DF, Rafael Zanon. Ele garante que a categoria critica a resolução desde sua publicação e classifica o edital como a materialização da redução de direitos pretendida.

“A gente vai lutar para que os bancos tenham bom senso. Vamos aguardar. Ainda não há negociação, mas eles podem incluir o plano mesmo não estando previsto”, salienta. A questão deve ganhar mais repercussão à medida que outras empresas estatais federais lançarem seus concursos.

Entre as instituições financeiras, isso afeta o Banco Central (BC), Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Casa da Moeda do Brasil (CMB). Entre outros tipos de empresa, a resolução atinge, por exemplo, novos aprovados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e até das universidades federais.

A ideia do Governo era ampliar a contenção de gastos da máquina pública. Em 2016, segundo o Planejamento, o benefício de assistência à saúde de ativos e inativos correspondeu a 8% da folha de pagamento das estatais, um gasto de R$ 9,2 bilhões.

Mesmo sob essa justificativa, Zanon reclama da medida e vê outra agenda por trás da iniciativa. “O plano de saúde do Banco do Brasil é barato, se comparado com outras empresas. Então, não vemos isso como questão de economia, é questão de política mesmo. Essa determinação é do Governo Federal e o Banco não precisa concordar com isso”, reitera. O BB não respondeu sobre a questão até o fechamento.

Conta dividida ao meio

A resolução cria polêmica por vedar às estatais federais o modelo de autogestão por Recursos Humanos. Isso significa que nenhuma delas pode operar o plano por meio de seu setor de RH. Empresas com menos de 20 mil funcionários não poderão oferecer o benefício, tendo de contratar um terceiro para isso ou dar reembolso aos funcionários quando necessário.

As novas regras também preveem que a participação da empresa no custeio do plano nunca poderá exceder o percentual do usuário. Assim, no melhor dos cenários, patrões e empregados dividirão a conta em meio a meio.

Outro artigo controverso estabelece que as estatais não mais pagarão parte da despesas de aposentados com o plano de saúde. Isso afeta apenas quem entrou depois de 18 de janeiro.

Resolução:

Artigos

– Art. 5. Fica vedado à empresa estatal federal participar de operadora de benefício de assistência à saúde na qualidade de mantenedora.
– Art. 14. As empresas estatais federais que ofereçam benefícios de assistência à saúde, na modalidade de autogestão por RH, deverão apresentar, anualmente, ao Comitê de Auditoria acompanhamento gerencial sistemático da contabilidade
– Art. 19. No âmbito de suas atribuições, fica a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais Federais autorizada a editar normas complementares a esta Resolução.

Fonte:http://www.jornaldebrasilia.com.br/economia/novo-servidor-banco-brasil-nao-tera-mais-plano-de-saude/

Anônimo disse...

Votei na quatro

Agenor

Anônimo disse...

Hoje inicia o CINFAABB em Salvador. A chapa 1 e a 3 estão lá com folders e santinhos. Espero que a chapa quatro tenha montado esquema lá na Bahia.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

O doutor como sempre está na linha de frente, batalhando. Não se esconde atrás de computador. Parabéns! Se todos tivessem esse ânimo esse espírito.

Anônimo disse...

Votei vom o Medeiros. Chapa quatro.

Ademar

Anônimo disse...

O Medeiros podia ter dado o chute no balde como deu edepois mandar tudo às favas e ir se divertir. Mas decidiu batalhar até setembro, quando termina seu mandato na Afabb Rs. Obrigado Mestre.

Oscar

Anônimo disse...

Como é que é? Bancários ameaçam entrar em greve porque o edital do concurso do BB não prevê plano de saúde? Mas que bancários são esses? Os que já trabalham no BB ou os que farão concurso? Se forem os que já trabalham, qual é a deles? !Se forem os que farão concurso, querem fazer greve antes de começarem a trabalhar? Não entendo mais nada.

Anônimo disse...

