IDOSO, EU. ?

sexta-feira, 2 de março de 2018

Acertaram, com certeza ,  sou idoso. Tenho 79 anos. Sou oficialmente e biologicamente um idoso. Mas não sou velho.


Se instalou uma polêmica interessante a meu respeito paralela ao episódio da renúncia. Corajoso ou covarde ?  Idoso ou velho ?  


Talvez a frase mais emblemática, vinda dos adversários e infiltrados,  tenham sido estas: tem que ir pra casa cuidar dos netos. Já está passado. É carta fora do baralho.

Acho que esse julgamento é um tipo de discriminação que acomete não só a mim mas também outros colegas que         estão na minha faixa de idade e desempenham atividades profissionais ou comunitárias fora de casa.

Todos sabem a diferença entre o idoso e o velho. A literatura  está repleta de matéria a respeito. O velho é um desanimado. O idoso é ativo. O velho não tem aspirações. O idoso tem projetos e metas. A principal diferença, porém, está nos sonhos. O idoso sonha com coisas boas. Tem sonhos construtivos. É otimista. O velho só crítica, é rabugento, reclama de tudo. O idoso brinca. Tem fantasias. Adora a Disney, como mostra a foto abaixo. A foto acima é da semana passada na praia de Atlântida.

Eu tenho projetos bem definidos e alguns sonhos. No mínimo até setembro deste ano, que é quando termina meu mandato na Afabb Rs, que não pretendo renunciar, pois agora poderei exerce lo na sua plenitude.

Mas para falar bem a verdade no meio do caminho tem uma pedra. A crise dos oitenta. Já ouviram falar ?  Se fala muito na crise dos quarenta, mas pouco na dos oitenta, talvez porque poucos chegavam nessa idade provecta antigamente. Em maio eu faço oitenta anos. E ainda não consegui lidar bem com essa nova etapa. Que surpresa vai saltar do bolo de aniversário que vou ganhar ? 

De uma coisa tenho certeza, é a idade com dor. Uma das decisões de início de ano que tomei é a de fazer uma tatuagem. Um dos meus sonhos será realizado. O desenho escolhido foi de um pássaro. Será um condor.

Enquanto aguardo os oitenta vou tratando de me energizar. A praia me faz bem. Nada como o sol e o mar para mim. Tenho que ir a Punta del Leste no Uruguai, que considero um extraordinário polo energético. Volto sempre renovado de lá e com mais uns pilas no bolso que ganho no Cassino.  Estou pensando de ir, mas a distância rodoviária já começa a me amedrontar, o que antes eu nem cogitava.

Então é isso. Acho que enquanto eu vibrar com vitórias juridicas, com o sorriso de pessoas agradecidas por terem sido ajudadas, com projetos bem sucedidos, com manifestações de carinho e de amizade, com a inocência das crianças, a beleza das gurias, o esplendor dos jovens, os gols do Internacional,  eu não serei velho, serei apenas um idoso disfarçado e até muitas vezes não reconhecido como tal, pois minha aparência parece que engana.

Adorei aquela atendente da farmácia para quem pedi desconto no preço para idoso e ela gritou bem alto:  Idoso ?  Cadê o idoso ?  Cadê o idoso ?

E´um post leve de fim de semana. Ótimo findi para vocês. A semana que vem será dura. Vamos que vamos.

24 comentários:

Anônimo disse...

A foto recente diz tudo. Não vejo velho nenhum. Cadê ?

Anônimo disse...

Eu vejo um gatão de meia idade que não é de botar fora.

Anônimo disse...

Velho é a ..... Está inteiraco. Aí meu Deus. Aí meu Deus. Adoro.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

Que bom vê ló bem humorado, fazendo graça dos maldosos, mostrando que não ficou nem um pouquinho abalado com a péssima reação deles. Aliás só pode ficar contente, porque a carta resposta foi infeliz oportunizando uma réplica irrefutável. Mostra que você não fica rançando. Toca a vida pra frente. Gosta de brincar. Enfrenta situações com bravura. Recarrega as energias no que tem de melhor, o mar e o sol. Vamos que vamos, mestre. Sei que temos embates sérios pela frente. Os números a serem analisados.

Anônimo disse...

Muito bons os comentários da postagem anterior sobre Cassi e ouro vida.

Ademir

Anônimo disse...

Em que lugar do corpo vai ser a tatuagem, doutor ? Faz ela bem colorida, asas abertas. Vamos amar.

Anônimo disse...

Esse doutor Medeiros tem cada uma. Tatuagem de condor. Só ele .

Anônimo disse...

Amei o post. Leve. O blog voltou. Mas semana que vem queria que o doutor abordasse o ÉS 240 x 240. Ok ?

Adaí Rosembak disse...

Meu caro Medeiros,

Admiro você imensamente.
Um idoso arrojado, raçudo, desafiador, inovador.
Provocou e continua a provocar um reboliço imenso com seu artigo explosivo.
Não conheço nenhum qume tenha a coragem de escrever o que você escreveu.
Certo ou errado, concordemos ou não, você sacode as estruturas.
De velho você não tem nada.
Vá em frente.

