AGORA É COM VOCÊ, VOTE NA UM

sexta-feira, 20 de abril de 2018

O ativista norte americano Martin Luther King falou que o que devia nos preocupar não era o grito dos maus mas o silêncio dos inocentes. Uma frase célebre e constantemente repetida nas redes sociais.


A mim sempre me preocupou o silêncio dos covardes, o silêncio daqueles que, tendo alguma coisa relevante para revelar, se calam, por não terem coragem de enfrentar as consequências ou para não deixarem a zona de conforto.

Como advogado militante assisti muitas situações dessas. Testemunhas de fatos comprometedores sem coragem de depor e revelar a verdade. Inocentes pagaram por isso. Fraudes ou agressões não denunciadas por medo.  Respostas a acusações ou humilhações caladas por covardia.




Não consigo imaginar como essas pessoas que guardam segredos importantes, que poderiam beneficiar a comunidade de que participam, conseguem caminhar de cabeça erguida e dormir de noite. Não sentem remorso, não guardam sentimentos de frustração, não sofrem dores de consciência.  Por acaso o dinheiro aplaca tudo isso ?  O poder vale a pena ? As vantagens adormecem seus princípios?

Faço essa reflexão porque me deparei com um excelente artigo na Zero Hora do médico J. J. Camargo, onde ele escreve sobre o risco de ter opinião, concluindo que sempre que deixamos de dizer o que precisava ser dito, encolhemos. Cita a frase do cartunista argentino Quino: - para onde vão nossos silêncios quando deixamos de dizer o que sentimos ?  Lamenta quando, por medo ou falta de coragem, não somos capazes de dizer o que tinha que ser dito.


Essas considerações me confortam por ter feito a  carta renúncia onde extravasei as inquietudes e revelei alguns fatos que me preocupavam, como por exemplo , as irregularidades do jurídico sem responsabilização e a constituicao irregular do comitê de auditoria, questões que continuam em aberto, sem uma resposta ou justificativa convincentes, e mencionei tudo aquilo que eu achava que tinha que ser dito sobre a falta de transparência na Previ, defeitos na comunicação, falhas na governança corporativa, remuneração variável, ganância do BB  e outros temas.

Os argumentos do dr Camargo , mais uma vez, somado aos apoios que recebi, me convenceram e me deram a convicção de que agi acertado.

O silêncio é atitude de covardia. Não faz o meu gênero. Há riscos, sim, em se manifestar e ter opinião, mas não podia me encolher, tinha que dizer o que foi dito, e isso só foi possível com o ato de renúncia. Eu não fugi, como alguns tentaram me acusar. Ao contrário, eu fui para o enfrentamento, dei a cara ao tapa, saí  da zona de conforto. Por isso,  estou em paz comigo. Não silenciei. Não me acovardei. Ando de cabeça erguida e sou respeitado pelos meus colegas e amigos.

Voto na chapa UM,  MAIS UNIÃO,  coerente com as ideias e princípios que defendi na minha carta renúncia. Eu fiz a minha parte,  agora é com você .

Vote Chapa UM na cabeça.


15 comentários:

Anônimo disse...

Congratulações , Dr.Medeiros, pelo post e pelo voto. Estamos juntos, eu também votei Chapa 1.

Paulo César Fernandes

ricardo o.c. albuquerque disse...

Medeiros,
Parabéns. Chapa 1 na cabeça. ricardo

Anônimo disse...

Dignatário Doutor José Bernardo de Medeiros Neto,


Com imensa satisfação e orgulho votei na Chapa 1, pela sua indicação e a do Professor Ari Zanella.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Maurício Viviani disse...

Parabéns Dr. Medeiros. Já cravei chapa 1.

Aristophanes disse...

Amigo Medeiros.
Não sei qual o vinho que tanto lhe potencializou a inspiração. Uvas da Serra Gaucha ou - quem sabe - das vinícolas do Velho Chico?!
Sejam de onde forem, sua lição de coragem é memorável e exemplar, para a celebração do Tiradentes.
Abraço cordial. Aristophanes.