Eu ia votar na três, mas agora vou votar na quatro.

Anônimo disse...

Olha aquém Salvador muita gente que ia votar na três está transferindo seu voto para a quatro porque é a que tem mais chance de Víitoria.

Anônimo disse...

Qualquer quererá a chapa o importante é quero aposentado vote. Compareça no terminal.

Anônimo disse...

Dr Medeiros

Fiquei muito triste. Falei com dois colegas e elesdisseram que não vão votar. Estão desiludidos. Acham que não adianta, quem manda é o banco.

Anônimo disse...

1 de Fevereiro de 2018Notícias FNU / Últimas Notícias0 Comentários
Como foi anunciado pelo governo federal, esta semana (26/1), ao longo dos próximos quatro anos, todas as estatais federais deverão implantar um sistema paritário de contribuição nos seus serviços de assistência à saúde. Isso significa que empresas e funcionários terão de dividir, em partes iguais, os custos com a manutenção dos planos de saúde.
Como é hoje
Atualmente, pelo menos parte das estatais federais paga uma fatia maior que a dos servidores no custeio dos planos.
* As estatais não usam um modelo único de oferta de planos de saúde. Os planos podem ser ofertados por autogestão (quando a estatal gere o plano), por reembolso ou por contratação de plano empresarial no mercado.
Como vai ficar
Continua...

Anônimo disse...

Continuação...
. Servidores e empresas contribuem com 50% cada um para os planos de saúde
. Estatal não pagará mais parte da despesa de servidor aposentado com plano
. Planos de autogestão (geridos pela própria estatal) só para empresas com mais de 20 mil beneficiários
. Estatais com menos de 20 mil adotam sistema de reembolso ou contratação de serviço empresarial
. Editais de contratação de servidores para as estatais não deverão prever mais a oferta de assistência saúde
Aposentados perderão benefício
A resolução também limita a oferta de planos de saúde durante o tempo de vigência do contrato de trabalho.
Continua...

Anônimo disse...

Continuação...
Com isso, as estatais não vão mais pagar parte das despesas dos planos de servidores após a aposentadoria deles. Essa mudança não vale, porém, para quem já adquiriu esse benefício.
A resolução também traz limitações para planos de autogestão, ou seja, planos geridos pela estatal. Só poderão usar essa modalidade empresas com mais de 20 mil beneficiários.
Para as estatais que tiverem menos que 20 mil beneficiários, será necessário alterar a modalidade de prestação de serviço de saúde, por exemplo, pela de reembolso ou a de contratação de serviço de saúde empresarial no mercado.
Outro ponto aprovado prevê que os editais de contratação de servidores para as estatais não deverão prever mais a oferta de assistência saúde. (com informações: G1)

Anônimo disse...

Como foi a votação ontem ? Houve quem teve dificuldade para votar de manhã. É o SISBB funcionou ?

Anônimo disse...

Dizem que o atual diretor candidatos reeleição pela chapam sequer aparece na Cassi. Está no blog do Carvalho. Que coisa !

Anônimo disse...

Esse diretor soando de camiseta vermelha do PT. Às vezes coma estrela. Na chapa propaganda está de camisa vermelha. Que coisa !

Anônimo disse...

A eleição iniciou morna. Pouco interesse dos aposentados. Vamos despertar e votar, gente. Chapa quatro. A única com chance.

jair mario bork disse...

Acabei de votar. Chapa 4, lógico.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

O doutor tinha razão quando fez uma postagem sobre ser idoso ou não. Uma das chapas alega que é a que deve ser eleita porque está formada por gente jovem. Vejam só ! Velho não serve. Será que acham nossos candidatos velhos demais ? Mas que coisa !

Anônimo disse...

É verdade. Está saindo de tudo contra a nossa chapa. Estão com medo.

Anônimo disse...

Ao que parece, devido o volume das baixarias, podemos concluir que a CHAPA 4 está no páreo e o discurso dos sinicalista perdeu a ressonância depois da trapalhada PTralha.