Abração deste amigo

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Esse doutor Medeiros é impagável. Ri de sua própria idade, mas sabemos que os anos passam e ele acumula sabedoria, fazendo o bem aos menos favorecidos e enfrentando de cabeça erguida os que se intitulam de "poderosos". Longa vida e muita saúde para os desafios que ainda, com certeza, irá se defrontar.

Anônimo disse...



Bonitão; mais parecido com Clark Gable nos bons tempos.

Vamos que vamos.

Saude e paz.

Anônimo disse...

Uma vez noconselho fiscal apareceu o gerente da Previ Macario e fez uma proposta para que só fossem selecionados para conselheiros de empresas participadas pessoas com mais de sessenta ecinco anos. A alegação é de que um conselheiro tinha dormido numa reunião. Perguntou a idade do Medeiros. Sessenta e sete anos. Perguntou se dormia nas reuniões. Não, não dormia. Nem podia, porque presidia. Aí um conselheiro indicado pelo Banco com 47anos se acusou. Ele dormia. A proposta caiu. Tem idoso esperto.

Anônimo disse...

Entendi o post do dr Medeiros. Tentaram desqualificar a sua renúncia. Ele saiu porque estava velho. Já não consegue acompanhar as reuniões. É se assusta com qualquercoisa. O Medeiros está tentando provar que está inteiro e com o juízo perfeito.

Anônimo disse...

Inteiraço. Bem demais. Estive com ele na Afabb Rs. Depois fomos tomar um chopp. Varios.

Adherbal

Anônimo disse...

A ida do Medeiros a Punta é sagrada. Volta novo. Graças ao entrecosto uruguaio e acerveja Pilsen de litro que ele não dispensa. Ele me contou. Mas está receoso depois que o colega Cottens morreu lá num hotel. Supersticioso. Vamos Medeirão.

Anônimo disse...

Um post leve mas que trata de um problema sério que nos preocupa, o envelhecimento. Hoje São muitos colegas nessa situação. Os octogenários já formam um contingente numeroso.

Anônimo disse...

Dr Medeiros

O principal nesta idade é ter saúde. O resto a gente dá um jeito. Vá em frente.

Anônimo disse...

Odiei o nome octogenário. Parece um ser primitivo, um dinossauro.

Anônimo disse...

A vida é bela, doutor. O importante, como falou o colega, e desfrutar de saúde e ter uma grana guardada.

Anônimo disse...

Entre agrada e a saúde, prefiro a saúde. Daí a relevância de nossa Cassi. Temos que lutar por ela.

Adroaldo.

Anônimo disse...

Dr,

Chegar aos oitenta é uma benção, umagloria, um sinal de sobrevivência, um presente do Criador.

Anônimo disse...

Doutor,

O senhor chega aos oitenta inteiro e vitorioso. Homem realizado. Recém deu uma lição de coragem, e assim como no episódio do Sérgio Rosa, sai com um sabor de vitória, pois sua réplica não teve contestação. Nem poderia. É ainda ficou credor de um pedido de desculpas. Então dê graças a Deus, e toque pra frente. Siga os rumos de seu próprio coração.

De um colega e admirador alegretense

Fernando

Anônimo disse...

Pedido de desculpas ? Não acho que um pedido de desculpas vá resolver tudo que o Dr. Medeiros passou quando estava como suplente, poderia ter sido durante o mandato quando ele estava lá e quando se aperceberam do que estava fazendo, o fato de ter precisado ter feito o que fez para receber a cópia do TAC passou das raias do absurdo. Não meu amigo, desculpas pelo que fizeram lá só se fosse reconhecimento de culpa com auto exoneração, isso não deve e nem pode ficar sem ação judicial e inquérito para apurar o que aconteceu com as devidas punições judiciais e reparos morais.

Anônimo disse...

Dr. Super Medeiros,

Só não vale tatuar Delib kkkk
Você é um garotão experiente, capaz, audaz (corajoso e arrojado) e isso dá na jugular dos cabra. Juntando 10 deles não forma a metade de um Medeiros. Isso é humilhante demais para quem é pago a peso de ouro. Tu fala e prova que não trabalham com a verdade e eles, os cabra, ficam igual siri na lata.
A humanidade evoluiu porque nos momentos cruciais da história, os menos experientes se aconselhavam com os mais experientes. A interrupção dessa prática provavelmente resultará na ruína.
Espero que eles, os cabra, corrijam o curso em rota de colisão.
Finalmente, tá dando no saco essa rasgação de seda com umas figurinhas carimbadas, candidatas profissionais a qualquer coisa de Caixa do guloso.
A exceção de uma delas, não li uma vírgula sequer a respeito do episódio recente que comprovou quem fala a verdade e quem mente.
Em tempos de funk, dó ré mi pode ganhar um festival de música ...