A.C.BLEINROTH disse...

Prezado Dr. Medeiros

Belo texto, realmente nossos silêncios só servem de cantiga de ninar para os malfeitores. De peito aberto e voz alta posso dizer que lutei.... Chapa 1

Ari Zanella disse...

Parabéns nobre Dr. Medeiros,

Texto conciso, claro, com destino certo. Estou certo que desde que o tenho como mestre e amigo tenho me pautado por seus sábios ensinamentos. Às vezes me precipito mas sou mesmo "esquentadinho". Nada obstante, no silêncio da noite, na hora da reflexão, suas palavras se vertem como bálsamo aos nossos incômodos do cotidiano.
Tenho muito orgulho de pertencer à tua vertente de conhecimentos que nos confortam nas horas mais áridas. Bom gaúcho de Uruguaiana o mestre é como setas na encruzilhada: Sempre nos mostrando o caminho mais sensato.
Que o Eterno possa sempre te iluminar e abençoar!

Anônimo disse...

Concordo totalmente com o Dr. Medeiros, o silêncio dos inocentes : Cita a frase do cartunista argentino Quino: - para onde vão nossos silêncios quando deixamos de dizer o que sentimos ? Lamenta quando, por medo ou falta de coragem, não somos capazes de dizer o que tinha que ser dito.

Anônimo disse...

Vamos sonhar porque tudo é possível:
Imaginemos que 71,98% do número de votantes de aposentados e pensionistas (117.173) apertassem o botãozinho na chapa 1, teríamos 84.341 votos, superando o total de votantes da ativa (84.336).
Vamos levantar do sofá.
Aproveitem sábado e domingo e dirijam a um TAA!!!
Quem não utilizar o seu poder de escolha através do voto não deve, posteriormente, postar lamentações sobre o resultado.
Trata-se, apenas, de uma provocação para que todos exerçam o direito do voto.

Anônimo disse...

Mais um belo e inquestionável texto.Estranhando muito a ausência de comentários , pelo menos até o momento em que posto, e torcendo muito pela chapa 1, fico na expectativa da nossa vitória.

Paulo César Fernandes

Anônimo disse...

Direto de Divinópolis (MG) mais um voto para a chapa UM

caos e ordem disse...

Com todo respeito ao preclaro e ilustre Dr. Aristophanes, penso que o Medeirão não precisa de qualquer vinho para inspiração do que escreveu. Já é de sua natureza escrever brilhantes posts, como foi êste.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros o Justo,

Numa insanidade desmedida, um cidadão desconhecido (famoso quem? )resolve chama-lo de mentiroso? Tamanho disparate só comparável com a fala irresponsável de parlamentar brasileiro na TV Al Jazeera.
Beberam? Comeram manga com leite?
Nessa toada tentarão revogar até a Lei da Gravidade

Perderam totalmente a noção. Tentativa desastrosa de desacreditar um homem honrado com uma biografia irretocável

CHAPA 1 será vitoriosa

Aristophanes disse...

Prezado "Caos e ordem"(Que paradoxo enigmático?!).
Ele pode até não precisar. Mas, que o vinho solta, solta! In vino veritas...já diziam os Romanos.
Abraço cordial. Aristophanes.

Humberto Stumpf disse...

Prezado Medeiros: aqui em Caxias do Sul está sendo expressivo o apoio de Aposentados e Pensionistas a favor da Chapa 1- Mais União.
Estão sendo feitos contatos atraves da Confraria BB, com mais de 120 participantes, por watts, e-mail e mala direta, sempre com ótima receptividade.
Notamos também o desespero de outros concorrentes, seja através de mensagens difamatórias contra algum membro da Chapa 1 e também através de mensagens SMS e watts app.
Não sei como eles conseguem os nossos números de telefone, pois recebi um watts semana passada, pena que o tenha deletado, sem divulgar nas redes o número de origem da mensagem. Certamente, o desespero deles é enorme, pois estão sentindo a proximidade da derrota e da perda de muitos cargos e boquinhas, muito bem remuneradas por sinal.
Um abraço e vamos que vamos