É nóis na fita



CHAPA 4 NAS CABEÇA

Anônimo disse...

Tem gente que não quer votarde brabo. Acham que a nossa divisão em três chapas contra uma foi uma atitude criminosa. Quem foi o responsável, o MSU ou a AAFBB ? O. PSTU também podia ter ficado fora.

Anônimo disse...

GENTE,

NA BOA. VOCÊS JÁ PERCEBERAM QUE AS MESMAS FIGURINHAS CARIMBADAS RODEIAM IGUAL HIENA NA CARNIÇA, AS ELEIÇÕES DAS DUAS CAIXAS?
DOU DESTAQUE AO PESSOAL DOS SINDICATOS. LEMBRAM AQUELES BARBUDOS COM CHINELOS DE COURO, QUE MAIS PARECIAM HIPPIES? VIVIAM A COLOCAR DEFEITO EM TUDO E EM TODOS. POIS É: VIRARAM CLASSE MÉDIA ALTA (E QUE ALTURA).
E O QUE ESSES ELEMENTOS MELHORAM NOSSAS VIDAS? NADA. PELO CONTRÁRIO, FORAM INSTRUMENTOS DE RETIRADA DE CONQUISTAS.

A ESPERANÇA É QUE A PUREZA DAS ÁGUAS DA LAVA JATO OS ALCANCE E DESMASCARE DE UMA VEZ ESSES PARASITAS CHUPA SANGUE.
UM JÁ CAIU E TÁ AMEAÇANDO JOGAR A CACA NA HÉLICE DO AVIÃO. VOCÊS NÃO PERDEM POR ESPERAR ...


E VÃO PEDIR VOTO PARA A VOVOZINHA

Anônimo disse...

Hoje cumpri minha missão dominical: fui ao autoatendimento e votei na chapa 4-Mais União. Talvez não se obtenha sucesso (vade retro), mas não vou deixar o caminho livre para os sinicalistas. Esquecem que os mais idosos normalmente trazem consigo mais experiência e sabedoria. Que o diga o velho guerreiro, Dr. Medeiros.

Outro assunto: em comentário ao presente artigo um(a) colega comentou sobre a perda de direitos pelos aposentados do plano de saúde nas estatais. Os que estão atualmente aposentados, bem como os da ativa, teriam esse direito já garantido. A regra só valeria para os novos contratados/concursados.
Aproveito e peço ao Dr. Medeiros, se possível, a gentileza de confirmar ou não esta assertiva.

Anônimo disse...

Sou aposentado, mas não fico no sofá vendo a banda passar. Já votei neste domingo, chapa 4, se há uma chance,vamos lutar por ela, o jogo só termina quando acaba. Como diz uma certa música: afinal de contas, não tem cabimento, entregar o jogo no primeiro tempo.

Anônimo disse...

Ser velho;

Li num desses blog da vida, uma pessoa idosa se desmerecendo e dizendo que votará na chapa x porque as pessoas são jovens. Faixa de 50 anos. Salvo melhor juízo é a idade do amigo de Valdirene. Ser jovem significa, entre outras coisas, falta de experiencia.

Um excelente exemplo é o nosso jovem Dr. Medeiros. Será que os garotos terão a coragem para bater de frente com os vícios do sistema? Terão coragem?
Sinceramente eu não entendo bem esse nosso colega. Ele não sabe se vai ou se fica. Tece altos elogios a integrantes de associações que não sabemos ao certo de que lado estão. Será tão inocente assim? Porque eu sinceramente não consigo imaginá-lo desonesto. Deve se impressionar pelo canto da sereia

Medeiros, Faraco, Ruy Brito, Aristóphanes, Edgardo e mais alguns outros, não se fabricam mais. Utopicamente, dessem autonomia total a essas figuras na Cassi e na Previ os problemas seriam resolvidos para sempre.

#panela velha é que faz comida boa